Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes
Five Nights at Freddy's: Olhos de Prata (PT)
Five Nights at Freddy's: Olhos Prateados (BR)
Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes
Capa da primeira edição
Autor(es) Scott Cawthon
Kira Breed-Wrisley
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Terror
Mistério
Série Five Nights at Freddy's
Editora CreateSpace (Kindle)
Scholastic (Paperback)
Lançamento 17 de dezembro de 2015 (Kindle)
27 de setembro de 2016 (Paperback)
Páginas 466 (Kindle)
400 (Paperback)
ISBN 978-1338134377
Edição portuguesa
Tradução Glenda D'Oliveira
Editora Editorial Presença
Lançamento Novembro de 2020
Páginas 304
Edição brasileira
Tradução Glenda D'Oliveira
Editora Intrínseca
Lançamento 7 de março de 2017
Páginas 368
ISBN 978-8551001462
Cronologia
Five Nights at Freddy's: The Twisted Ones

Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes (Brasil: Five Nights at Freddy's: Os Olhos Prateados ) (Portugal: Five Nights at Freddy's: Olhos de Prata) é um romance de mistério e terror escrito por Scott Cawthon e Kira Geibe da Kevin Anderson & Associates.[1] Lançado em 2015, o livro é baseado na série de jogos eletrônicos de terror Five Nights at Freddy's, e é considerado por Cawthon como uma re-imaginação dos eventos que ocorreram nos jogos da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dez anos após os terríveis assassinatos na Freddy Fazbear's Pizza que destruíram sua cidade, Charlie, cujo pai era dono do restaurante, e seus amigos de infância se reencontram no aniversário da tragédia e se encontram na velha pizzaria que havia sido trancada e abandonada por anos. Depois que descobrem uma maneira de entrar, eles percebem que as coisas não são mais como antes. Os quatro mascotes animatrônicos de tamanho adulto que antes entretinham os clientes mudaram. Eles agora têm um segredo obscuro... e uma agenda assassina.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 1995, Charlie, uma adolescente de 17 anos, retorna à sua casa de infância em Hurricane, no estado de Utah, para celebrar o lançamento da bolsa de estudos de um amigo de sua escola, Michael Brooks, que desapareceu há dez anos. Ela se reúne com seus amigos de infância Jessica, John, Carlton, Lamar e Marla e todos decidem revisitar o local onde Michael morreu: a Freddy Fazbear's Pizza, um restaurante familiar que o pai de Charlie já possuía. Um shopping center incompleto foi construído no lugar do restaurante, mas após uma investigação mais aprofundada, os amigos descobrem que o restaurante está dentro do shopping, sendo que o estabelecimento foi construído em torno dele. Invadindo, eles exploram o restaurante abandonado e descobrem que seus personagens animatrônicos de mascotes - Freddy Fazbear, Bonnie o Coelho e Chica a Galinha, todos construídos pelo pai de Charlie - foram deixados para trás.

No dia seguinte, Charlie e seus amigos participam da cerimônia de lançamento da bolsa em sua antiga escola, onde os pais de Michael falam sobre ele. Depois disso, John confessa a Charlie que ele se lembra de ter visto uma pessoa estranha com um traje amarelo de Freddy na Freddy Fazbear's Pizza no dia da morte de Michael, e agora ele suspeita que essa pessoa era o assassino de Michael. Naquela noite, Charlie, Jessica, John e Carlton retornam ao restaurante, acompanhados por seus amigos Lamar, Marla e seu irmão de 11 anos, Jason. Eles descobrem um painel de controle ainda em funcionamento fazendo com que os robôs se movimentem, e Charlie encontra um quarto robô - Foxy a Raposa Pirata - que corta seu braço com seu gancho. Na manhã seguinte, Charlie diz a John que antes de se mudar para Hurricane seu pai possuía outro restaurante chamado Fredbear's Family Diner, que apresentava dois robôs em execução, as versões amareladas de Freddy Fazbear e Bonnie o Coelho.

John leva Charlie ao restaurante abandonado em New Harmony, e ela se lembra do dia em que seu irmão Sammy foi sequestrado por alguém em uma fantasia de Bonnie, o que levou ao fechamento do restaurante e ao divórcio dos pais de Charlie. Ela suspeita que o sequestro de Sammy e o assassinato de Michael estão relacionados. Naquela noite, os amigos vão novamente a Freddy Fazbear's Pizza, mas são pegos pelo guarda de segurança do shopping, Dave, que ameaça chamar a polícia. Charlie convence Dave para explorar o restaurante junto com eles, e ele aceita. Dentro do recinto, os amigos brincam com o velho painel de controle, e, enquanto eles estão distraídos, Dave recupera um traje amarelo de Bonnie de dentro de um armário e sequestra Carlton, com Jason testemunhando o ato. Os amigos fogem do restaurante em busca do policial Dunn, entretanto eles descobrem que a porta do restaurante foi acorrentada enquanto estavam fora. O chefe de polícia Clay Burke - o pai de Carlton - não acredita em sua história, e presume que Carlton está pregando uma peça neles. Posteriormente, Charlie fala com John a respeito de seu pai; Ele fechou o restaurante e suicidou-se depois que Michael foi assassinado, levando muitas pessoas na cidade a suspeitar que ele era o assassino.

O oficial Dunn retorna ao shopping no dia seguinte para procurar o restaurante, mas é atacado e morto por Dave. Charlie e John vão a uma biblioteca para pesquisar a história da Fredbear's Family Diner e encontram um artigo de jornal sobre o sequestro de Sammy com uma fotografia de Dave, que o jornal identifica como co-proprietário do restaurante. No local em questão, Dave prende Carlton dentro de um dos trajes, e explica que alguns deles podem se converter em robôs através de uma série de mecanismos carregados com molas chamados "spring-locks". Se essas tal mecanismo for acionado enquanto alguém está vestindo o traje, os componentes de metal esmagam o usuário até a morte. A verdadeira identidade de Dave é William Afton; O co-proprietário de ambos os restaurantes. Ele demostra ser um psicopata perturbado responsável pelas mortes de Sammy, Michael e de outras quatro crianças.

Jason foge, pretendendo resgatar Carlton, enquanto Charlie, John, Lamar, Jessica e Marla invadem o restaurante para encontrá-lo. Uma vez que encontra Carlton, Charlie desativa as spring locks liberando-o do traje. Quando eles estão tentando encontrar uma saída, os quatro robôs ganham vida e começam a persegui-los através do restaurante. William revela que os robôs são possuídos pelos fantasmas vingativos de suas vítimas, e se gaba de que eles vão caçar e matar qualquer intruso. O grupo tenta se esconder em uma sala de festas, mas os quatro robôs os encurralam. No entanto, eles são interrompidos pela chegada de um quinto robô, o Freddy amarelo da Fredbear's Family Diner, que Charlie percebe ser possuído pelo fantasma de Michael. O Freddy amarelo permite que eles partam, e o Chefe Burke chega para procurar o ausente oficial Dunn. William ataca o traje do Bonnie amarelo, mas Charlie ativa suas spring locks, matando-o. Enquanto os robôs arrastam o cadáver de William, o Chefe Burke escolta todos para fora do shopping. Os amigos seguem caminhos separados e, antes de deixar Hurricane, Charlie visita o túmulo de seu pai, lembrando-se de um dia feliz que teve com ele quando era criança.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

No dia 11 de dezembro de 2015, Scott Cawthon publicou um teaser em seu site que anunciava seu próprio romance que, até então, não tinha título definido. Segundo ele, o romance foi escrito "ao lado de um escritor profissional nos últimos dez meses" e que "expandia os mitos", revelando "um elemento humano nunca antes visto nos jogos". No dia 15 de dezembro de 2015, Cawthon revelou o título do livro.[2] A previsão era de que o livro estivesse disponível para o Amazon Kindle em 22 de dezembro de 2015, mas devido a um erro no sistema da Amazon, acabou sendo lançado antecipadamente no dia 17 de dezembro de 2015. O romance foi lançado nas livrarias em formato paperback no dia 27 de setembro de 2016.[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Depois de receber alguns comentários negativos dos fãs, com alegações de que as informações do livro não condizem com a dos jogos, Cawthon respondeu que:

Os jogos e os livros devem ser considerados como continuidades separadas, mesmo se eles compartilhem muitos elementos semelhantes. Então sim, o livro é canônico, da mesma forma que os jogos são. Mas isso não significa que eles são destinados a se encaixarem como duas peças de quebra-cabeça. [...] O livro é uma re-imaginação de Five Nights at Freddy's, e se você entrar nisso com essa mentalidade, acho que você vai realmente apreciá-lo.

Scott Cawthon

O livro passou quatro semanas na primeira posição da lista do dos mais vendidos pelo The New York Times em literatura de ficção para jovens adultos.[4]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: The Twisted Ones é o próximo segundo romance escrito por Cawthon e Breed-Wrisley. Ambas edições digitais e de bolso foram lançadas em 27 de junho de 2017.[5] O livro é uma continuação direta de The Silver Eyes, sendo definido cerca de um ano após os eventos de seu antecessor. Foi descoberto por um usuário Reddit em uma postagem onde afirmou que tinha encontrado um novo romance de FNaF, mas não sabia se era legítimo.[6] Logo depois, a veracidade do romance foi confirmado pelo próprio Cawthon.

Referências

  1. «Meet the Team - Ghostwriting, Editing, and Publishing Services». ka-writing.com (em inglês). Consultado em 28 de março de 2017 
  2. «The Next 'Five Nights at Freddy's' Will be...a Novel Called 'Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes'?». TouchArcade. 15 de dezembro de 2015. Consultado em 28 de março de 2017 
  3. «Five Nights at Freddy's novel hits stores next year (update)». Polygon. 14 de dezembro de 2015. Consultado em 28 de março de 2017 
  4. «Young Adult Paperback Books - Best Sellers - The New York Times». Consultado em 28 de março de 2017 
  5. Cawthon, Scott; Breed-Wrisley, Kira (27 de junho de 2017). Five Nights at Freddy's: The Twisted Ones (em English). S.l.: Scholastic Inc. ISBN 9781338139303 
  6. «So, IDK if anyone posted this yet, but I think I found the new novel that's coming out. Five Nights at Freddy's: The Twisted Ones. Don't know if it's real or not. • r/fivenightsatfreddys». reddit. Consultado em 28 de março de 2017