Five Nights at Freddy's: Sister Location

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Five Nights at Freddy's Sister Location (FNAF)
Designer(s) Scott Cawthon
Motor ClickTeam Fusion 2.5
Plataforma(s) Microsoft Windows
Android
iOS
Lançamento Microsoft Windows
  • AN 7 de outubro de 2016

Android
  • AN 22 de dezembro de 2016

IOS
  • AN 3 de janeiro de 2017
Gênero(s) Survival horror, Point-and-Click
Modos de jogo Single-player
FNaF World
Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator

Five Nights at Freddy's: Sister Location é um jogo eletrônico independente de survival horror em point-and-click criado por Scott Cawthon e publicado em 7 de outubro de 2016 na Steam. É o quinto jogo da série Five Nights at Freddy's. A versão para o Android foi lançada em 22 de dezembro de 2016 e para o IOS em 3 de janeiro de 2017.

O jogo se distingue-se das mecânicas e narrativas dos jogos anteriores da série, oferecendo o acesso à qualquer área do jogo, cada uma com seu próprio objetivo a ser realizado. Ao longo do jogo, o jogador interage com um novo elenco de personagens animatrônicos, agora liderados pela novata Circus Baby. O jogo também é o segundo da série (sem contar com quase todos os outros jogos, em que Scott Cawthon dublou os "Phone Guys/Phone Dude") a conter dubladores interpretando os personagens desde FNaF World.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A maior parte da jogabilidade em Sister Location é diferente da sobrevivência aspecto dos jogos anteriores. Em vez de permanecer em um lugar e impedindo que os animatrônicos antagonistas de atacar, o jogador deve passar de sala em sala, a fim de cumprir uma série de objetivos que mudam durante cada uma das cinco noites. Por exemplo, a segunda noite exige que o jogador passe por um auditório escuro e reinicie um grupo de disjuntores, enquanto que para a quarta noite, o jogador é colocado dentro de um traje e deve manter suas mola fechadas enquanto sacode as Minireenas que o escalam.

Como em Five Nights at Freddy's 2, quando um jogo termina, pode ser dada uma oportunidade de jogar um mini game em 8 bits, no qual Baby deve dar cupcakes para as crianças e, em seguida, trazer um sorvete a uma menina que aparece no lugar de onde começou o mini game, que acaba sendo capturada no final. Completando-o, este concede acesso a um nível secreto durante a quinta noite, uma quase recriação do jogo original Five Nights at Freddy's. Aqui, o jogador permanece em um escritório de segurança e deve se defender de um animatrônico híbrido chamado "Ennard", assistindo às câmeras de vigilância e fechando as portas, todas as quais consomem uma fonte limitada.

Completando todas as cinco noites, o jogador vai desbloquear uma galeria de recursos extras: imagens e modelos esquematizados dos animatrônicos do jogo. Seu making-of possui um mapa das instalações e acesso automático ao mini game da Baby. A partir da atualização de 1 de dezembro de 2016, ao completar todas as noites será desbloqueado o modo Custom Night não-canônico, que é definido em uma versão modificada da sala secreta da quinta noite. O jogador pode escolher entre vários modos e configurações de dificuldade, enfrentando novos animatrônicos, e deve conservar tanto os sistemas de energia quanto os suprimentos de oxigênio, a fim de sobreviver. Completar estes modos permite ao jogador ver uma série de cutscenes que foram declarados como parte do cânone da série; todos exceto a última cena estão em resolução de 8 bits.

Um sistema de realização existe na forma de quatro estrelas, obtido desbloqueando ambos os finais do jogo, completando o mini game de Baby e completando o modo mais difícil na noite personalizada.

História[editar | editar código-fonte]

O personagem do jogador, chamado Michael Afton , erradamente referido "Eggs Bennedict" pela IA Hand Unit, é um novo funcionário do Circus Baby's Entertainment & Rental, uma empresa que foi aberta recentemente, apresentando animatrônicos que são alugados para festas infantis de aniversário; eles foram originalmente destinados para o uso em uma pizzaria chamada Circus Baby's Pizza World, mas a pizzaria havia sido fechada pouco antes de sua inauguração devido à "vazamentos de gás". Ambas as empresas são propriedade de um determinado britânico chamado Mr. Afton (William Afton). Também está implícito no código fonte de teasers para o jogo que ambos os locais fazem parte de uma empresa de robótica que vai pelo nome de "Afton Robotics". Michael é instruído por Hand Unit para assistir e "motivar" os animatrônicos com um botão que permite eletrocutá-los, para que possam ser usados durante o dia. Ele também é guiado pela voz de Baby , o principal animatrônico do Circus Baby's Pizza World, que dá instruções as vezes contraditórias às de Hand Unit. As instruções de Baby ajudam Michael a se defender dos animatrônicos hostis: a bailarina Ballora e seus minions conhecidos como Minireenas, Baby e seus minions conhecidos como Bidybabs, além das versões Funtime de Freddy Fazbear e Foxy. É explícito através dos monólogos durante o jogo, assim como no final do mini game em 8 bits, que Baby engoliu a filha do Mr. Afton.

Entre as noites, a voz de uma criança, que no caso é filha do Mr. Afton, é ouvida, perguntando ao pai se ela pode ir brincar com a Circus Baby. Essa voz é mais aprofundada durante a terceira noite do jogo, que diz que a menina foi contra os desejos de seu pai.

À medida que a semana passa, os animatrônicos são levados para a sala de partes e serviços , um por um devido a um mau funcionamento aparente. No final da terceira noite, Circus Baby revela que ela está sequestrando Michael, e na quarta noite, o esconde em um terno fechado de mola em uma sala chamada Scooping Room, onde os animatrônicos são desmontados à força por uma máquina. Após Circus Baby dar as instruções para Michael sobreviver à quarta noite, ele observa Ballora ser desmontada antes de sua fantasia ser aberta. Na noite final, dois técnicos enviados para consertarem os animatrônicos são encontrados enforcados nos auditórios de Ballora e Funtime Foxy. Depois de chegar à sala de partes e serviços, Michael é informado por Baby que deve levá-la para a sala de desmonte. De lá, Mike pode ouvir as instruções de Baby e obter o final real, ou desviar-se para a "sala privada" escondida e entrar no final alternativo depois de completar um mini game, onde o jogador precisa passar por uma missão de sobrevivência muito parecida com a jogabilidade do primeiro jogo da franquia.

No final normal, depois de entrar na sala de desmonte, Circus Baby, que agora é a consciência de Ennard (um animatrônico formado a partir dos outros animatrônicos), revela que ela e os outros animatrônicos têm tentado escapar do complexo, mas sem um humano, são incapazes de sair do estabelecimento. No entanto, agora que eles encontraram um humano simpático ou seja, Michael, eles se fundiram em Ennard para tomar seu corpo. Ennard, em seguida, prende Michael dentro da sala de desmonte e usa a máquina para desmembrá-lo e tomar seu corpo. A cena final do jogo mostra Ennard no espelho enquanto habitava o corpo de Michael.

No final alternativo, depois de sairmos da sala de partes e serviços e passarmos do lado direito do Auditório Funtime, entramos em uma sala restrita bem parecida com o escritório de FNAF 1, era ali em que Mr. Afton (pai de Michael e Elizabeth) monitorava a criança de FNAF 4, pois caso seja digitado no teclado o código 1983, aparecerá na Televisão 3 cantos do quarto de FNAF 4: Corredor, a cama da criança e o armário do quarto, o que pode significar que a criança seja irmão de Michael e Elizabeth. Ainda meia noite, Ennard ( Agora com Circus Baby) tenta atacar o jogador, além de interagir com ele: Pedindo para deixá-la entrar dentro do escritório. Após as 6:00 AM, Michael consegue escapar do estabelecimento, e antes de sair, Ennard fala que vai achar um jeito de sair da sala. Michael é demitido (Por entrar em um local restrito) e volta para casa, onde assiste o final da temporada da série animada The Immortal and the Restless (cujos episódios anteriores são mostrados no meio das noites e cujo enredo satiriza a franquia). Depois que o programa termina, no entanto, Ennard aparece na sala e lentamente avança na direção de Michael. Foi confirmado que este final não faz parte da história.

Completando os vários modos da Custom Night na dificuldade mais alta, desbloqueia-se um conjunto de cenas de 8 bits canônicas. Estas cenas mostram Ennard andando pelo quarteirão disfarçado na pele de Michael - aparecendo normalmente no início, mas gradualmente deteriorando-se de uma cena para a seguinte. Os vizinhos inicialmente acenam para ele, mas depois se tornam preocupados e escondem-se enquanto a aparência externa de Michael piora. Na última dessas cenas, Michael se torna completamente roxo, vomita Ennard no esgoto e cai morto no chão, presumivelmente devido à falta de entranhas. No entanto, ele se levanta de novo, como Ennard (Baby) diz repetidamente: "Você não vai morrer".

A cutscene que segue o modo mais difícil é renderizada na mesma resolução que o próprio jogo. Esta cena descreve os destroços queimados da atração Fazbear's Fright do terceiro jogo da franquia e é acompanhada por uma narração de Mike, dirigida a seu pai. Ele afirma que ele "a" encontrou, mais precisamente a sua irmã, e colocou-a "de volta", acrescentando que ele deveria estar morto e que ele vai procurar seu pai. Pouco antes de a cena terminar, Springtrap aparece.

Personagens[editar | editar código-fonte]

O jogo possui entre os personagens, os animatrônicos antagônicos, e as pessoas que vemos ao longo da história do jogo.

Animatrônicos[editar | editar código-fonte]

São os animatrônicos que te perseguem durante as cinco noites e que cada um possui um sistema diferente. São eles Baby, Ballora, Funtime Freddy, Funtime Foxy, Ennard, Bonnie Hand Puppet, Yenndo, Bonnet, BidyBab, Electrobab, Lolbit, Minireenas 1 e 2.

  • Circus Baby: Circus Baby ou Baby é uma protagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Circus Baby é o único animatrônico do jogo que não foi visto um jumpscare, só é possível vê-lo no trailer do jogo e no seu minigame, porém foi revelado na Ultimate Custom Night. Baby é considerada antagonista por alguns jogadores e fãs por ter matado a filha de William Afton (mas está inocente, porque segundo os áudios quando completamos as noites, a filha de Afton pede ao seu pai (William Afton) para entrar na sala (onde está a Baby), mas ele não deixa por um real motivo , que seria o fato dela seqüestrar crianças, e por ter atraído o protagonista à sala de desmontagem onde é morto, para disfarçar no corpo do protagonista e sair do lugar (devido a maltratos (como também nos outros animatronics), mas na verdade é Protagonista.
  • Ballora: Ballora é uma antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Ballora obtém companheiras, que são as Minireenas. No jogo, ela apenas abre os olhos em seu jumpscare e é o animatronic com um modelo mais humano que podemos ver em todos os jogos
  • Funtime Freddy: Funtime Freddy é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Ele é uma versão mais nova dos outros Freddy's. Funtime Freddy é um modelo de Freddy mais novo e assustador. O mesmo sempre faz vozes assustadores controlando Bon-Bon e assustando o jogador. Ele compartilha similaridades com o modelo de Funtime Foxy.
    • Funtime Foxy: Funtime Foxy é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Ele é o único animatrônico do jogo a não possuir nem um tipo de som, somente barulhos, como vimos na noite 3 do jogo, porém teve sua voz dublada na Ultimate Custom Night. Ele possui partes muito parecidas com Mangle, só que reconstruído. Na Custom Night do jogo, Funtime Foxy tem uma similaridade com o Foxy do primeiro jogo da franquia, isso porquê Funtime Foxy se esconde atrás das cortinas e depois sai para atacar o jogador.
  • Ennard: Ennard é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Ele é um personagem muito misterioso, isso porquê sua máscara é vista no Control Model nas noites 1 até a 3 e ele é o único antagonista do Fake Ending. Ennard é a junção de todos os animatrônicos Funtime.
  • Bonnie Hand Puppet ( Bon-Bon ): Bonnie Hand Puppet, também conhecido por Bon-Bon, é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location. Ele é um fantoche de Funtime Freddy. Ele só é ativado na Noite 3 e na Custom Night. Na Custom Night, ele substitui Funtime Freddy e ataca o jogador invés do animatrônico atacá-lo. e Sua caracterização é muito parecida com a do Toy Bonnie do segundo jogo da franquia
  • Yenndo: Yenndo é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Um animatrônico endosqueleto que é muito semelhante ao Funtime Freddy e que só é visto na Custom Night do jogo. A única coisa que é diferente do Funtime Freddy é que Yenndo não tem uma reserva para Bon-Bon. Yenndo é o único animatrônico de Five Nights at Freddy's Sister Location que tem somente endosqueleto. É canônico, apesar de aparecer somente no auditório funtime na última noite.
  • Bonnet: Bonnet é uma antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location. Ela é uma versão feminina de Bon-Bon. Ela é uma personagem que aparece aleatoriamente na Custom Night do jogo. Para desativá-la, o jogador deve apertar no seu nariz. Ela não é cânon (Canônico Ou Canônica) .
  • BidyBab: BidyBad é uma antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Ela é vista como baixinha apesar de quando faz o seu jumpscare aparece com a cara mesmo aferente do jogador. Na verdade a dois tipos de BidyBabs, há uma com olhos azuis e outra com olhos roxos.
  • Electrobab: Electrobab é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Ele só é visto na Custom Night do jogo, onde ele tenta drenar a energia do jogador.
  • Lolbit: The Lolbit Fox Glich Or Lolbit é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location e um dos animatrônicos do jogo. Esse animatrônico é visto no quinto jogo da franquia, em FNaF World e na Ultimate Custom Night. O personagem é visto somente na Custom Night do quinto jogo, onde o jogador tem que digitar LOL no teclado da sala ou do teclado do computador.
  • Minireenas 1: Minireenas The Littles Baillerinas

Minions 1 Or Minireenas 1 é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location. Ela é uma das minireenas que fica junta com Ballora. Ela aparece em todas as noites do jogo, menos na noite 5. Ela é uma das antagonistas da noite 4. Na Custom Night, ela tenta sufocar o jogador, tirando o oxigênio.

  • Minireenas 2: Minireenas The Litte Baillerinas Minions 2 Or Minireenas 2 é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location. As Minireenas 2 são vistas na Custom Night evitando do jogador enxergar as coisas da sala. possibilitando a entrada de yenndo na sala.

Humanos[editar | editar código-fonte]

Os humanos do jogo normalmente aparecem nos minigames do jogo e por vozes que o jogo dá.

  • Michael Afton/Eggs Benedict: Michael Afton é o protagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location. Michael Afton é o filho de William Afton, e ele é o irmão da menina que Baby engole no seu minigame. Michael Afton é o personagem que controlamos no jogo inteiro. Michael Afton é também o segurança Mike Schmidt de FNAF 1, e Fritz Smith de FNAF 2 que provavelmente ele assumiu esses dois nomes falsos, para tentar se esconder da sociedade, já que ele estava sendo procurado pela polícia. Não só isso, como também estava à procura dos animatrônicos para libertar as almas de crianças que seu pai William Afton havia as matado.
  • William Afton/Purple Guy: William Afton é um antagonista de Five Nights at Freddy's: Sister Location. Ele é o único antagonista do jogo á não ser um animatrônico. William é o criador dos animatrônicos do jogo, pai de Michael Afton e pai da menina Elizabeth (revelada em FFPS),engolida pela Baby. Ele é o assassino das crianças de franquia.
  • Elizabeth Afton(baby) : É a garotinha da qual foi engolida pela Circus Baby . Ela é a filha mais nova de Mr. Afton e irmã do personagem Michael . Seu nome foi revelado em FFPS .


Recepção[editar | editar código-fonte]

A versão do jogo para computadores recebeu uma pontuação total de 65.00 no Game Rankings baseado em 3 reviews.[1]

Destructoid criticou o jogo dizendo que tem uma jogabilidade boa, mas que seus sons e jumpscares são repetitivos e fracos e sua história em si é muito fraca e confusa, e deu ao título uma pontuação de avaliação de 6 de 10, o que é contraditório ao próprio jogo, já que ele apresenta uma nova história com mais mistérios e é um complemento para a franquia, junto com o novo modo de jogabilidade.[2]

Na página do jogo na Steam as análises foram muito positivas.[3]

Referências

  1. «Five Nights at Freddy's: Sister Location for PC - GameRankings». www.gamerankings.com. Consultado em 30 de dezembro de 2016 
  2. «Review: Five Nights at Freddy's: Sister Location». Destructoid. Consultado em 30 de dezembro de 2016 
  3. «Poupa 30% em Five Nights at Freddy's: Sister Location no Steam». store.steampowered.com. Consultado em 30 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]