Frango Kung Pao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Frango Kung Pao (chinês simplificado: 宫保鸡丁), também transcrito como Gong Bao ou Kung Po, ou frango xadrez no Brasil, é um prato chinês frito e apimentado feito com frango, amendoim, legumes, e pimenta vermelha. É um prato clássico da culinária de Sichuan , originada na Província de Sichuan, sudoeste da China e que inclui a pimenta-do-reino de Sichuan. Embora o prato é encontrado em toda a China, existem variações regionais que são, normalmente, menos picante do o modo de servir de Sichuan. Frango Kung Pao também é um marco de cozinha ocidentalizada chinesa.

História[editar | editar código-fonte]

Ding Baozhen, oficial da dinastia Qing na província de Sichuan. O prato é nomeado em sua memória.
A versão da província de Anhui do frango Kung Lao, servido em uma panela de ferro.

Acredita-se que o prato foi criado como uma homenagem à Ding Baozhen (1820-1886), oficial e governador da Província de Sichuan no fim da Dinastia Qing. Seu título foi Gongbao (chinês simplificado: 宫保, pinyin: GōngbǎoWade-Giles: Kung1-pao3, literalmente ‘Palace Guardian’).[1] O nome de Kung Pao chicken é derivado deste título.

Durante a Revolução Cultural, o prato do nome tornou-se politicamente incorreto causa de sua associação com o sistema imperial. O prato foi renomeado como frango frito em cubos (hongbao jiding) ou "cubos de frango grelhado com chiles" (chinês simplificado: 糊辣鸡丁, pinyin: húlà jīdīng) pelos maoístas até a política de reabilitação na década de 1980, sob as reformas de Deng Xiaoping.[2]

Versões[editar | editar código-fonte]

Versão de Sichuan[editar | editar código-fonte]

A versão original do prato Sichuanês usa frango como seu principal ingrediente. Na versão original, os cubos de frango são normalmente misturados com uma marinada preparada.[3] Vinho Shaoxing é usado para realçar o sabor da marinada. O wok é temperado e, em seguida, pimentões e pimenta de Sichuan são em fritas para adicionar suas fragrâncias no óleo. No estilo Sichuanês de se preparar o Kung Pao chicken, some pimentas vermelhas, tal como a "pimenta de sete estrelas" (chinês simplificado: 七星椒, pinyin: QīxīngjiāoWade-Giles: Ch'i1-shing1-chiao1) são utilizadas. Variedades de pimentas menores também podem ser utilizadas.[4] O componente mais importante do prato é a pimenta-do-reino de Sichuan. São os grãos de pimenta que dão o autêntico e entorpecente sabor do frango Kung Pao. Uso do sabor apimentado e entorpecente (chinês simplificado: 麻辣味型, pinyin: Málà wèixíngWade-Giles: Ma2-la4 wei4-hsing2) é um elemento típico da culinária de Sichuan. Em seguida, o frango é frito, legumes e amendoins são adicionados. Castanhas de caju também podem ser adicionadas.[5] O amendoim ou a castanha de caju é deixada em óleo quente no fundo da frigideira, e é frita até dourar antes dos outros ingredientes serem adicionados.

Existem outras variantes que usam outros ingredientes no lugar do frango, como "Kung Pao de camarão" (chinês simplificado: 宫保虾) [6] e "Kung Pao de pernas de rã" (chinês simplificado: 宫保田鸡) [7]

Versões ocidentais[editar | editar código-fonte]

As Versões comumente encontradas no ocidente, chamadas de frango Kung Pao ou Kung Po, consistem em cubos, frango marinado, refogado com laranja ou suco de laranja, gengibre, alho, caldo de galinha, açúcar, óleo, amido de milho, sal e pimenta a gosto.[8] O prato, por vezes, inclui ou está decorado com todo o amendoim torrado. Em vez de frango, variações ocidental, podem substituir a carne por outros tipos, tais como carne de porco, pato, peixe,[9] ou tofu.

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de pratos de frango

Referências[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]