Fritz Essenfelder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frederico Fritz Essenfelder)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fritz Essenfelder
Nome completo Frederico Fernando Essenfelder
Nascimento 23 de junho de 1891
Buenos Aires, Argentina
Morte 27 de fevereiro de 1952 (60 anos)
Curitiba, Brasil
Ocupação Futebolista e fabricante de pianos

Frederico Fernando Essenfelder, conhecido como Fritz Essenfelder (Buenos Aires, 23 de junho de 1891 - Curitiba, 27 de fevereiro de 1952), foi um futebolista teuto-brasileiro.[1].

Fez parte do grupo que fundou o Coritiba Foot Ball Club, sendo considerado um dos pioneiros do futebol no Paraná e o primeiro ídolo do clube, assim como o primeiro capitão. No Coritiba, atuou como meio campista entre 1909 a 1917[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, como filho do recém imigrantes da Alemanha. Aqui o seu pai fundou sua primeira fábrica de pianos. Em 1904, sua família torna a imigrar, desta vez, para cidade de Pelotas (RS) e Frederico passa a trabalhar com seu pai diretamente na fábrica de pianos da família.

Frederico Essenfelder, que, naquele cidade, já praticava futebol desde o ano de 1905, integrando o quadro de Esporte Clube Pelotas e, posteriormente, o do União Futebol Clube.

Por falta de madeiras apropriadas para o desenvolvimento da produção, no ano de 1907, a família e sua empresa rumam para a cidade de Curitiba, a fim de possibilitar o crescimento da indústria e fundou a F. Essenfelder & Cia. Ltda., em anos mais tarde a produção dos pianos do mais alta qualidade no Brasil.

Na Curitiba, já existia o Clube Ginástico Teuto-Brasileiro e os seus associados tentavam jogar o futebol apos a aquisição de uma bola. Em 1909, Fritz Essenfelder juntou-se ao grupo do Teuto-Brasileiro e lhes ensinou fundamentos e técnicas, que passaram a se reunir com mais frequência e decidiram fundar um clube de futebol[1].

O clube de futebol criado pelo grupo foi o Coritiba Foot Ball Club e na ata de fundação, foi observado que Fritz seria nomeado capitão do time, pela sua liderança[2].

Frederico Essenfelder foi campeão paranaense de 1916 pelo Coritiba, no primeiro título do clube paranaense[1].

Referências

  1. a b c d e Primeiro ídolo coritibano, Jornal Gazeta do Povo, consultado em 22 de outubro de 2016. 
  2. Centenário Coritiba - O primeiro match, Jornal Gazta do Povo, consultado em 22 de outubro de 2016. 
  • Celso Luiz Moletta Junior: Futebol e formação do espaço público no contexto da fundação do Coritiba Football Club (Curitiba, 1900-1915), Curitiba, 2009, p. 61.