Frei Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Frei Paulo
"A Terra que Lampião nunca ousou entrar."
Bandeira de Frei Paulo
Brasão de Frei Paulo
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 23 de outubro
Fundação 1890
Gentílico freipaulistano
Lema "Nossa terra, nosso orgulho!"
Prefeito(a) Anderson Meneses (PMDB)
Localização
Localização de Frei Paulo
Localização de Frei Paulo em Sergipe
Frei Paulo está localizado em: Brasil
Frei Paulo
Localização de Frei Paulo no Brasil
10° 32' 56" S 37° 32' 02" O10° 32' 56" S 37° 32' 02" O
Unidade federativa  Sergipe
Mesorregião Sertão Sergipano IBGE/2008[1]
Microrregião Carira IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Pinhão,Carira, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Itabaiana, Macambira, Pedra Mole
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área 400,363 km² [2]
População 13 874 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 34,65 hab./km²
Altitude 272 m
Clima Semi-árido Bsh (Köppen-Geiger)
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,589 baixo PNUD/2010[4]
PIB R$ 164 619,252 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 12 693,29 IBGE/2008[5]
Página oficial

Frei Paulo é um município brasileiro do estado de Sergipe, localizado na parte agreste do estado na Microrregião de Carira.

História[editar | editar código-fonte]

´´Em 1865, quando Frei Paulo de Casa Nova e seu companheiro Frei Davi estavam em Salvador-BA quando foram convidados por membros religiosos de Itabaiana para celebrar missões em terras sergipanas. Aceitando o convite, vieram para Itabaiana e para outros municípios de Sergipe Del-Rei . Seguindo o exemplo dos itabaianenses os senhores José Alves Teixeira e Braz de Matos formularam convites para os missionários para virem pregar missões para o povo daquela região. Aceitando o convite e vieram celebrar na Chã de Jenipapo a primeira missa da atual Frei Paulo. Ao decorrer do tempo e encerrar sua missão Frei Paulo Casas Novas disse: A aqui é um ótimo local para formar-se uma bela cidade, quando retornar daremos inicio a obra. Três anos apos ditas essas palavra voltaram e deram início ao trabalho de construção da cidade, em 25 de janeiro 1868 quando foi edificada a primeira pedra e construção da antiga igreja sobre uma chapada que oferecia um visual excelente, ali do lado da igreja havia um cemitério onde eram enterrados os habitantes da região. O município pertenceu a Itabaiana até 1920, quando os habitantes desta terra realizaram o sonho de libertação e autonomia do município.´´

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 10º32'58" sul e a uma longitude 37º32'04" oeste, estando a uma altitude de 272 metros. Sua população estimada em 2010 era de 13.854 habitantes.

Possui uma área de 400,363 km².

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A Igreja São Paulo , localizada no centro da cidade , é conhecida por muitos como sendo a ´´ Catedral do Sertão ´´, devido a sua beleza e impotência, sendo consideradas uma das mais belas igrejas do estado.
  • Os mais antigos contam, através de relatos históricos e histórias passadas de boca a boca, que o município nunca fora invadido pelo terror do nordeste do século XX, o Lampião. Eles relatam que ele e seu bando ficavam nas proximidades do atual Matadouro Municipal, mas nunca chegaram a subir a ladeira que dá acesso ao município, o motivo: Lampião respeitava o padroeiro católico da cidade, o apóstolo Paulo.
  • A primeira feira do município aconteceu um baixo de uma moita de ´´Claraibeira´´ em frente a igreja, onde foram surgindo as primeiras casas residenciais na Praça São Paulo, de forma que em 1911, se fez necessário a construção do mercado na Praça Capitão João Tavares ,e a mudança da feira em definitivo.
  • Frei Paulo é famosa por ter umas das mais antigas filarmônicas do estado de Sergipe, a Filarmônica União Lira Paulistana que foi criada no ano de 1876.
  • No dia 22 de dezembro de 2014 a cidade perdeu a imagem do Padroeiro São Paulo, resultante de um incêndio proveniente das instalações elétricas do altar da igreja. A imagem tinha mais de 130 anos e foi trazida de Portugal.
  • A Quadrilha Junina ´´Retirantes do Sertão´´ é uma das principais do estado, e representando o município já ganhou diversos prêmios nos festivais juninos sergipanos e nordestinos, sendo grande fonte de orgulho da cidade. Além disso, grupos de Reisado, dança nativa e banda de pífanos são destaque na região.
  • Os interessados na História da cidade podem conhecer a ''Casa da Cultura e Museu da Memória'', situada na Rua Benjamin Constant 35, conhecida por seus moradores como "antigo beco do mamão". A casa da cultura e museu da memória foi fundada pelo Padre José Eduardo Goes com o objetivo de resgatar,manter e preservar a cultura do povo e da cidade de Frei Paulo. A casa da cultura conta um acervo cultural e histórico de mais de a 134 países por onde o mesmo andou fazendo suas pesquisas. Além disso, o museu oferece para todos os visitantes uma viagem no tempo. Se encontra aberta para visitas todas as terças,quartas e quintas, no horário comercial, podendo assim receber todos os amantes da cultura nacional e Internacional.
  • Antes do atual nome, Frei Paulo teve outros dois nomes: Chã de Jenipapo (época que ainda era povoado de Itabaiana) e São Paulo (quando houve a sua emancipação política e administrativa, em 1890), até ganhar o seu atual nome em 1943.

Economia[editar | editar código-fonte]

Sua base econômica é constituída principalmente da agricultura, pecuária e comércio, além de conter algumas indústrias instaladas em sua sede.

Filarmônica União Lira Paulistana[editar | editar código-fonte]

“A Associação Filarmônica União Lira Paulistana – ULP, foi fundada no ano de 1876 na cidade de Frei Paulo, agreste Sergipano, resultado da fusão da “Lira Sagrado Coração de Jesus”, fundada nesta data pelo Capitão João Tavares da Mota e pela “Lira Independente Nossa Senhora da Conceição”, fundada em 1909 pelo Major Conrado Tavares da Silva. No ano de 1923 os dirigentes em comum acordo decidem unificar as Liras dando-lhe a partir desta data o nome de “Filarmônica União Lira Paulistana”, esta teve como seu primeiro diretor o Senhor Dário Ferreira Nunes, que ficou na atividade até a década de 1960 quando passou o cargo ao Padre João Lima Feitosa. Durante toda sua história teve com regente grandes maestros, dos quais podemos citar: Francisco Alves de Carvalho Júnior, Edeltrudes de Oliveira Teles, José Nestor Matos, Modesto Almeida, Sargento Genésio Pereira de Souza, José Lima de Gois, João Alves de Oliveira e Gilmar Correia da Conceição.

Tem como missão a defesa da Criança e do adolescente no tocante a inclusão social e das suas vulnerabilidades através da música instrumental e de artes cênica, além de agir em defesa e conservação do patrimônio artístico musical Freipaulistano. Tem como foco principal aulas de música gratuitas para as pessoas da comunidade e atualmente atende cerca de 200 alunos com idades que variam entre os sete anos até a maior idade, envolvidos diretamente em suas atividades. 

A Associação “Filarmônica União Lira Paulistana”, que tem como mentor, o maestro Juvenilson Lima Menezes, é uma das mais antigas do estado de Sergipe, seus concertos de Natal e em honra ao padroeiro São Paulo são um dos mais notórios. 

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 26 de agosto de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Sergipe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.