GNU Health

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GNU Health
GNU Health
GNU Health
Captura de tela do GNU Health em inglês
Autor Luis Falcón
Desenvolvedor Projeto GNU
Plataforma Multiplataforma
Modelo do desenvolvimento Software livre
Lançamento 12 de outubro de 2008 (15 anos)
Versão estável 4.2.1 (7 de abril de 2023; há 12 meses)
Escrito em Python, Tryton framework
Sistema operacional Linux, FreeBSD, Windows
Gênero(s) Sistema de Informações Hospitalares
Licença GNU GPL
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial health.gnu.org

GNU Health (chamava-se "Medical" até a versão 1.0.1) é um Sistema de Informações Hospitalares desenvolvido como software livre que usa um modelo centralizado de dados, por segurança e facilidade no manejo, e oferece as seguintes funcionalidades:

O GNU Health é desenvolvido na linguagem de programação Python e pode ser usado numa vasta gama de plataformas de hardware e sistemas operacionais. O banco de dados usado é o PostgreSQL e o sistema de informações gerenciais é o Tryton. A partir da versão 1.3.0 o GNU Health deixou de suportar o uso do sistema de informações gerenciais conhecido como OpenERP.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto GNU Health foi iniciado em 2008 por Luis Falcón para dar suporte a ações de promoção da saúde e educação para a saúde em áreas rurais. O projeto cresceu e tornou-se uma solução abrangente para organizações de Saúde de qualquer porte. Seu desenvolvimento hoje é feito por uma equipe multidisciplinar de colaboradores de todo o mundo. O GNU Health é um projeto da organização não governamental sem fins lucrativos GNU Solidário, dedicada a promover educação e saúde com software livre.

Declaração da Missão[editar | editar código-fonte]

Proporcionar um ambiente informatizado multiusuário, estável, seguro, escalável e de qualidade alta num Sistema de Informação Hospitalar abrangente, baseado em Software Livre, disponível para médicos e organizações de todo o mundo e também acessível para países em desenvolvimento.

Uso[editar | editar código-fonte]

O GNU Health foi elaborado para uso por organizações de Saúde para suportar a administração e a atividade clínica diária e produzir informações epidemiológicas.

Características[editar | editar código-fonte]

O GNU Health usa uma arquitetura modular que, entre outras vantagens, é importante no controle do acesso para prevenir acessos não desejados, torna a execução do programa mais leve por usar apenas os módulos necessários à operação desejada e torna o programa extensível pela adição de módulos com novas funções e que podem ser desenvolvidos de forma independente.

  • Medical: Implementa o modelo de dados e as funções básicas para pacientes, consultas, diagnósticos, anotações, vacinações, medicamentos e outros insumos e para a organização de saúde (incluindo estoques, fornecedores, colaboradores, etc.)
  • Pediatria: Inclui suporte para Neonatologia e Pediatria geral e implementa o uso da Pediatric Symptoms Checklist.
  • Ginecologia e Obstetrícia: suporta ações preventivas e o pré-natal, e registros dos períodos perinatal e do puerpério
  • Estilo de vida: atividade física, dietas, abuso e dependência de drogas, incorpora as bases de dados do National Institute on Drug Abuse (NIDA) e a escala de Henningfield, sexualidade, fatores de risco, segurança doméstica, proteção da criança
  • Genética: riscos hereditários; mais de 4200 "genes de doenças" das bases de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI) e dos GeneCards incorporadas ao sistema
  • Informações socioeconômicas: Educação, ocupação, condições de moradia, áreas hostis, suporta ações contra o trabalho e a prostituição de crianças, entre muitas outras
  • Internações: suporta o admissões hospitalares com manejo de leitos e planos de tratamento e de Enfermagem
  • Cirurgia: o sistema gerencia checklists, procedimentos, salas cirúrgicas, materiais
  • Estoques e finanças: suporte amplo e flexível à administração dos recursos da organização

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas & referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre GNU Health