Gary Rossington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gary Rossington
Gary Rossington
Gary Rossington em 2008
Informação geral
Nome completo Gary Robert Rossington
Nascimento 4 de dezembro de 1951
Local de nascimento Jacksonville, Flórida
Estados Unidos
Morte 5 de março de 2023 (71 anos)
Gênero(s) Southern rock, hard rock, blues-rock
Instrumento(s) Guitarra
Modelos de instrumentos Gibson Les Paul
Gibson SG
Período em atividade 1964 - 2023
Gravadora(s) MCA Records, Atlantic Records, Capricorn Records, SPV Records, CMC Records, Sanctuary Records, Universal Records
Afiliação(ões) Lynyrd Skynyrd
The Rossington-Collins Band
The Rossington Band

Gary Robert Rossington (Jacksonville, 4 de dezembro de 19515 de março de 2023) foi um guitarrista norte-americano, membro fundador da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd. Foi também membro fundador da The Rossington-Collins Band, juntamente com o guitarrista Allen Collins.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Na adolescência, Gary Rossington formou o Lynyrd Skynyrd junto com seus amigos Ronnie Van Zant, Allen Collins, Larry Junstrom e Bob Burns, no verão de 1964. A banda ganhou exposição nacional no início de 1973 com o lançamento do seu primeiro álbum (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) e do hit "Free Bird".

Na liderança das guitarras do Lynyrd Skynyrd, Rossington conduziu trabalhos memoráveis, como na liderança da música "Tuesday's Gone", e os efeitos distorcidos de "Free Bird". Rossington também fez trabalhos com violão, na canção "Simple Man". Gary Rossington era uma exímio guitarrista que tocava guitarra solo e base. Foi responsável pela condução e organização de diversas músicas sempre muito semelhantes as versões originais.

Acidente automobilístico[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1976, Rossington esteve envolvido em um acidente de carro. Ele havia acabado de comprar novo Ford Torino, quando bateu em uma árvore estando sob a influência de drogas e álcool. A banda estava em turnê, e tiveram que adiar as apresentações devido ao acidente de Rossington. Os membros da banda não gostaram da conduta de Rossington, e o multaram em cinco mil dólares por causa do atraso causado à banda na turnê. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Allen Collins escreveram uma canção "That Smell", baseada no acidente Rossington e de seu estado de influência de drogas e álcool no momento.

"That Smell" acabou se tornando um enorme sucesso e uma das favoritas para os fãs da banda. Após o acidente, Ronnie Van Zant percebeu que as drogas e o álcool estavam afetando sua banda, e resolveu proibir o uso destas substâncias, aplicando uma rigorosa restrição "não drogas / álcool" durante todas as futuras apresentações da banda.

O acidente aéreo[editar | editar código-fonte]

Rossington foi um dos membros do Lynyrd Skynyrd que sobreviveu ao acidente de avião perto de Gillsburg, Mississippi, em 20 de outubro de 1977, que tirou a vida do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Steve Gaines, de sua irmã Cassie Gaines (back vocals) e três outras pessoas. No acidente ele quebrou os dois braços e a perna direita, e também teve pulmão e fígado perfurados.

The Rossington-Collins Band[editar | editar código-fonte]

Em 1975, Gary foi co-fundador da The Rossington-Collins Band juntamente com seu amigo Allen Collins. A banda lançou dois discos, mas foi dissolvida em 1982 após a morte da esposa de Allen Collins, Kathy.

Vida pessoal e morte[editar | editar código-fonte]

Gary Rossington e sua esposa Dale Krantz Rossington tiveram duas filhas, Mary e Annie. O seu projeto secundário, a Rossington Band, gravou os seguintes álbuns: Returned to the Scene of the Crime, 1986 e Love Your Man em 1988.

Rossington foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame como um dos membros do Lynyrd Skynyrd em 2006.[1] Morreu em 5 de março de 2023, aos 71 anos. A causa da morte não foi informada, o músico sofreu com diversos problemas cardíacos nos últimos anos e em 2021 passou por uma cirurgia de emergência. [2]

Referências

  1. «LYNYRD SKYNYRD» (em inglês). Rock and Roll Hall of Fame. Consultado em 6 de março de 2023 
  2. Ruggieri, Melissa (5 de março de 2023). «Gary Rossington, Lynyrd Skynyrd's last original member, dead at 71». USA Today (em inglês). Consultado em 6 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gary Rossington
Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.