Gefilte fish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gefilte fish (em iídiche, געפֿילטע פֿיש; em alemão: Gefüllte Fische; em hebraico:דגים ממולאים, translit. dagim memula'im; em português, "peixe recheado") é um prato típico de culinária judaica da Europa Oriental (ashkenazi).

É um bolinho feito de carne de carpa moída com tempero e cozida no caldo de peixe. É servido frio, na geleia do peixe. Gefilte fish é considerado um prato de feriados, consumido no sábado, no Sêder (jantar cerimonial) de Pessach (Páscoa judaica) e no Rosh Hashaná (Ano Novo judaico).

Segundo a tradição judaica o fato de "catar" ou "selecionar" os espinhos do peixe seria um ato proibido nos sábados e nos dias de festa. Tal problema foi solucionado moendo-se o peixe.

O peixe pode ser servido como alimento que acompanha refeição de carnes ou laticínios, facilita assim a obediência das leis da Cashrut.

Gefilte fish
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.