Culinária da Ásia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O mundo ocidental tem fascínio pela cultura asiática e, consequentemente, pela culinária da Ásia. Com sua história impressionante, os povos desse continente despertam a curiosidade em nós, dos países cristãos, desde cedo. A sua geografia única também encanta todo o planeta. Podemos ver florestas tropicais, cordilheiras gigantescas, planícies geladas e desérticas e ilhas fabulosas.

Nesse cenário, os povos asiáticos desenvolveram sua culinária por aproximadamente 3 mil anos. Países como Japão, Índia e Israel mudaram a forma como o planeta se alimenta depois de sua influência. Mas ainda há muito para se descobrir nas nações.

Normalmente os termos para os restaurantes especializados em culinária asiática são, entre outros, "comida chinesa", "sushi" ou "comida indiana". Estes termos não levam em consideração as culinárias regionais, particularmente em países grandes, como a China e a Índia.

Por região[editar | editar código-fonte]

Ásia Oriental[editar | editar código-fonte]

Ásia Central[editar | editar código-fonte]

Sul da Ásia[editar | editar código-fonte]

Sudeste da Ásia[editar | editar código-fonte]

Médio Oriente[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.