Glicério (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glicério
Bairro de São Paulo
Fundação dezembro de 1905 (118 anos)
Imigração predominante  Japão,  China, Taiwan, Coreia do Sul Coreia do Sul
Distrito Liberdade e
Subprefeitura
Região Administrativa Centro

Glicério (também conhecido como Baixada do Glicério ou Várzea do Glicério) é um bairro do centro de São Paulo, situado às margens do rio Tamanduateí. Seu nome é uma homenagem a Francisco Glicério, político paulista. Situado no distrito da Liberdade, historicamente era conhecido no século XIX como Várzea do Carmo, por causa da Igreja do Carmo e da rua do Carmo.[1]

Os edifícios São Vito e Mercúrio, com o Viaduto Diário Popular à direita. Os edifícios foram demolidos para a tentativa de revitalizar a região.

É uma região que abriga uma população, em sua maioria, de baixa renda. Possui edifícios residenciais antigos, muitos abrigando cortiços, além de pequenas indústrias e comércio local.

Suas ruas principais são: a rua dos Estudantes com suas pensões, a rua Conde de Sarzedas, que abriga o maior centro comercial evangélico da cidade e rua do Glicério com a Igreja Nossa Senhora da Paz, uma paróquia pessoal dos imigrantes aos cuidados dos padres da congregação dos padres Scalabrianos. Reside o Templo da Glória de Deus da Igreja Deus é Amor, grande reduto dos cristãos neopentecostais.

Projeto de revitalização[editar | editar código-fonte]

Considerada uma das regiões mais degradadas da cidade, o Glicério é alvo de diversos projetos de revitalização da região[2], devido à grande concentração de cortiços, moradores de rua, construções degradadas e uma grande quantidade de resíduos.[3]

Alguns de seus principais pontos de degradação eram os edifícios São Vito e Mercúrio, já devidamente desocupados e demolidos[4], além do Viaduto Diário Popular e casas e sobrados da região, em um total de três quadras, que serão incorporadas ao Parque Dom Pedro II.



Referências

  1. «Guia de ruas: Rua do Carmo». Kekanto. Consultado em 30 de agosto de 2015 
  2. "Prefeitura prevê revitalização do Glicério em dois anos", G1, 4/12/2008, acessado em 30/8/2009
  3. "Região do Glicério está tomada pelo lixo", SPTV, 4/12/2009, visitado em 30/8/2009
  4. "Moradores são despejados de edifício Mercúrio no centro da capital", SPTV, 11/2/2009, acessado em 30/8/2009
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.