Hercílio Coelho Diniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hercílio Coelho Diniz
Deputado Hercílio discursando no Plenário da Câmara dos Deputados

Hercílio Coelho Diniz
Deputado federal por Minas Gerais
Período 1 de fevereiro de 2019
a atualidade
Dados pessoais
Nome completo Hercílio Araújo Diniz Filho
Nascimento 14 de setembro de 1963 (57 anos)
Governador Valadares, Minas Gerais
Nacionalidade brasileiro
Partido MDB (2018-presente)
Profissão Diretor-presidente do Coelho Diniz
Website www.herciliocoelhodiniz.com.br
linkWP:PPO#Brasil

Hercílio Araújo Diniz Filho, mais conhecido como Hercílio Coelho Diniz (Governador Valadares, 14 de setembro de 1963), é um empresário e político brasileiro.[1] Foi eleito deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nas eleições de 2018,[2] com 120.489 votos, altura em que era dono dos supermercados Coelho Diniz, uma das maiores redes do Vale do Rio Doce.[3]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nascido em 14 de setembro de 1963, Hercílio Coelho Diniz é natural de Governador Valadares, do estado de Minas Gerais. De uma família de nove irmãos, ele é o primogênito dos homens. Casado com Maria Luiza, é pai do Hercílio Neto, do Vinícius e do José Lucas, e avô de quatro netos; Guilherme, Isabela, Lara e Miguel.

A família também está presente na trajetória profissional de Hercílio. Ainda adolescente, com 14 anos, ele se juntou ao pai e ao avô Moisés na administração da Mercearia Governador, segundo empreendimento comercial da família; o primeiro, Armazém Diniz, fundado em 1961, funciona até hoje, no mesmo endereço: rua Marechal Floriano, 1515, mesmo número que Hercílio escolheu e utilizou durante a campanha eleitoral.

Em 1992, junto com o pai e cinco irmãos, Hercílio inaugurou o primeiro Supermercado Coelho Diniz em Governador Valadares. Atualmente, o grupo conta com mais de 20 lojas distribuídas também nas cidades de Caratinga, Manhuaçu, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Teófilo Otoni, e um novo Centro de Distribuição.

Carreira empresarial[editar | editar código-fonte]

Hercílio Coelho Diniz recebendo o troféu de Supermercadista do Ano pela ABRAS

Responsável pela geração de mais de 4 mil empregos diretos e mais de 10,5 mil indiretos, o grupo Coelho Diniz, do qual Hercílio é Diretor-Presidente, coloca em prática a famosa máxima: "em tempos de crise, trabalhe"; e mesmo no atual cenário econômico nacional, investe na expansão, com novas lojas em construção, e um novo Centro de Distribuição considerado um dos maiores de todo o estado.

Sua vida pública teve início a partir de intensa participação na sociedade civil, como Diretor Social da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE GV); Conselheiro Diretor da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Membro do Conselho Regional do Sesc Minas. Desde 2010, é presidente do Sindicato do Comércio de Governador Valadares.

Empreendedor nato, visionário, Hercílio é também um gestor aclamado e já laureado com diferentes homenagens, como o Mérito Empresarial pela FEDERAMINAS, Mérito Legislativo, pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais; a Medalha da Inconfidência, e o Prêmio de Supermercadista do Ano, pela Associação Brasileira de Municípios (ABRAS).

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira candidatura a um cargo público, o Deputado Federal eleito por Minas Gerais obteve um resultado expressivo nas urnas, atingindo o número de 120.489 votos (1,20% dos válidos). Votado em 611 municípios, figura como majoritário em 25 cidades, sendo que em 18 delas, ele permanece como o mais votado, incluindo Governador Valadares, sua cidade natal no qual obteve 30.729 votos. Hercílio Coelho Diniz também foi o mais votado nos vales do Aço e Rio Doce, sendo o mais votado de seu partido, o MDB, com quase o dobro de votos do segundo colocado. Em Minas Gerais, ocupa 14º lugar entre os Deputados Federais mais votados do Estado.  

Em um levantamento da revista Veja, Hercílio Coelho Diniz é um dos dois deputados federais mais econômicos de dinheiro público.[4] Até o momento, é o único Deputado que não gastou 1 centavo da Cota Parlamentar, mais conhecida como “Cotão” - verba destinada a custear as despesas dos parlamentares, como passagens aéreas, telefones e gastos pessoais.

Vice-líder do bloco PP, MDB e PTB, já em seu primeiro mandato, atuou em mais de 15 importantes comissões da Casa, como a Comissão de Finanças e Tributação, Comissão de Viação e Transportes, Comissão de Minas e Energia, Subcomissão Especial da Reforma Tributária e o PL 1646/19 do Devedor Contumaz.

Sempre defendendo as bandeiras da saúde, do desenvolvimento e da geração de emprego e renda, tem atuado de maneira participativa e despachada para atender às principais demandas de seu estado e do país. Com muito diálogo e bom relacionamento político, já conseguiu anunciar mais de R$80 milhões em recursos para os municípios mineiros. Na Comissão Mista de Orçamentos, conseguiu incluir emendas de sua autoria no Plano Plurianual 2020-2023 do Governo Federal. Relatou PLN aprovado no Congresso que abre ao orçamento da União, em favor das Justiças Federal e do Trabalho, crédito de R$36 milhões. Com apenas 2 anos de mandato, já apresentou 173 Propostas Legislativas e 30 Projetos de lei.


A empresa Coelho Diniz[editar | editar código-fonte]

Supermercado Coelho Diniz em Governador Valadares

O Coelho Diniz atua no ramo varejista supermercadista. Apresenta soluções eficientes e inovadoras, além de variedade, excelente atendimento e produtos das melhores marcas, a fim de merecer a preferência dos clientes, visando sempre a superação no que se propõe a fazer: atender com qualidade.

A empresa iniciou suas atividades há mais de 25 anos. Atualmente está presente em algumas cidades do estado de Minas Gerais. Possui mais de 20 unidades de vendas, com lojas em Governador Valadares, e as outras em Caratinga, Teófilo Otoni, Manhuaçu, Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano.

A região de Caratinga foi a primeira escolhida para iniciar o projeto de expansão fora da cidade sede. A loja que atende as cidades vizinhas foi inaugurada em 2008 e é responsável pela geração de 200 empregos diretos. Já no Vale do Mucuri, onde chegou com força total, já são duas lojas em Teófilo Otoni e outra com fase de prospecção para atender a região. Com isso o número de empregos diretos gerados na cidade, que hoje é de quase 400, passe de 500 postos de trabalho. Manhuaçu, com a obra rapidamente executada, teve a primeira loja inaugurada fora da cidade sede, em 2008, o que torna o empreendimento e a relação com a cidade e toda a chamada "região do café" muito especiais, uma vez que a política de preços baixos beneficia também as cidades vizinhas. Em Manhuaçu, o grupo gera mais de 200 empregos diretos, um número que também já dobrou com a inauguração da nova loja. As lojas em Ipatinga e Coronel Fabriciano somam mais de 1000 empregos nas duas cidades.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.