Hercílio Coelho Diniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hercílio Coelho Diniz
Deputado Federal por Minas Gerais
Dados pessoais
Nome completo Hercílio Araújo Diniz Filho
Nascimento 14 de setembro de 1963 (55 anos)
Governador Valadares
Partido MDB
Ocupação Diretor-Presidente do Coelho Diniz
Website https://www.herciliocoelhodiniz.com.br/

Hercílio Araújo Diniz Filho (Governador Valadares, 14 de setembro de 1963) ou Hercílio Coelho Diniz é um empresário e político brasileiro. Atualmente, é pai de 3 filhos: Hercílio Neto, Vinícius e José Lucas; casado com a Maria Luiza; e é Deputado Federal pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nascido em 14/09/1963, Hercílio Coelho Diniz tem 55 anos e é natural de Governador Valadares, do estado de Minas Gerais. De uma família de nove irmãos, ele é o primogênito dos homens, desde cedo aprendeu com o exemplo dos pais - o Senhor Hercílio e Dona Luzia - a trabalhar e ir em busca dos objetivos, pessoais e profissionais.

Casado há 35 anos com  Maria Luiza, é pai do Hercílio Neto, do Vinícius e do José Lucas, e avô de quatro netos; Guilherme, Isabela, Lara e Miguel.

A família - muito unida - também está presente na trajetória profissional de Hercílio. Ainda adolescente, com 14 anos, ele se juntou ao pai e ao avô Moisés na administração da Mercearia Governador, segundo empreendimento comercial da família; o primeiro, Armazém Diniz, fundado em 1961, funciona até hoje, no mesmo endereço: rua Marechal Floriano, 1515, mesmo número que Hercílio escolheu e utilizou durante a campanha eleitoral.

Em 1992, junto com o pai e cinco irmãos, Hercílio inaugurou o primeiro Supermercado Coelho Diniz em Governador Valadares. 26 anos depois, o grupo conta com 15 lojas distribuídas também nas cidades de Caratinga, Manhuaçu, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni.

Carreira empresarial[editar | editar código-fonte]

Hercílio Coelho Diniz recebendo a Medalha da Inconfidência.

Responsável pela geração de 3.500 empregos diretos e mais de 10.500 indiretos, o grupo Coelho Diniz, do qual Hercílio é Diretor-Presidente, coloca em prática a famosa máxima: "em tempos de crise, trabalhe"; e mesmo no atual cenário econômico nacional, investe na expansão, com seis novas lojas em construção, sendo duas em Governador Valadares, e as outras em Ipatinga, Caratinga, Manhuaçu e Teófilo Otoni. Com as inaugurações das novas lojas, o número de empregos gerados pelo grupo pode passar dos 5.000.

Sua vida pública teve início a partir de intensa participação na sociedade civil, como Diretor Social da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE GV); Conselheiro Diretor da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Membro do Conselho Regional do Sesc Minas. Desde 2010, é presidente do Sindicato do Comércio de Governador Valadares.

Empreendedor nato, visionário, Hercílio é também um gestor aclamado e já laureado com diferentes homenagens, como o Mérito Empresarial pela FEDERAMINAS, Mérito Legislativo, pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais; a Medalha da Inconfidência, entre outros.

Com atuação história e consistente na filantropia, faz questão de apoiar, de maneira particular ou através do grupo Coelho Diniz, várias causas sociais. E mais que isso, tem a consciência e a percepção de que é preciso trabalhar pelo desenvolvimento não apenas como destacado comerciante, mas sobremaneira, com articulação e atuação política legislativa, defendendo sua cidade, a região e o estado de Minas Gerais.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Motivado pela indignação com o atual cenário  político e  pelas constantes denúncias de corrupção envolvendo  pessoas que foram escolhidas para representar o povo, Hercílio Coelho Diniz colocou o nome à disposição como candidato a Deputado Federal. Tendo como desejo, levar para a vida pública, sua experiência  de sucesso na  trajetória da vida privada, sempre baseado em suas principais característica como a liderança natural, caráter ilibado, perfil agregador e capacidade de dialogar com lideranças de diferentes vertentes políticas.

A filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) teve como critérios de escolha exatamente esta possibilidade de diálogo, respeitando as diferenças, aprendendo com os mais experientes e trazendo a oxigenação necessária de um bom cidadão que tem sua vida pautada pelas boas práticas pessoais, profissionais e sociais, sem os antigos vícios que tanto envenenaram o cenário político nacional.

Os questionamentos constantes, o posicionamento crítico em relação aos fatos e atuações dos políticos do Brasil e até mesmo da região, que o levaram à condição de legítimo representante de um grupo heterogêneo, diverso e suprapartidário, mas com um imprescindível pensamento em comum: dialogar, unir forças e trabalhar pelo desenvolvimento das regiões mineiras tão necessitadas de mais saúde, mais emprego e mais qualidade de vida.

Em sua primeira candidatura a um cargo público, o Deputado Federal eleito por Minas Gerais obteve um resultado expressivo nas urnas, atingindo o número de 120.489 votos (1,20% dos válidos). Votado em 611 municípios, figura como majoritário em 25 cidades, sendo que em 18 delas, ele permanece como o mais votado, incluindo Governador Valadares, sua cidade natal no qual obteve 30.729 votos. Hercílio Coelho Diniz também foi o mais votado nos vales do Aço e Rio Doce, sendo o mais votado de seu partido, o MDB, com quase o dobro de votos do segundo colocado. Em Minas Gerais, HCD - apelido que se refere às iniciais do nome de campanha - ocupa 14º lugar, entre os Deputados Federais mais votados do Estado. Conhecido como uma força nova no cenário político, homem simples e trabalhador, Hercílio se prepara agora, para atuar na Câmara dos Deputados e a trabalhar para o desenvolvimento e crescimento das regiões que irá representar no Congresso Nacional.  

A empresa Coelho Diniz[editar | editar código-fonte]

O Coelho Diniz atua no ramo varejista supermercadista. Apresenta soluções eficientes e inovadoras, além de variedade, excelente atendimento e produtos das melhores marcas, a fim de merecer a preferência dos clientes, visando sempre a superação no que se propõe a fazer: atender com qualidade.

A empresa iniciou suas atividades há mais de 25 anos. Atualmente está presente em algumas cidades do estado de Minas Gerais. Possui 16 unidades de vendas, sendo 9 lojas em Governador Valadares, e as outras em Caratinga, Teófilo Otoni, Manhuaçu, Ipatinga e Coronel Fabriciano.

A região de Caratinga foi a primeira escolhida para iniciar o projeto de expansão fora da cidade sede. A loja que atende as cidades vizinhas foi inaugurada em 2008 e é responsável pela geração de 200 empregos diretos. Já no Vale do Mucuri, onde chegou com força total, já são duas lojas em Teófilo Otoni e outra com fase de prospecção para atender a região. Com isso o número de empregos diretos gerados na cidade, que hoje é de quase 400, passe de 500 postos de trabalho. Manhuaçu, com a obra rapidamente executada, teve a primeira loja inaugurada fora da cidade sede, em 2008, o que torna o empreendimento e a relação com a cidade e toda a chamada "região do café" muito especiais, uma vez que a política de preços baixos beneficia também as cidades vizinhas. Em Manhuaçu, o grupo gera mais de 200 empregos diretos, um número que também irá dobrar com a inauguração da nova loja, já em construção. As lojas em Ipatinga e Coronel Fabriciano somam quase 1000 empregos nas duas cidades, sem contar a nova loja em construção que será a maior da rede.