Hitman: Codename 47

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hitman: Codename 47
Hitman: Codename 47
Desenvolvedora(s) IO Interactive
Publicadora(s) Eidos Interactive
Produtor(es) János Flösser
Morten Borum
Finn Nielsen
Christian Kirk Muff
Escritor(es) Peter Gjellerup Koch
Morten Iversen
Compositor(es) Jesper Kyd
Série Hitman
Plataforma(s) Microsoft Windows
Lançamento
  • AN 21 de novembro de 2000
  • JP 28 de maio de 2001
  • EU 1 de dezembro de 2000
Gênero(s) Furtivo
Modos de jogo Um jogador
Hitman 2:
Silent Assassin

Hitman: Codename 47 é um jogo eletrônico furtivo desenvolvido pela IO Interactive e publicado pela Eidos Interactive. O jogo é o primeiro título da franquia Hitman e foi lançado em novembro de 2000 exclusivo para PC. Ele foi sucedido por seis outros jogos principais da franquia.[1][2]

A história é centrada no assassino de aluguel Agente 47, um clone humano geneticamente aprimorado. Ao escapar de uma instalação de testes, 47 é contratado por um organização europeia de assassinos. Suas missões o levam a locais na Ásia, Europa e América do Sul para assassinar criminosos ricos.[1]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo ocorre da perspectiva de terceira pessoa, mas a configuração do controle é semelhante a um jogo em primeira pessoa, já que os movimentos do 47 são restritos a girar, esticar e avançar. Cada nível ocorre em um ambiente aberto, com personagens não-jogadores, como civis e guardas armados. Embora os critérios da missão possam variar, o objetivo é encontrar o alvo designado de 47 e matá-lo da melhor maneira possível. Embora o caminho pareça linear, é possível, por meio de várias maneiras, cumprir a missão e abordar um alvo diretamente, sem provocar uma represália violenta. O jogo enfatiza essencialmente stealth e mortes silenciosas sem emitir alertas, dando ao jogador uma maior recompensa financeira. As penalidades na forma de deduções financeiras são dadas, por exemplo, se o jogador mata civis, mas nenhum dos guardas é morto. Como o dinheiro é usado para comprar armas e munição durante o jogo, isso pressiona o jogador a usar mecânica furtiva, disfarçada e corpo a corpo para o método mais fácil de atingir alvos.

O jogador pode espiar usando a função lean, que pede para o jogador inclinar levemente para o lado. 47 é capaz de subir escadas, mas não pode se defender com uma arma enquanto sobe. Além disso, só pode pular de uma varanda à outra. Há um cursor na tela para indicar em qual direção 47 ataca. A tela heads-up inclui uma barra que mede a saúde de 47, capacidade de munição, durabilidade de kevlar e o item atual selecionado. Às vezes aparecem mensagens de alerta no canto da tela. Isso ocorre sempre que os inimigos descobrem um corpo no mapa ou se 47 está sob suspeita. O armamento de 47 consiste em várias armas de fogo de curto e longo alcance, fio de garrote e uma faca. As armas de fogo geralmente têm um bom alcance, enquanto as espingardas e metralhadoras diminuem em precisão quanto mais longe o 47 estiver do seu alvo. 47 também pode se equipar com um rifle, escondido em uma mala especial, que deve ser remontada antes que ele possa usá-lo. Depois de usar o rifle, 47 pode desmontá-lo e colocar na mala novamente.

O disfarce é o principal papel na jogabilidade. Sempre que um personagem não-jogador é morto, 47 pode personalizar suas roupas. Isso é necessário para acessar áreas restritas onde apenas os guardas podem entrar. No início de cada nível, 47 começa com uma roupa padrão, que é o terno de marca registrada e gravata vermelha, que depois é dobrada e deixada no chão sempre que 47 muda de roupa. O jogador pode substituir a roupa de 47 pela anterior simplesmente se aproximando deles e selecionando a opção. No caso de 47 adotar as roupas de alguém que ele aniquilou, seu disfarce será comprometido assim que o corpo for descoberto. 47 cria som enquanto caminha, o que alerta qualquer personagem hostil. Para se mover sem ser detectado, o jogador pode usar a função sneak, que faz com que 47 se agache e se mova de maneira perseguidora. Ela também permite 47 recuperar uma arma de seu inventário sem que ninguém a ouça. Se 47 estiver em pé quando o jogador sacar uma arma, ele alerta os personagens próximos. Os mortos podem ser arrastados a qualquer momento. Se alguém no mapa vê um corpo no chão, ele cria atenção indesejada para 47. Ao arrastar, 47 levanta a perna ou o braço mais próximo e começa a erguê-lo quando o movimento é feito pelo jogador.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O jogo começa quando um homem é despertado no porão de um sanatório por um desconhecido através de um alto-falante. Dado o apelido de "Sujeito 47", 47 passa por um curso de treinamento de atletismo, armas de fogo e aniquilações, antes de usar essas habilidades para escapar do sanatório usando o uniforme de um guarda morto. Desconhecido para 47, o homem se diverte em testemunhar sua fuga. Um ano depois, 47 se junta à Agência Internacional de Contratos (ICA), uma organização global especializada na execução de assassinatos para vários clientes, onde ele recebe a identidade de "Agente 47" e recebe instruções de contratos de sua controladora, Diana Burnwood.

Ao longo do ano, 47 recebe contratos para liquidar quatro homens diferentes de várias maneiras: o chefe do crime da Tríade, Lee Hong em Hong Kong, enfraquecendo sua posição, provocando uma guerra de gangues; o traficante Pablo Belisario Ochoa na Colômbia, por meio de uma operação antidrogas; O mercenário austríaco Frantz Fuchs, em Budapeste, junto com seu irmão, que planeja detonar uma bomba durante uma conferência internacional; e o armador Arkadij Jegorov em Roterdã, que está tentando vender uma ogiva nuclear para um grupo extremista. Após a conclusão de cada morte, 47 encontra cartas em cada alvo falando sobre si mesmo, um projeto sobre um "humano experimental" e um quinto homem chamado Professor Ort-Meyer.

Diana logo entra em contato com 47 com a notícia de que todos os quatro alvos serviram na mesma unidade da Legião Estrangeira Francesa no Vietnã. O cliente de cada morto foi considerado o mesmo em cada caso, o que era contra as regras da ICA, levando 47 a receber mais uma missão: aniquilar um médico em um sanatório na Romênia, a mesma instalação da qual ele escapou. Quando 47 chega e aniquila-o, assim como as forças especiais romenas invadem o prédio, ele reconhece o alvo como assistente de Ort-Meyer e logo descobre a verdade de sua existência: 47 foi o produto de um experimento de clonagem que combinou o DNA de Ort-Meyer com os de Hong, Ochoa, Fuchs e Jegorov, para criar um humano impecável, com Ort-Meyer orquestrando sua fuga para testar seu desempenho no mundo real.

Com a ajuda de um agente da ICA, 47 localiza Ort-Meyer em um laboratório escondido no sanatório e descobre que o professor queria que os outros homens fossem mortos porque procuravam usar o projeto para seus próprios fins. Vendo 47 como uma ameaça, Ort-Meyer envia um esquadrão de clones apelidados de "Sujeito 48", uma réplica perfeita de 47 que é irracional e leal, e os faz atacá-lo. 47 supera a todos com seu treinamento e experiências superiores, após o que ele fez ao 48 para matar Ort-Meyer. Enquanto sangra-se no chão, Ort-Meyer lamenta que ele não tenha sido capaz de reconhecer "seu próprio filho" e aceita sua morte pelas mãos de 47, que posteriormente parte o pescoço.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Hitman: Codename 47 foi um dos primeiros jogos a usar a Física Ragdoll[3]. Esse jogo também apresenta a Simulação de Tecido e física de folhagens.

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
Next Generation 3 de 5 estrelas.[4]
Pontuação global
Agregador Nota média
Metacritic 73/100[5]

Jim Preston fez uma revisão da versão PC do jogo para a Next Generation, classificando-a em três estrelas de cinco, e afirmou que "uma obra-prima profundamente falha e que, no entanto, irá recompensar os jogadores que perdoam"[4].

Hitman: Codename 47 recebeu críticas "mistas ou médias", de acordo com o site agregador de notas Metacritic.

O Codename 47 recebeu um prêmio de vendas "Silver" da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA), indicando pelo menos 100 mil vendas no Reino Unido. Em abril de 2009, a Square Enix revelou que esse jogo havia ultrapassado meio milhão de vendas no mundo todo.

Referências

  1. a b «Hitman: Codename 47». IGN. 30 de novembro de 2000. Consultado em 18 de março de 2020 .
  2. «Os piores e os melhores jogos da série Hitman». Voxel. 29 de novembro de 2018. Consultado em 18 de março de 2020 .
  3. «Advanced Character Physics». Gamasutra. Consultado em 12 de junho de 2020 .
  4. a b Preston, Jim (Março de 2001). «Finals». Next Generation. 4 (3). Imagine Media. p. 91 .
  5. «Hitman: Codename 47 for PC Reviews». Metacritic. CBS Interactive. Consultado em 13 de abril de 2013 .
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.