Hugo Wolf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2018)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Hugo Wolf
Nome nativo Hugo Wolf
Nascimento 13 de março de 1860
Slovenj Gradec
Morte 22 de fevereiro de 1903 (42 anos)
Viena
Sepultamento Cemitério Central de Viena
Cidadania Áustria-Hungria, Império Austríaco
Alma mater Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena
Ocupação compositor
Causa da morte sífilis
Hugo Wolf

Hugo Philipp Jakob Wolf (Slovenj Gradec, 13 de março de 1860Viena, 22 de fevereiro de 1903) foi um compositor austríaco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Viveu em circunstâncias difíceis, sem ter obtido o sucesso e desgastado pelas desavenças com Johannes Brahms, que considerava um compositor retrógrado. Não compunha regurlarmente; teve períodos de intensa produção e períodos de esterilidade.

Estudou no Conservatório de Viena, sendo expulso por indisciplina em 1877. Admirador incondicional de Richard Wagner, a partir de 1875 passa a compor Lieder (canções) para canto e piano. Com poucos recursos financeiros, sobrevive dando aulas de piano.

Hugo Wolf continuou e ampliou a tradição dos Lieder de Schubert e Schumann, porém em suas composições revela-se mais moderno . Evidentemente, influenciado pela música de Wagner.

Seus 51 Lieder de Goethe foram publicados em 1889, juntamente com os 53 Lieder de Mörike e os 20 de Einchendorff. Em 1890, escreve os 44 Lieder espanhóis. Em 1895, em poucos meses, escreve a ópera "Der Corregidor" ("O Corregedor"), com libreto de Rosa Mayreder. Em 1896, termina o segundo volume dos 46 Lieder italianos.

É autor também de música coral e um quarteto de cordas. Em 1897, passa a sofrer de transtornos mentais, sendo internado em um hospital psiquiátrico para tratamento.Sua morte precoce, aos 42 anos, significou a perda de um dos maiores compositores de Lieder.

Em 1914, foi erigido um monumento em sua homenagem no Cémitério Central Vienense. O Círculo Hugo Wolf, de Viena, publicou entre os anos de 1898 e 1900 todos os artigos sobre Hugo Wolf, e um catálogo de todas as suas composições foi publicado por Paulo Müller em Leipzig, em 1907.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Izzo, Miguel. Noções Elementares de Música. Irmãos Vitale Editores, 5ª ed., 1946. 238 p.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música