Igor Volk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igor Volk

Cosmonauta da URSS
Nacionalidade União das Repúblicas Socialistas Soviéticas soviético
Nascimento 12 de abril de 1937
Zmiiv, URSS hoje Ucrânia
Morte 3 de janeiro de 2017 (79 anos)
Missões Soyuz T-12, Salyut-7
Insígnia da missão Insígnia Salyut

Igor Petrovitch Volk (em russo: Игорь Петрович Волк) (Zmiiv, 12 de abril de 19373 de janeiro de 2017[1]) foi um cosmonauta soviético.

Selecionado para treinamento em julho de 1980, com 43 anos, ele foi ao espaço em 17 de julho de 1984, integrando a tripulação da Soyuz T-12, para doze dias de missão na estação Salyut 7.

Volk foi chefe do treinamento de cosmonautas para o programa soviético Buran, baseado no ônibus espacial da NASA. Com o cancelamento do projeto foi diretor-adjunto de testes de voo no Instituto de Pesquisa de Voo Gromov e vice-presidente da Fédération Aéronautique Internationale, antes de sua aposentadoria em 1996.

Como reconhecimento por suas contribuições à aeronáutica russa, como piloto de testes e cosmonauta, foi condecorado como Herói da União Soviética.

Carro-voador[editar | editar código-fonte]

Volk também era inventor, e planejava a criação de um carro-voador para quatro pessoas, chamado Lark-4, que decola e aterrissa a apenas 45 km/h numa pista de apenas 27 m de comprimento, consumindo 11 litros de combustível a cada 100 km, em uma velocidade de cruzeiro de 637 km/h.[2]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]