Saltar para o conteúdo

Igreja de São Nicolau (Bilbau)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Nicolau
Igreja de São Nicolau (Bilbau)
Apresentação
Tipo
Parte de
Casco Viejo (en)
Diocese
Dedicado
Estilo
Arquiteto
Ignacio Ibero (d)
Período de construção
Religião
Estatuto patrimonial
Basque government heritage site (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Igreja de São Nicolau (em castelhano: Iglesia de San Nicolás é um templo católico em estilo barroco inaugurado em 1756 localizado na cidade de Bilbau (Biscaia, País Basco, Espanha).

Situa-se no Casco Viejo (zona histórica) da cidade, concretamente na Praça de São Nicolau, junto ao Parque del Arenal, e à margem direita da Ria de Bilbau. A sua fachada enfrenta com o Teatro Arriaga, situado junto à Ponte del Arenal, na extremidade sudoeste da praça.

É uma igreja em estilo barroco com planta de cruz grega num quadrado e coberta por uma cúpula. Os ângulos mortos que ficam nos cantos são as capelas e a sacristia. A cúpula que cobre o templo tem forma de prisma, embora fique dissimulada pelo "gablete-campanário"[nt 1] situada a meio da fachada principal. Esta é composta pela entrada principal e por duas torres encostadas a ambos os lados, num esquema que lembra o da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

No interior, de forma octogonal, existem cinco retábulos em estilo rococó, da autoria de Juan Pascual de Mena.

A igreja de São Nicolau é um templo religioso sob o orago de São Nicolau de Bari e sede da paróquia de São Nicolau.

  1. «Espadaña» no texto original. Espadaña designa, em espanhol, uma estrutura mural para suporte de sinos (campanário) que se prolonga verticalmente e sobressai do resto do edifício, ou uma espécie de gablete que serve de campanário.. Ver artigo «Espadaña (arquitectura)» na Wikipédia em castelhano. Ver artigo «Bell-gable» na Wikipédia em inglês.