Inspeção-Geral das Atividades Culturais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Inspeção-Geral das Atividades Culturais

Palácio Foz Lisboa img 8411.jpg
Sede no Palácio Foz, em Lisboa
Organização
Natureza jurídica Serviço central da administração direta do Estado
Dependência Governo de Portugal
Ministério da Cultura
Localização
Jurisdição territorial Portugal Portugal
Sede Palácio Foz, Calçada da Glória 9, Lisboa
Histórico
Sítio na internet
Site oficial

A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (ou IGAC) é uma organização pertencente ao Ministério da Cultura de Portugal. É a organização responsável pela classificação dos jogos de vídeo, filmes e média relacionada lançados em Portugal.[1] Foi distinguida em 2004 pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica.[2]

Classificações[editar | editar código-fonte]

Os filmes são avaliados utilizando as seguintes classificações:

  • A Parcialmente adequado para crianças.
  • M/3 Para crianças de 3 anos e acima. Conteúdo com esta classificação deve ser de curta duração e de fácil compreensão e não deve provocar medo e/ou de colidir com a sensação de fantasia desta idade.
  • M/6 Para crianças de 6 anos e acima. Atribuído normalmente a conteúdos com falsa violência, com fantasia explícita, no intuito de divertir o espetador.
  • M/12 Para pré-adolescentes de 12 anos e acima. Esta avaliação é de conteúdo que, devido à sua extensão e complexidade, pode provocar nos espetadores mais jovens fadiga e psiquiátricos de trauma. Espetadores mais jovens devem ser acompanhados por um adulto.
  • M/14 Para adolescentes de 14 anos e acima. Atribuído a dramas intensos, dramas sociais, ficção científica com base realista, terror misturado com comédia, etc; conteúdos capazes de provocar alguma perplexidade no espetador.
  • M/16 Para adolescentes de 16 anos e acima. Esta avaliação é de conteúdo que explora, em termos excessivos, aspetos da sexualidade, violência, física e psíquica. Espetadores mais jovens devem ser acompanhados por um adulto.
  • M/18 Para as pessoas de 18 anos e acima. Esta avaliação é para conteúdos de natureza sexual explícito e/ou que explora formas patológicas de violência física e psíquica. Espetadores mais jovens devem ser acompanhados por um adulto, embora se eles são jovens demais, a pessoa responsável para a admissão nos cinemas pode negar a entrada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]