Intercine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Intercine
Intercine.png
Informação geral
Formato Programa de variedades
Gênero Sessão de filmes
Duração Variável (dependendo do filme exibido)
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Créditos do Filme
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV) (1996-2007)
1080i (HDTV) (2007-2010)
Transmissão original 1 de abril de 199630 de dezembro de 2010
Cronologia
Programas relacionados TV Escolha

Intercine foi uma sessão de filmes da Rede Globo que era exibida inicialmente de segunda e depois de terça à sexta logo após o Programa do Jô (em janeiro, período de férias de Jô Soares, ia ao ar depois de séries norte-americanas – a exemplos de 24 Horas, Lost e Prison Break – ou do Jornal da Globo).

Exibição[editar | editar código-fonte]

A sessão foi inaugurada em abril de 1996, sendo a pioneira no quesito interatividade, o que a diferenciava das outras sessões de filmes da Rede Globo e de outras emissoras de TV. Durante o intervalo comercial do filme em exibição, eram divulgados números 0800 de telefone correspondendo cada um a uma produção, sendo que a produção mais votada seria exibida no Intercine seguinte. No início, a sessão tinha três opções de filmes; posteriormente, passou a ter apenas duas e o prefixo do telefone mudou para 0500, deixando de ser uma ligação gratuita. No programa de estreia foi exibido o filme O Último dos Moicanos (filme de 1992).

O telespectador tinha cerca de meia hora (dependendo do filme exibido) para fazer a sua opção. As opções de filmes eram apresentadas no primeiro intervalo comercial (entre a 1ª parte e a 2ª).

Entre 1996 e 1998, a sessão ia ao ar após os shows da emissora, por volta das 23h. Em 30 de março de 1998, com o fim de Campeões de Bilheteria, passou a ser exibida após o Jornal da Globo (nesse mesmo ano ganhou uma sessão extra, intitulada Intercine 2, que ficou no ar até 1999). A partir de abril de 2000, ficou fixo após o Programa do Jô.

Extinção[editar | editar código-fonte]

Logotipo utilizado entre 2005 e 2009

Em janeiro de 2011, a Rede Globo promoveu mudanças em sua grade nas madrugadas. Além da estreia de mais uma temporada do seriado “24 Horas”, a emissora resolveu pela primeira vez tirar o Intercine de sua programação. Em seu lugar, foi colocada uma edição a mais da sessão “Corujão”.

Em 2011, o Intercine foi definitivamente extinto. Seu lugar foi ocupado por séries americanas de terça a quinta e pelo jornalístico Corujão do Esporte às sextas-feiras. Às segundas, o horário é ocupado pela Sessão Brasil.

Intercine Brasil[editar | editar código-fonte]

Logotipo do Intercine Brasil entre 2005 e 2007

Intercine Brasil foi uma sessão especial do Intercine exibida nas segundas-feiras e dedicada a filmes brasileiros. Estreou em 18 de outubro de 2004 com a mesma mecânica da sessão convencional: o filme mais votado pelos telespectadores na madrugada de sexta-feira (no intervalo de Intercine) era exibido na segunda-feira. A última exibição do Intercine Brasil foi em 2 de abril de 2007.

Em 9 de abril do mesmo ano, foi substituído pela Sessão Brasil com o mesmo formato, porém sem a opção interativa.

TV Escolha[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a RedeTV! lançou uma sessão tripla de filmes inspirada em Intercine: a TV Escolha, hoje extinta. Exibida nas tardes de domingo pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, a sessão sugeria duas opções de filmes antes da exibição da atração, e reforçava os números de telefone (também 0800) nos intervalos comerciais.