Jane Calamidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jane Calamidade
Nascimento 1 de maio de 1852
Princeton
Morte 3 de agosto de 1903 (51 anos)
Deadwood, Terryville
Sepultamento Cemitério do Monte Moriah
Cidadania Estados Unidos
Ocupação explorador, guarda de fronteira
Causa da morte pneumonia

Martha Jane Canary-Burke (Princeton, 1 de maio de 18521 de agosto de 1903), mais famosa pela sua alcunha de Calamity Jane (em português: Jane Calamidade ), era uma famosa mulher aventureira que viveu nos tempos do Velho Oeste nos Estados Unidos, possível esposa de Wild Bill Hickok, foi uma guia ou batedora profissional (scout) e lutou contra os ameríndios.

Nascida em Princeton, Missouri, era a mais velha de 6 filhos. Ela viveu algum tempo em Virginia City, Montana. Em 1868 ela se mudou para Wyoming. Em 1870 ela se tornou guia e adaptou um uniforme de soldado para usar. Ela serviu na campanha do General Custer em 1872. Nessa época é que ela passou a se autodenominar Calamity Jane. Em 1876, ela trabalhou como prostituta e depois cozinheira e lavadeira, para uma mulher conhecida por Madam Dora DuFran, próximo a Black Hills. Ela viajou de trem para Deadwood com Wild Bill Hickok e Charlie Utter. Hickok morreu durante uma partida de poker em 2 de agosto de 1876. Calamity alegou que os dois tinham se casado e que Hickok era o pai de sua filha Jane, que disse ter nascida em 1873. A criança depois foi adotada. Em 1941 foi encontrado um registro do casamento de 25 de setembro de 1873, em Benson's Landing, Montana, que aparentemente confirma a história.

Calamity Jane se mudou para El Paso, Texas, em 1884, onde ela se casou com Clinton Burke em 1885. Se separaram em 1895. Em 1896 ela começou a viajar com o show de Buffalo Bill (Buffalo Bill's Wild West show), onde continuou até o fim da sua vida. Ela morreu de complicações de uma pneumonia em 1903.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 1936 foi feito o filme The Plainsman, com Gary Cooper como Wild Bill Hickok e Jean Arthur como Calamity Jane. O remake ocorre em 1966 e aí quem lhe dá corpo é a atriz Abby Dalton;
  • Em 1953 Doris Day estrelou um filme musical sobre Jane Calamidade (conhecido no Brasil como "Ardida como Pimenta");
  • Em 1995 no filme Tall Tale ela foi mostrada como o amor de Pecos Bill.
  • Em cartoon do Pica-Pau ambientado no velho oeste de 1965 a personagem Meany Ranheta faz uma paródia de Jane Calamidade.
  • Calamidade também apareceu no filme Hidalgo, de 2004
  • Apareceu também na novela Bang Bang, de 2005-2006, sendo interpretada por Betty Lago.
  • Calamity Jane é uma personagem importante da série Deadwood da HBO;
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jane Calamidade