Jean-Michel Folon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jean-Michel Folon
Jean-Michel Folon
Jean-Michel Folon en 1990.
Nascimento 1 de março de 1934
Uccle (Bélgica)
Morte 20 de outubro de 2005 (71 anos)
Mónaco (Mónaco)
Cidadania Bélgica
Alma mater
  • Institut Saint-Luc
Ocupação pintor, litógrafo, escultor, ilustrador, designer de selos postais, designer, artista visual
Prêmios
  • honorary Royal Designer for Industry (1981)
Causa da morte leucemia

Jean-Michel Folon (Uccle, Bélgica, 1 de março de 1934Mônaco, 20 de outubro de 2005) foi um artista belga, ilustrador, pintor e escultor.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudando arquitectura na escola de Saint-Luc, abandona os estudos para em 1955, instalar-se nos arredores de Paris, num pavilhão de jardinagem e durante um período de cinco anos, desenha de manhã à noite. No ano de 1985, vai viver para próximo do Mediterrâneo e desenvolve a sua actividade num grande atelier do porto do Mónaco, rodeado por inúmeros artistas.

"Na luz e na paz que convém ao meu trabalho", afirma. Em 1969, na Galeria Lefebre, em Nova Iorque, ocorre a sua primeira exposição de aguarelas. Em 1970, expõe em Tóquio, em Milão (na Galeria "Il Milione") e participa na XXV Bienal de Veneza.

Mais tarde, em 1973, participou da XXV Bienal de São Paulo, onde lhe foi atribuído o Grande Prémio de Pintura.

Ao longo dos anos, o trabalho de Folon diversifica-se pela aquarela, ilustração de livros, serigrafia, gravura, mosaicos, vitrais, cenários e filmes, que confirmam a heterogeneidade da sua arte. Fez, também, a concepção de diversos anúncios, na sua grande maioria para causas humanitárias.

Em finais da década de 80, começa a esculpir, primeiro em madeira, depois em barro e em gesso, até enveredar pelos bronzes ou pelos mármores; no entanto, não deixa de pintar.

Quase ao virar do século, é criada a "Fundação Folon", no local onde passou a sua infância, perto de Bruxelas, onde é apresentado o essencial da sua obra, tendo sido inaugurada em Outubro de 2000.

Desde essa data, é possível descobrir neste local as obras que o Jean-Michel preservou "para as ver juntas, um dia, num mesmo lugar".

Faleceu em 2005, com 71 anos, vítima de uma leucemia. Em resposta à última pergunta do "questionário de Proust" para a revista Express, "como você gostaria de morrer?", Folon respondeu: “Voando”.

Exposições[editar | editar código-fonte]

Principais obras[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Jean-Michel Folon». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 16 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jean-Michel Folon