João Walter de Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Walter de Andrade
João Walter de Andrade
Nascimento 24 de julho de 1919
Aracaju
Morte 26 de abril de 2008
Cidadania Brasil
Ocupação político

João Walter de Andrade (Aracaju, 24 de julho de 1919 — Aracaju, 26 de abril de 2008) foi um militar de carreira, veterano da 2º guerra mundial na luta contra o Nazi-Fascismo e político brasileiro que ocupou o cargo de superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia e foi chefe da Comissão de Obras do Exército na Amazônia. Ostentava a patente de Coronel da reserva do Exército quando foi escolhido governador do Amazonas pelo presidente Emílio Garrastazu Médici em 1970 dentre os quadros da ARENA que pleiteavam o cargo.

Histórico de sua trajetória:

João Walter de Andrade nasceu em Araca­ju no dia 24 de junho de 1919, filho de Ma­nuel Durval de Andrade e de Márcia Maciel de Andrade.

Cursou a Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre e, a partir de abril de 1940, a Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Declarado aspirante-a-­oficial da arma de engenharia em janeiro de 1941, foi promovido a segundo-tenente em setembro de 1944.

Participou da ação da Força Expedicioná­ria Brasileira (FEB) na Itália durante a Segun­da Guerra Mundial (1939-1945), atuando co­mo sapador-mineiro do 7º. Batalhão de Enge­nharia. Promovido a primeiro-tenente em se­tembro de 1945 e a capitão em dezembro de 1949, tornou-se major em dezembro de 1953. Durante os anos de 1961 e 1962 elaborou o Plano Geral de Obras do Exército. Promovido a tenente-coronel alguns dias após o movi­mento político-militar que, em 31 de março de 1964, depôs o presidente João Goulart, exerceu, de abril a agosto, a função de interventor no porto de Manaus e em sua conces­sionária Manaus Harbour. Passou à reserva em 1967, na patente de coronel.

Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em 1967, em outubro de 1970, durante a presi­dência de Emílio Médici (1969-1974), foi elei­to pela Assembléia Legislativa do Amazonas, como candidato da Aliança Renovadora Na­cional (Arena), partido de sustentação do regime militar, Governador do estado do Amazonas. Rece­beu o cargo em março do ano seguinte de Da­nilo de Matos Areosa e governou até março de 1975, quando foi substituído por Enoc da Silva Reis, não mais retornando ao cenário político. Desde então passou a dedicar-se somente à engenharia.

Em sua carreira de engenheiro militar, ela­borou trabalhos técnicos especializados em batalhões de engenharia de construção de ro­dovias, atuou como adjunto e chefe do Servi­ço de Obras da 6ºa. Região Militar, sediada em Salvador, foi oficial-adjunto da 1a. Divisão da Diretoria de Obras e Fortificações do Exérci­to, chefiou a Comissão de Obras do Grupa­mento de Elementos de Fronteira, em Ma­naus, e colaborou no estudo e implantação das primeiras colônias militares da Amazônia (Tabatinga e Clevelândia).

Fez os cursos do Instituto Militar do Exér­cito (IME), de equipamento pesado de enge­nharia, de foto-informação e de motomecani­zação. Também como engenheiro, trabalhou na Esete - Escritório de Serviços Técnicos e En­genharia; na Servimóveis - Sergipe Imóveis e Construções e na Atlas - Incorporadora e Administradora, onde foi assessor da diretoria comercial.Proferiu palestras para oficiais e civis na Escola de Comando e Estado-Maior do Exér­cito, na Escola Superior de Guerra, na Escola de Guerra Naval, nas federações de indústria e comércio, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e no Clube Nacional de São Paulo.

Solteiro e sem filhos, em abril de 2000, João Walter de Andrade, aposentado há vários anos, residia no Rio de Janeiro.

Publicou As telecomunicações na Amazâ­nia, Amazônia presente e futuro e A proble­mática amazônica.


Fonte de pesquisa[editar | editar código-fonte]

Mais 4, faltam 6. Disponível em Veja, ed. 95 de 1º de julho de 1970. São Paulo: Abril. Fonte: Fundação Getúlio Vargas

Precedido por
Danilo Areosa
Governador do Amazonas
19711975
Sucedido por
Enoque Reis
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.