Atlas Shrugged

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de John Galt)
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de «Atlas Shrugged» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.

Atlas Shrugged é um livro de ficção da autora e filósofa Ayn Rand publicado em 1957.[1] Lançado no Brasil como Quem É John Galt? em 1987, relançado em 2010 como A Revolta de Atlas. O quarto e último romance de Ayn Rand, considerado por muitos sua principal obra. Atlas Shrugged contém elementos de ficção científica,[2] mistério e romance,[3] [4] [5] contendo a mais extensa declaração de Rand sobre o objetivismo.

O livro explora um Estados Unidos distópico, em que muitos dos industriais mais importantes e bem sucedidos da sociedade decidem abandonar suas fortunas e a própria nação, em resposta a agressivas regulações do governo, que insiste em taxar e regulamentar os cidadãos produtivos, suas empresas e realizações individuais. O título é uma referência a Atlas, um Titã descrito no livro como "o gigante que mantém o mundo em seus ombros". O significado desta referência aparece em uma conversa entre os personagens Francisco d'Anconia e Hank Rearden, em que d'Anconia pede que conselho Rearden daria a Atlas ao ver que "quanto maior o esforço [do titã], mais pesado fica o mundo em seus ombros". Com Rearden incapaz de responder, d'Anconia dá a sua própria resposta: "To shrug".

O tema de Atlas Shrugged, como Rand o descreve, é "o papel da mente do homem na existência". O livro explora uma série de temas filosóficos de que Rand posteriormente desenvolveria como objetivismo.[6] [7] Ao fazer isso, ela expressa a defesa da razão, o individualismo, capitalismo, e as falhas da coerção governamental.

Atlas Shrugged recebeu muitas críticas negativas após sua publicação de 1957, mas alcançou popularidade duradoura e consistência de vendas nas décadas seguintes.[8]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A protagonista Dagny Taggart, vice-presidente operacional da Taggart Transcontinental, uma empresa ferroviária criada pelo avô, tenta manter a empresa viva. O irmão James Taggart, presidente da ferrovia, é vagamente consciente dos problemas da empresa e toma decisões errôneas, como a insistência em comprar aço de uma empresa que repetidamente posterga a entrega do metal encomendado. Dagny, então, passa por cima da autoridade do irmão e compra, para os trilhos de sua empresa, um metal inventado por Hank Rearden, um magnata. Dagny e Hank levam a sério suas ambições e são mostrados como arautos do desenvolvimento e do progresso. Por outro lado, políticos tentam impor cada vez mais controle sobre a sociedade por meio de medidas populistas. Conforme a interferência estatal cresce, industriais, artistas, cientistas e empresários começam a se rebelar e desaparecer sem deixar pistas, largando trabalhos e negócios para trás.

Há uma gíria aparentemente sem sentido, "Quem é John Galt?", repetida como uma resposta quando se faz uma pergunta difícil. As pessoas, na maior parte do livro, não sabem quem é Galt e ainda assim repetem a pergunta, como quem diz "E quem se importa?".

Referências

  1. Rand, Ayn. Journals of Ayn Rand, edited by David Harriman. (1997) Dutton. ISBN 0-525-94370-6 p.704 Harriman quotes from a 1961 interview in which Rand says, "Atlas Shrugged was the climax and completion of the goal I had set for myself at the age of nine. It expressed everything that I wanted of fiction writing."
  2. Gladstein, Mimi (1999). The New Ayn Rand Companion (Westport: Greenwood Press). p. 42. ISBN 0-313-30321-5. 
  3. Dowd, Maureen. (2011-04-16). "Atlas Without Angelina". The New York Times. ISSN 0362-4331.
  4. McConnell, Scott. 100 voices: an oral history of Ayn Rand. New York: New American Library, 2010-01-01. ISBN 9780451231307 045
  5. "PRODOS.COM - Atlas Shrugged TV miniseries - Albert S Ruddy, Susan Black, Bill Collins". www.prodos.com. Consultado em 2015-10-26. 
  6. Shermer, Michael. The Mind of the Market. [S.l.]: Times Books, 2008. p. XX.
  7. "USATODAY.com - Scandals lead execs to 'Atlas Shrugged'". www.usatoday.com. Consultado em 2015-10-26. 
  8. "Atlas Shrugged » Genesis of the Book". 2014-02-10. Consultado em 2015-10-26.