José Justino Teixeira Botelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
José Justino Teixeira Botelho
Nascimento 9 de março de 1864
Ajuda
Morte 16 de janeiro de 1956 (91 anos)
Lisboa
Cidadania Portugal
Ocupação oficial
Prêmios Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada

José Justino Teixeira Botelho (Ajuda, 9 de março de 1864Lisboa, 16 de janeiro de 1956), foi um oficial de Artilharia do Exército Português, onde atingiu o posto de general, diretor do Colégio Militar, escritor e historiador militar. Foi sócio da Academia das Ciências de Lisboa.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu na Ajuda, então concelho de Belém, filho de Francisco de Paula Botelho de Moraes Sarmento.

Foi general de Artilharia, diretor do Colégio Militar, escritor e historiador, membro da Academia das Ciências de Lisboa, membro da Academia Portuguesa da História, sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Foi professor no Colégio Militar, de que foi diretor de 1925 a 1929.

Em 1915 foi galardoado com o 1.º prémio no Concurso Literário promovido pela Comissão do Centenário da Guerra Peninsular, pela obra História Popular da Guerra Peninsular.

Foi redator da Revista Militar e colaborou em periódicos técnicos e científicos, como o Boletim do Sindicato Nacional dos Jornalistas [2] (1941-1945), Boletim da Academia as Ciências de Lisboa, o Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, o Arquivo Ultramarino, o Mensageiro Literário (Porto), o Boletim da Sociedade Luso-Africana (Rio de Janeiro) e o Journal of the Society of Army Historical Research (Reino Unido). Também colaborou em diversos jornais, com destaque para o Diário de Notícias.

Foi condecorado com o grau grande-oficial da Ordem de Santiago da Espada (8 de dezembro de 1920) e com a grã-cruz da Ordem Militar de Avis (com decreto de concessão datado de 1 de outubro de 1928).[3] Também recebeu a grã-cruz da Ordem de Instrução Pública e era grande-oficial da Ordem do Delfim da Suécia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.