Saltar para o conteúdo

José Fortes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 14: Linha 14:


''"Problemas acústicos soluções acústicas, problemas eléctricas soluções eléctricas"''<br><small> Sobre a dificuldade de resolver problemas acústicos com electrónica e vice-versa.</small><br>
''"Problemas acústicos soluções acústicas, problemas eléctricas soluções eléctricas"''<br><small> Sobre a dificuldade de resolver problemas acústicos com electrónica e vice-versa.</small><br>

''"Nossa senhora de Fátima não faz som, eu não faço milagres."''</small><br>


==Características qualificáveis numa gravação áudio ==
==Características qualificáveis numa gravação áudio ==

Revisão das 13h54min de 20 de novembro de 2010

José Fortes (Porto, 16 de Fevereiro de 1943), é um dos técnicos de som mais importantes da música portuguesa, célebre pela grande quantidade de artistas famosos que gravou durante os anos 60, 70 e 80 e pela qualidade das suas gravações. Foi sócio dos estúdios Fortes & Rangel nos anos 60 e dos estúdios Angel durante os anos 80. Actualmente faz gravações por conta própria com um estúdio móvel montado numa carrinha, dedicando-se principalmente à gravação de música clássica em Igrejas ou em acústicas adequadas.

Frases famosas

José Fortes transmite as suas ideias sobre a captação de som através de citações frequentes no seu discurso, nomeadamente:

"Um bom som faz-se na captação, utilizando para tal, o microfone e acima de tudo, o ouvido."
Importância capital da colocação do microfone na qualidade sonora.

"Também se fazem boas gravações com bons equipamentos."
Sobre a irrelevância do equipamento, desde que este não possua defeitos de construção ou compromissos que comprometam o som.

"Não confundir a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre."
Sobre as discussões eternas sobre parâmetros técnicos que pouca influência têm no som, esquecendo que o mais importante é a colocação do microfone no sítio certo.

"Há três mentiras no mundo: Deus existe, dinheiro não traz felicidade e resolve-se na mistura."
Sobre a impossibilidade de resolver uma má captação através da mistura.

"Problemas acústicos soluções acústicas, problemas eléctricas soluções eléctricas"
Sobre a dificuldade de resolver problemas acústicos com electrónica e vice-versa.

"Nossa senhora de Fátima não faz som, eu não faço milagres."

Características qualificáveis numa gravação áudio

Perante a dificuldade de descrever por palavras a qualidade sonora, Fortes muitas vezes compara-a com a descrição do sabor da maça. No entanto, define o som em três parâmetros:
Dinâmica: relacionado com a amplitude. A gama dinâmica duma gravação define os extremos entre o forte e o piano. Uma gravação tem de ser capaz de preservar a impressão – senão toda – da gama dinâmica do som original/real, ou o impacto emocional será diminuído;
Espaço: a impressão espacial provocada pelo som, remetendo o ouvinte para a acústica original.
Qualidade: relacionada com o espectro, também chamado de timbre; A preservação da gama de frequências que o constituem, é essencial para manter uma ilusão de som real ao ouvinte.

Essencialmente, quase toda a informação do som está no transiente, pois é nesse período de tempo que o maior espectro é excitado. O microfone deverá ser colocado onde capta o mais fielmente e da forma mais agradável possível a sua representação.

Importância da acústica

Uma acústica apropriada é fundamental na gravação de música, sendo tanto ou mais importante que a qualidade sonora de um instrumento musical.

Artistas e discos gravados por José Fortes

Ligações externas