Kelps Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2018).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Kelps Lima
Deputado estadual pelo Rio Grande do Norte
Período 13 de dezembro de 2012
até a atualidade
(2.º mandato)
Dados pessoais
Nascimento 16 de março de 1972 (47 anos)
Natal, Rio Grande do Norte
Alma mater UFRN
Partido PR (2010–2013)
SD (2013–presente)
Profissão Advogado
Ocupação Político

Kelps Lima (Natal, 16 de março de 1972) é advogado e político brasileiro, atualmente exercendo o mandato de deputado estadual do Rio Grande do Norte.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado no bairro do Alecrim, foi o primeiro de sua família a ter curso universitário. É formado em Direito e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte,[1].

Atualmente é o presidente do partido Solidariedade no Rio Grande do Norte, ocupando cargo de deputado estadual pela segunda vez na Assembleia Legislativa RN.

Antes de ser deputado, por quase 20 anos Kelps atuou como advogado em causas de direito constitucional e direito administrativo, sendo sócio de um dos maiores escritórios de advocacia em Natal.

Antes de ser candidato, Kelps já ocupou alguns cargos governamentais, entre eles o de coordenador jurídico da Secretaria de Educação do Estado e o de Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal. Como secretário de Mobilidade Urbana, entre janeiro de 2009 e março de 2010, Kelps Lima criou o Projeto Via Livre, que foi eleito, em 2009, o melhor projeto de mobilidade urbana do Brasil, em concurso realizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em 2010, Kelps foi candidato a deputado estadual pelo PR, mas ficou na suplência com 29.956 votos.[2] Em 13 de dezembro de 2012, Kelps assumiu o mandato e intensificou sua atuação nas redes sociais.

Em 2013, Kelps se filiou e passou a presidir o partido recém-criado Solidariedade, pelo qual conseguiu sua reeleição em 2014 com 59.619 votos, obtendo a 4.ª maior votação do estado.

Kelps foi candidato a prefeito de Natal pelo Solidariedade, nas eleições de 2016, e mesmo fazendo uma das campanhas mais modestas do pleito, conseguiu ficar em segundo lugar na eleição, obtendo 47.576 votos, ficando com 13,37% dos votos e obtendo a segunda colocação, deixando para trás agremiações bem mais tradicionais da cidade, como o PSDB e o PT.[3]

Em 2018 foi novamente eleito deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo SD, com 33.819 votos, sendo o décimo primeiro mais bem votado do estado. [4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.