Ezequiel Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ezequiel Ferreira
Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Período 1 de janeiro de 2015
até a atualidade
Antecessor Ricardo Motta
Deputado estadual do Rio Grande do Norte
Período 1 de janeiro de 2002
até a atualidade
(4 mandatos consecutivos)
Dados pessoais
Nascimento 3 de maio de 1967 (52 anos)
Natal, RN
Nacionalidade Natal, Rio Grande do Norte
Progenitores Mãe: Letícia Galvão
Pai: Ezequiel José Ferreira de Souza
Partido PTB
PMN
PTB
PMDB (2013-2016)
PSDB (2016-presente)

Ezequiel Galvão Ferreira de Souza (Natal3 de maio de 1967) é um político brasileiro. É deputado estadual do Rio Grande do Norte, atualmente no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). [1] É o 12º membro da família a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, fazendo parte de uma família que há muitos anos exerce importante liderança política no Rio Grande do Norte.

O Deputado Ezequiel é bisneto do ex-deputado Ezequiel Mergelino, que ocupou uma cadeira no legislativo estadual em 1910; sobrinho-neto do ex-senador e ex-deputado José Ferreira; é sobrinho-neto da ex-deputada Maria do Céu Fernandes, primeira Deputada eleita do Rio Grande do Norte; também sobrinho-neto do ex-governador e ex-deputado Cortez Pereira; primo de um dos mais brilhantes parlamentares que já passaram pela Assembléia Legislativa, deputado Paulo de Tarso Fernandes; e primo do ex governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira; e filho do ex-deputado e ex-presidente da Assembléia Legislativa Ezequiel José Ferreira de Souza.

As suas principais bases políticas são nas regiões: do Seridó, especialmente em Currais Novos, seu berço político, e onde obteve maior votação para deputado estadual na história do município; do Trairí, berço político de seu pai; do Agreste, principalmente em Nova Cruz e Canguaretama; na Grande Natal, em Ceará-mirim, Maxaranguape e Macaíba e com expressivas votações em demais municípios espalhados pelo Estado, na região Central, Mato Grande e região salineira. O trabalho político do Deputado Ezequiel Ferreira é marcado pela ética e pelo trabalho. Em seu primeiro mandato fez parte da Comissão de Constituição e Justiça; da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho; de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior.

Foi por 4 vezes consecutivo o parlamentar que mais apresentou Requerimentos e Projetos de Lei na Assembléia Legislativa, no período de 2004 à 2007. Apresentou vários projetos visando principalmente a geração de emprego e distribuição de renda no meio rural. Dentre tais, destaca-se a luta pela construção da Estrada da Produção, interligando toda Serra de Santana e possibilitando a escoação agrícola daquela micro-região; também busca revitalizar a cultura do algodão através de Projeto de Lei, em uma tríplice parceria entre Governo do Estado, empresas de beneficiamento e o produtor rural.

Saúde, educação e segurança pública também são temas constantes na pauta do Parlamentar. O Deputado Ezequiel Ferreira foi o 2º vice-presidente da Mesa Diretora passada da Assembléia Legislativa, além de vice-lider do Governo. Obteve 34.228 votos em sua primeira eleição pelo PTB. Foi candidato a reeleição em 2006 pelo PMN, e o povo reconheceu o seu trabalho, dando um aumento de quase 3 mil votos em comparação a 1ª eleição, num total de 36.784 votos. Em 2010, o parlamentar obteve 51.842 votos, sendo o o segundo deputado mais bem votado do Estado e em 2014, a sua votação cresceu para 54.438 votos, o que representou 3,28% da votação para deputado estadual. Em 2018, Ezequiel ingressou em seu quarto mandato, validado por 58.221 votos (3.45%), ocupando o primeiro lugar. Atualmente o Parlamentar é Presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.[2]

Referências

  1. G1: Ezequiel Ferreira é reeleito para presidir Assembleia Legislativa do RN
  2. «Ezequiel Ferreira». Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Consultado em 15 de março de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.