Ken (boneco)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ken Carson é o nome de um boneco fabricado pela empresa Mattel, e introduzido em 1961 como o namorado da boneca Barbie. Semelhante a sua "contraparte feminina" Ken também possui uma vasta linha de roupas e acessórios.[1] O personagem não só apenas faz parte da linha de brinquedos, como também é visto aparecendo em quase todas as mídias da Barbie geralmente como coadjuvante de sua namorada. No Brasil o boneco foi originalmente vendido pela Estrela em 1984 sob o nome de Bob, a princípio para evitar problemas com a pronúncia do nome Ken em português, porém ele passou a ser chamado de Ken alguns anos depois.

Ele também fez uma aparição no filme Toy Story 3 e é um dos protagonistas do desenho animado Barbie: Life in the Dreamhouse.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 1993 a Mattel lançou um boneco do Ken intitulado "Earring Magic Ken". Esse boneco causou bastante controvérsia por sua semelhança de visual que segue a cultura gay.[2] Através de várias críticas a Mattel descontinuou o boneco por alguns anos, embora suas vendas tenha sido bem favoráveis.

Referências

  1. «Keeping Ken 101». Manbehindthedoll.com. Consultado em 16 de agosto de 2010 
  2. «The Man Behind The Doll presents Earring Magic Ken». Manbehindthedoll.com. 1 de julho de 1993. Consultado em 16 de agosto de 2010