Ken (boneco)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ken
Informações
Criador(a) Ruth Handler
País de origem  Estados Unidos
Data de lançamento 11 de março de 1961 (63 anos)
Fabricante(s) Mattel
Distribuidora(s) Mattel
Público Infantil
Tipo Boneco
Anos de produção 1961–presente
Website www.barbie.com

Kenneth Sean Carson também conhecido como Ken é um boneco fabricado pela empresa Mattel, e introduzido em 11 de março do ano 1961 como o namorado da boneca Barbie. Semelhante a sua "contraparte feminina", Ken também possui uma vasta linha de roupas e acessórios.[1] O personagem não só apenas faz parte da linha de brinquedos, como também é visto aparecendo em quase todas as mídias da Barbie geralmente como coadjuvante de sua namorada. No Brasil, o boneco foi originalmente vendido pela Estrela em 1984 sob o nome de Bob, a princípio para evitar problemas com a pronúncia do nome Ken em português, porém ele passou a ser chamado de Ken alguns anos depois.

Ele também fez uma aparição no filme Toy Story 3 e é um dos protagonistas do desenho animado Barbie: Life in the Dreamhouse.

Em 2023, o ator Ryan Gosling foi escalado para viver o boneco em uma adaptação live-action[2] no filme Barbie, junto com Margot Robbie.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 1993, a Mattel lançou um boneco do Ken intitulado "Earring Magic Ken". Esse boneco causou bastante controvérsia por sua semelhança de visual que segue a cultura gay.[3] Através de várias críticas, a Mattel descontinuou o boneco por alguns anos, embora suas vendas tenham sido bem favoráveis.

Referências

  1. «Keeping Ken 101». Manbehindthedoll.com. Consultado em 16 de agosto de 2010 
  2. Kroll, Justin (22 de outubro de 2021). «Ryan Gosling To Play Ken Opposite Margot Robbie In 'Barbie' Movie From Warner Bros, LuckyChap & Mattel». Deadline (em inglês). Consultado em 4 de abril de 2023 
  3. «The Man Behind The Doll presents Earring Magic Ken». Manbehindthedoll.com. 1 de julho de 1993. Consultado em 16 de agosto de 2010