Barbie of Swan Lake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barbie of Swan Lake
Barbie no Lago dos Cisnes (PT)
Barbie Lago dos Cisnes (BR)
Capa da edição brasileira do DVD.
 Estados Unidos
2003 •  cor •  83 min 
Direção Owen Hurley
Produção Kim Dent Wilder
Rob Hudnut
Roteiro Elana Lesser
Cliff Ruby
Baseado em O Lago dos Cisnes
de Tchaikovsky
Elenco Kelly Sheridan
Mark Hildreth
Gênero Fantasia
Música Arnie Roth
Edição Greg Richardson
Companhia(s) produtora(s) Mainframe Entertainment
Mattel Entertainment
Distribuição Artisan Entertainment
Universal Pictures Home Entertainment
Lançamento 30 de setembro de 2003[1]
Idioma Inglês
Cronologia
Barbie como Rapunzel
(2002)
Barbie em A Princesa e a Plebéia
(2004)
Página no IMDb (em inglês)

Barbie of Swan Lake (Barbie no Lago dos Cisnes (título em Portugal) ou Barbie Lago dos Cisnes (título no Brasil)) é um filme de animação estadunidense, o terceiro da série cinematográfica animada por computador inspirada na boneca Barbie, produzido pela Mainframe Entertainment, dirigido por Owen Hurley[2] e distribuído pela Mattel em parceria com a Universal Studios. Seu lançamento ocorreu diretamente em home-vídeo em 30 de setembro de 2003,[1] gerando uma grande linha de brinquedos, acessórios e outros produtos licenciados lançados em conjunto com o filme.

Inspirado no balé O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, o longa segue Odette (Barbie), uma moça humilde que é amaldiçoada por um feiticeiro, Rothbart, e transformada em um cisne. Odette, então, parte em uma jornada para salvar os habitantes da Floresta Encantada e quebrar as maldições de Rothbart.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Odette é a jovem filha de um padeiro que, ao seguir um unicórnio, chega à Floresta Encantada. O local está parcialmente dominado por Rothbart, que se sente ameaçado pela presença da moça, pois a mesma conseguiu retirar o Cristal Mágico de uma árvore, cumprindo uma profecia. Rothbart, então, transforma Odette em um cisne. A Rainha das Fadas consegue reverter parte do feitiço, fazendo com que Odette seja cisne durante o dia, e volte a ser humana durante a noite. O Cristal Mágico impossibilita que Odette seja atingida por outros feitiços de Rothbart.

Daniel dançando com Odila, pensando que a mesma é Odette.

Somente um humano poderia matar uma criatura da Floresta Encantada, assim, Rothbart atrai o Príncipe Daniel para lá, com o objetivo de que Odette seja caçada pelo mesmo. Ao cair da noite, Daniel presencia a transformação de Odette e se encanta pela moça. Furioso por seu plano ter sido frustrado, Rothbart tenta usar seus poderes contra Daniel, mas é impedido por Odette, que consegue anular seus poderes com o Cristal. O príncipe se apaixona pela jovem, e a convida para o baile real, onde pretende pedi-la em casamento.

Rothbart não se dá por vencido, e descobre que o encanto do Cristal Mágico pode ser quebrado caso o amor verdadeiro de quem o possuir jure amor a outra pessoa. O feiticeiro usa seus poderes para que sua filha, Odila, fique com a aparência de Odette. No baile real, ao dançar com Odila, Daniel pede-a em casamento e jura seu amor. Neste momento, Odette, que chega ao castelo em forma de cisne, desmaia devido ao enfraquecimento do Cristal e Odilla volta a ter sua aparência normal.

A Rainha das Fadas leva Odette de volta a Floresta Encantada, mas ambas são seguidas por Rothbart. Temeroso, Daniel também vai atrás de Odette. Rothbart pede à Rainha das Fadas que o deixe levar Odette, mas, ao impedi-lo, é transformada em um animal da floresta. O feiticeiro fica frente a frente com Odette, mas Daniel chega para impedi-lo. Para se livrar do príncipe, o feiticeiro também usa seus poderes contra ele, mas Odette entra na frente de Daniel, e ambos são atingidos. Rothbart está certo de que agora é o rei da Floresta Encantada, mas, instantaneamente, o Cristal Mágico recupera seus poderes, já que o verdadeiro amor foi demonstrado por Odette, que se sacrificou para salvar Daniel.

Odette e Daniel recuperam-se, e todos os feitiços são quebrados, trazendo de volta todos que foram amaldiçoados por Rothbart.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Maggie Wheeler como Odila (voz original). No Brasil, Flavia Fontenelle.
  • Kathleen Barr como Rainha das Fadas (voz original). No Brasil, Juraciara Diácovo.
  • Ian James Corlett como Ivan (voz original). No Brasil, Caio César.
  • Michael Dobson como Erasmus (voz original). No Brasil, Pietro Mário.
  • Chantal Strand como Kelly (Liana) (voz original). No Brasil, Lina Mendes.
  • Garry Chalk como Padeiro (pai de Odette) (voz original). No Brasil, Dário de Castro.
  • Gina Stockdale como Rainha (mãe de Daniel) (voz original). No Brasil, Márcia Morelli.
  • Brian Drummond como Reggie (voz original). No Brasil, Gustavo Nader.
  • Kathleen Barr como Marie (irmã de Odette) (voz original). No Brasil, Adriana Torres.


Notas

  • Informações retiradas dos créditos da versão brasileira do DVD.

Produção[editar | editar código-fonte]

Coreografia[editar | editar código-fonte]

Ao contrário de diversas obras que foram adaptadas em forma de desenho animado, Barbie of Swan Lake mostra, em suas cenas, muito do que é apresentado durante os espetáculos de balé. As cenas de dança foram filmadas com bailarinos reais, e coreografadas por Peter Martins, ex-bailarino e diretor do Balé da Cidade de Nova York. Somente depois foram transpostas para o filme. No longa, podem ser vistas algumas das partes mais importantes de O Lago dos Cisnes, como O Cisne Negro e A Dança dos Pequenos Cisnes.

Música[editar | editar código-fonte]

A maioria das músicas usadas no filme são retiradas do balé O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. Além disso, o filme tem uma música-tema, "Wings", escrita por Jason Blume e interpretada por Leslie Mills. "Wings" é usada nos créditos finais do longa e em um videoclipe de Barbie of Swan Lake.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

DVD Exclusive Awards 2003[editar | editar código-fonte]

Ano Nomeação Categoria Resultado
2003 Barbie of Swan Lake Melhor Filme de Animação Exclusivo em DVD Indicado

Referências

  1. a b «Barbie of Swan Lake release». Consultado em 26 de julho de 2016 
  2. «Barbie of Swan Lake». Barbie. Consultado em 9 de dezembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]