Barbie in the 12 Dancing Princesses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde junho de 2019).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2019).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde junho de 2019.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Barbie in the 12 Dancing Princesses
 Estados Unidos
2006 •  cor •  82 min 
Direção Greg Richardson
Baseado em The 12 Dancing Princesses
de Irmãos Grimm
Elenco Catherine O Hara
Kelly Sheridan
Gênero fantasia
Companhia(s) produtora(s) Mainframe Entertainment
Mattel Entertainment
Distribuição Universal Studios
Lançamento 19 de setembro de 2006[1]
Idioma inglês
Cronologia
O Diário da Barbie
(2006)
Barbie Fairytopia: A Magia do Arco-Íris
(2007)
Página no IMDb (em inglês)

Barbie in the 12 Dancing Princesses (no Brasil e em Portugal, Barbie em As Doze Princesas Bailarinas) é um filme de animação estadunidense de 2006, produzido pela Mainframe Entertainment, distribuído pela Mattel Entertainment em parceria com a Universal Studios e protagonizado pela famosa boneca Barbie. Seu lançamento ocorreu diretamente em vídeo em 19 de setembro de 2006, gerando uma grande linha de produtos licenciados. O filme foi dirigido por Greg Richardson, com um roteiro escrito por Elana Lesser e Cliff Ruby, inspirado no conto de fadas alemão As 12 Princesas Bailarinas, dos Irmãos Grimm. A história segue, a Princesa Genevieve, "interpretada" por Barbie, suas onze irmãs e como elas vão parar em um mundo mágico, onde todos os seus desejos tornam-se realidade.

Barbie em As 12 Princesas Bailarinas contém a voz de Kelly Sheridan como Genevieve na versão original. O longa-metragem é o nono lançamento da série cinematográfica animada por computador de Barbie.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Neste longa-metragem, Barbie interpreta Genevieve, uma das doze irmãs princesas. Quando o pai das garotas, um rei viúvo, nota que suas filhas não tem o comportamento adequado que se espera de princesas chama a ambiciosa duquesa Rowena, sua prima que mora em um país distante, para que ela ensine suas filhas a se portarem como damas. Uma das primeiras atitudes de Rowena foi proibi-las de dançar, cantar e fazer qualquer tipo de brincadeira; mas quando as irmãs mais novas (trigêmeas) fazem aniversário, recebem de presente um livro que foi deixado pela sua mãe. Descobrem que dançando sobre os azulejos de flores no chão do quarto podem abrir um portal para um jardim mágico secreto onde podem dançar a noite sem serem incomodadas.

Neste jardim as flores realizam qualquer desejo, a água cura as feridas e até as estátuas podem dançar como os melhores bailarinos do mundo. Ao mesmo tempo em que as princesas estão felizes com sua descoberta, o rei fica muito doente graças a um veneno que Rowena vem misturando ao seu chá. Genevieve está desconfiada das intenções de Rowena e pede a Derek, que além de sapateiro real é seu melhor amigo, para investigar um estranho homem que visitou a duquesa. Derek descobre que este homem é um vendedor de ervas e que a duquesa o pagou com uma taça de prata tirada do castelo.

Derek volta ao castelo para contar a Genevieve o que descobriu, porém ao chegar lá é avisado de que elas desapareceram. Na verdade elas entraram no jardim mágico e não pretendem sair até descobrir como se livrar de Rowena! Derek entra escondido no castelo e vai até o quarto das princesas, ao ver marcas de sapatos nos azulejos do chão se lembra da dança em 12 passos que Genevieve executava no jardim do palácio e ao repeti-la o portal se abre. A situação piora pois Brutus, o macaquinho de estimação de Rowena, vê Derek entrando no portal e ensina a sua dona como chegar até lá.

Rowena observa as princesas de longe e leva algumas flores mágicas. De volta ao castelo destrói os azulejos que são a abertura do portal e as princesas e Derek não podem voltar. Enquanto isso o rei muito fraco e sem poder recorre às filhas, emite proclames declarando Rowena como rainha enquanto ele não melhorar. Rowena dá ordens aos guardas que prendam as princesas caso elas apareçam novamente no castelo. Enquanto isso Derek e Genevieve tentam abrir o portal, porém descobrem que só dançando como um casal apaixonado é que o portal se abrirá pela última vez, e dessa vez a saída é no jardim do castelo já que a passagem do quarto foi destruída.

As 12 princesas e Derek lutam para não deixar Rowena tomar o poder do reino, fazem armadilhas e enganam os guardas até que descobrem que o pai foi envenenado por Rowena e está morrendo. Genevieve e Derek lutam com Rowena e ela usa uma das flores mágicas desejando que o casal dance pelo resto da vida, porém a princesa consegue rebater o feitiço com ajuda de seu leque. Enquanto isso Lacey consegue salvar a vida de seu pai dando a ele um pouco da água que trouxe do jardim mágico. Rowena sai do reino dançando eternamente ao lado de Desmond, seu comparsa. Genevieve se casa com Derek e todos viveram felizes para sempre!

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Ashley: É a mais velha. Ela adora música, principalmente flauta. Sempre diz o que pensa. A de cabelo castanho que usa rosa-arroxeado, tem a pele mais escura entre as princesas, usa um rabo-coque. (no Brasil, voz de Fernanda Baronne)
  • Blair: Muito sonhadora. Adora andar a cavalo pelo reino. A de cabelo preto que usa vermelho, tem a pele muito branca. Usa coque no cabelo. (no Brasil, voz de Mareliz Rodrigues)
  • Courtney: Adora ler. Vive com um livro na mão pelo castelo. A de cabelo castanho que usa azul, tem a pele morena. Usa coque. (no Brasil, voz de Fernanda Crispim)
  • Delia: Adora esportes, principalmente Croquet. Também gosta de andar a cavalo. A loira que usa verde, te a pele branco-rosada. Usa coque. (no Brasil, voz de Gabriela Bicalho)
  • Edeline: Adora esportes, mais especificadamente Croquet, como sua irmã Delia. A de cabelo castanho que usa laranja, tem a pele levemente morena. Usa coque. (no Brasil, voz de Roberta Nogueira)
  • Fallon: Sonha com o verdadeiro amor. Adora cuidar e brincar com animais. Loira que usa rosa choque e rosa claro, tem a pele branca. Usa coque. (no Brasil, voz de Iara Riça)
  • Genevieve: Adora dançar. Sempre foi a líder das irmãs, apesar de não ser a mais velha. É apaixonada por Derik e, no final, se casa com ele. Usa pink com branco-dourado e tem cabelo solto, tem a pele branca. É a própria Barbie. (no Brasil, voz de Flávia Saddy)
  • Hadley: Adora andar com pernas-de-pau, junto com sua irmã gêmea Isla. É loira e usa rabo de cavalo. Veste azul. (no Brasil, voz de Carol Kapfer)
  • Isla: Adora fazer acrobacias e andar de pernas-de-pau, como sua irmã gêmea Hadley. Tem cabelo castanho, usa rabo de cavalo e veste lilás. (no Brasil, voz de Carol Kapfer)
  • Janessa: Adora colecionar insetos. É uma das trigêmeas, ao lado de Kathleen e Lacey. Tem cabelo solto e castanho. Usa azul com azul bebê.
  • Kathleen: Adora pintar quadros. É uma das trigêmeas, ao lado de Janessa e Lacey. Usa cabelo solto, é ruiva, e usa amarelo claro com lilás.
  • Lacey: É a mais nova de todas as princesas. É uma das trigêmeas, ao lado de Janessa e Kathleen. Como sua irmã Genevieve, adora dançar, mas acha que, por ser muito desajeitada, não se encaixa com suas irmãs, que dançam super bem. No final, salva a vida de seu pai. Cabelo solto, loira, usa lilás com lilás-rosado.
  • Derek: O vendedor de sapatos, acaba ajudando as garotas e tendo um envolvimento amoroso com Genevieve. (voz de Marcos Souza no Brasil)
  • Rowena: Prima da família, acaba indo morar no castelo e se tornando a grande vilã da história. (voz de Miriam Ficher no Brasil)
  • Brutus: O chimpanzé de Rowena. É encrenqueiro e malvado. (voz de Marcelo Garcia no Brasil)
  • Tigresa: A gata do rei. (voz de Christiane Monteiro no Brasil)
  • Félix: O papagaio de Derek. (voz de Guilherme Briggs no Brasil)
  • Rei: O pai das princesas. Fica doente através dos chás que Rowena o oferece. (voz de Alfredo Martins no Brasil)


Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Barbie em As 12 Princesas Bailarinas foi nomeado a "Melhor Canção Original - Infantil/Animação" no Daytime Emmy 2007, além de duas indicações ao Leo Awards 2007 nas categorias "Melhor Filme ou Série de Animação" e "Melhor Diretor de Filme ou Série de Animação".

Daytime Emmy 2007

Categoria Complemento Resultado
Melhor Canção Original - Infantil/Animação
  • "Shine"
  • Arnie Roth (música)
  • Rob Hudnut (letra)
  • Amy Powers (letra)
Indicado

Leo Awards 2007

Categoria Complemento Resultado
Melhor Filme ou Série de Animação
  • Shea Wageman (produtor)
  • Jennifer Twiner McCarron (produtora)
Indicado
Melhor Diretor de Filme ou Série de Animação
  • Greg Richardson
Indicado

Música[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora instrumental fora composta por Arnie Roth, sendo a canção "Shine", tema músical do filme, fora escrito em parceria com Rob Hudnut e Amy Powers, e interpretado por Cassidy Ladden e Kelly Sheridan.

As canções apresentadas no filme são:

  1. 12 Dancing Princesses theme song
  2. Shine
  3. The Birthday Song
  4. Derek's Tune
  5. Sacerdotes Domini

Referências

  1. «Barbie in the 12 Dancing Princesses release». Consultado em 29 de julho de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.