King K. Rool

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
King K. Rool
Informações gerais
Nome no Japão Kingu Kurūru (キングクルール)
Série Donkey Kong
Primeiro jogo Donkey Kong Country (1994)
Designer Steve Mayles
Dublador em inglês Chris Sutherland (1994-2005)[1]
Benedict Campbell (série animada de 1996-2000)
Dublador japonês Jūrōta Kosugi
Informações pessoais
Sexo Masculino
Alinhamento Mal
Raça Kritter
Espécie Kremling
Terra natal Ilha dos Crocodilos
Afiliação Tripulação Kremling
Habilidade especial Super-Força
Arma Bacamarte

King K. Rool (キングクルール Kingu Kurūru?) ou somente K. Rool é o vilão principal da série de jogos Donkey Kong. É um poderoso Kremling e líder da organização Tripulação Kremling[2] totalmente obcecado por poder. Atua na maioria dos jogos usando disfarces diferentes tais como Kapitão K. Rool, Barão K. Rooleinstein e Rei Krusha K. Rool.

Aparência[editar | editar código-fonte]

King K. Rool é um Kritter obeso de pele esverdeada, barriga amarela, braços musculosos, olhos vermelhos, uma conjuntivite no olho esquerdo devido a loucura e usa uma armadura frontal dourada.[3] Usa uma coroa na cabeça, uma capa vermelha e dois braceletes dourados nos punhos. Em Mario Super Sluggers seu vestuário é alterado usando um colar vermelho no pescoço no lugar da capa e uma sunga branca continuando com sua coroa e seus braceletes.

Vestes[editar | editar código-fonte]

  • Kapitão K. Rool: Aparece em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest. Um capitão pirata que usa um chapéu negro, veste uma jaqueta vinho e possui um cinto com uma fivela de caveira prateada.
  • Barão K. Rooleinstein: Aparece em Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!. Um cientista louco que veste um jaleco branco de cientista com canetas nos bolsos, usa luvas de borrachas negras, possui uma peruca e usa um suspensórios com fivela de caveira bronzeada.
  • Rei Krusha K. Rool: Aparece em Donkey Kong 64. Um lutador de boxe que veste uma roupa de malha azul com um cinto dourado, usa luvas de boxe enorme, sapatos rosados (um com furo) e sua velha coroa na cabeça.

História[editar | editar código-fonte]

Antes dos jogos[editar | editar código-fonte]

De acordo com os guias de estratégia do segundo jogo e a resposta de Gregg Mayles, K. Rool foi pirata de um galeão que afundou no porto da Ilha dos Crocodilos durante a época dos Kremlings Degoladores (Kremling Kuthroats).[4][5][6] Primeiro ele formou seu próprio grupo pirata fundando a Tripulação Kremling como capitão pirata, mas também expandiu sua autoridade na sua ilha toda estabelecendo sua residência no topo da mesma e um parque de diversões para seus capangas.[6][7] Famoso por ser completamente autoritário, K. Rool maltrata seus capangas e desperdiçou todos os recursos naturais da própria ilha.[8][9]

Canônico[editar | editar código-fonte]

O vilão manda metade de seu exercito roubar a reserva de bananas no primeiro jogo, sequestra DK em seu reinado pra extorquir a reserva no segundo jogo, cria o KAOS pra dominar o mundo no terceiro jogo, tenta destruir a Ilha Kong com o Disparomático (Blast-O-Matc) em Donkey Kong 64, rouba as medalhas do festival no DK: King of Swing e rouba todas as bananas de cristais de Xananab pra dominar o universo em DK: Jungle Climber.[10][11] Mas todos seus planos foram frustrados por Donkey Kong e seus amigos.

Spin-Off[editar | editar código-fonte]

K. Rool foi contratado pelo próprio Cranky pra roubar a Reserva de Bananas, continuou com o mesmo plano de sequestrar o DK e participa do concurso de encontrar o mundo perdido nos 3 jogos de Donkey Kong Land.[12][13] K. Rool se torna o alvo correto e dançarino em Donkey Konga. Nos jogos de corrida, K. Rool é o ultimo do time Kremling em Donkey Kong Pilot e contraponto de Cranky em Donkey Kong Barrel Blast.

Outras Franquias[editar | editar código-fonte]

K. Rool junto com seus capangas Kritters aparece no Mario Super Sluggers como adversário na fase DK Jungle e tambem como um personagem jogável quando é vencido. Na maioria das vezes K. Rool aparecia apenas como trofeu nos jogos de Super Smash Bros., mas aparece como personagem jogável em Super Smash Bros. Ultimate onde usa seus acessórios nos jogos anteriores

Aparições[editar | editar código-fonte]

Triva[editar | editar código-fonte]

  • O nome é o trocadilho da palavra Cruel por causa de seus atos.
  • A terceira nomenclatura e característica do personagem é referencia ao Barão Frankenstein em que este criou seu monstro.
  • O personagem considerado um dos vilões mais famosos da Nintendo junto de Bowser e Ganondorf.
  • No seu trofeu em Super Smash Bros. Brawl, foi escrito erradamente que Kapitão K. Rool é seu irmão.

Referências

  1. David Wise no Twitter (recuperado no dia 10 de janeiro de 2019)
  2. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest Guia de Estratégia, Nintendo, 1995, pág. 12
  3. Steve Mayle's post on Twitter, retrieved July 6, 2015
  4. M. Arakawa. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest Guia de Estratégia, Nintendo, 1995, pág. 20 - "KREM KAIS: K. Rool prova que é pirata e não marinheiro com outro navio naufragado. Tenha cuidado ou você vai afundar em seu pântano junto com ele!"
  5. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest Guia de Estratégia alemã, Nintendo, 1995, pág. 52 - "RATTLE BATTLE: Após uma breve aparição dos dois macacos, você pode se transformar na cobra na cabine de K. Rool."
  6. a b Greg Mayles no Twitter (recuperado no dia 25 de maio de 2018)
  7. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest Manual de Instruções, Nintendo, 1995, pág. 21 - "KREMLÂNDIA ALUCINANTE: O que os Kremlings fazem para se divertir quando não estão tornando a vida da Família Kong miserável? Eles vão para a Kremlândia Alucinante, o parque de diversões da ilha! Esta área possui montanhas-russas que não apenas estão em estado extremo de degradação, mas também são assombradas." -
  8. Klubba: "Kapitão K. Rool nos trata mal. Espero que vocês afundem os planos dele!" - Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
  9. M. Arakawa. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest Guia de Estratégia, Nintendo, 1995, pág. 46 - "JUNGLE HINX: Parece que K. Rool não ouviu falar em preservar as florestas tropicais. Aqui ele está jogando um monte de pneus gigantes no caminho de Diddy e Dixie!"
  10. K. Rool: "QUÊ!? Como se atreve! KAOS foi minha passagem para a dominação do mundo... E eu teria me dado bem se não fosse essas crianças enxeridas!" - Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble
  11. K. Rool: "E então, o mundo --- não, todo o universo será meu!" - DK: Jungle Climber
  12. Donkey Kong Land Manual de Instruções, Nintendo, 1995, pág. 15 - INTRODUÇÃO: Vou chamar ao velho K. Rool e providenciar tudo. Você vai acordar amanhã sem suas bananas. (Cranky Kong)
  13. Donkey Kong Land III Manual de Instruções, Nintendo, 1997, p. 2 - INTRODUÇÃO: Isso ocorreu após o anúncio de um concurso para encontrar o lendário Mundo Perdido que dominou as lendas da área por séculos. Os aspirantes a exploradores vieram de todo o mundo para aproveitar esta chance tão esperada de fama e fortuna.