Kuma (Tekken)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2013). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kuma
Kuma
Informações gerais
Nome no Japão Kuma (クマ)
Primeiro jogo Tekken
Informações pessoais
Aniversário 1 de abril de 1970 (Kuma I)/ 27 de novembro de 1989 (Kuma II)
Terra natal  Japão (Kuma)
 Estados Unidos (Kuma Jr.)
Estilo(s) de luta Estilo Mishima de Artes Marciais

Kuma (クマ Kuma?) significa, literalmente, "urso" em japonês, e é o nome de dois personagens da série de jogos de luta Tekken. O primeiro Kuma é pai do segundo. Ambos são ursos-pardos e animais de estimação de Heihachi Mishima, treinados por este para lutar e serem leais. Heihachi provavelmente ama Kuma mais do que qualquer membro de sua família. Os dois animais têm uma inteligência média, um pouco fraca em relação à do ser humano, mas surpreendentemente inteligente para um urso. Quando não estão lutando, são dóceis e gentis, mas quando ficam irritados ou querem brigar, não se sabe o que podem fazer com seus adversários. Os dois ursos têm um certo ódio pelo lutador Paul Phoenix.

De um modo geral, os ursos são animais cruéis, e provavelmente os Kumas sejam os piores, pelo fato de, além de lutarem, sua comida preferida ser a carne humana.

História[editar | editar código-fonte]

Tekken[editar | editar código-fonte]

Quando o primeiro Kuma era ainda filhote, Heihachi o encontrou abandonado nas florestas das propriedades da família Mishima, e então decidiu adotá-lo. Quando chegou à idade adulta, o urso aprendeu com seu dono comandos simples e sinais com as mãos, como, por exemplo, bater palmas e acenos. Aprendeu até algumas palavras em japonês. Depois de dois anos, Heihachi percebeu o poder contido em seu animal de estimação, e decidiu treiná-lo no estilo Mishima de artes marciais. Porém, no caso de Kuma, o estilo se chamava "Kuma Shinken" (Treinamento Avançado para Ursos). Nenhum dos associados de Heihachi conseguia entender por que Kuma era tão inteligente, o que levou posteriormente à saída dos mesmos da propriedade, com medo do intelecto do urso. Esta necessidade foi reforçada pela propensão de Kuma para o gosto da carne humana.

Apesar da lealdade inabalável a seu dono, Kuma preferia deixá-lo um pouco de lado para ir dormir, especialmente durante o verão. Esta abordagem preguiçosa significava que o estilo de luta do urso nunca amadureceu realmente, e era muito desconexa. Isso foi demonstrado no primeiro torneio King of Iron Fist, no qual Kuma ingressou a pedido de seu dono, para testar suas habilidades.[1]

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

No torneio, Kuma foi facilmente derrotado pelo judoca Paul Phoenix. O urso ficou impressionado com as habilidades de Paul, e achava que o único ser humano realmente forte era seu dono, Heihachi. Por causa disso, Kuma começou a odiar Paul, e esperava uma revanche.

Heihachi, ao ser derrotado por seu filho Kazuya Mishima no primeiro torneio, foi lançado de um penhasco pelo mesmo, como vingança por ter feito a mesma coisa com ele. Porém, o velho homem conseguiu sobreviver e, após sair de lá, secretamente foi com Kuma até um dojô localizado em cima de uma montanha, e a partir de então os dois começaram a treinar intensamente. Certo dia, o torneio King of Iron Fist 2 foi anunciado. Então, os dois decidiram ingressar, e Kuma estava ansioso para destruir seu rival, Paul Phoenix.[2] Também foi durante esse tempo que o urso teve um filhote, e desde cedo começou a treiná-lo no mesmo estilo de seu mestre.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

No segundo torneio, Kuma novamente foi derrotado por Paul, e voltou para casa furioso e ao mesmo tempo abatido. Depois de alguns anos, o urso estava velho e cansado, e seu filho já estava crescido. Este último aprendeu tão rápido o estilo Mishima de artes marciais, que se tornou ainda melhor que seu pai, e chegou a até derrotá-lo.

Infelizmente, Kuma faleceu pouco tempo depois, e seu filho foi adotado por Heihachi, que o chamou de Kuma Jr. Este continuou sendo treinado por seu dono, e era mais inteligente que seu pai. Certo dia, Kuma Jr. estava assistindo à TV, quando a viu mostrar um lutador se exibindo. Este era Paul Phoenix, o antigo rival de seu pai. O jovem urso foi à loucura quando avistou Paul, e começou a odiá-lo, mesmo não sabendo que o judoca era extremamente detestado por seu pai. Pouco tempo depois, o torneio King of Iron Fist 3 foi anunciado, e Kuma, juntamente com seu dono, decidiram ingressar. O jovem urso estava determinado a não só derrotar Paul, como também testar suas habilidades.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

Infelizmente Kuma foi derrotado por Paul no terceiro torneio. Foi então que ele percebeu que havia perdido contato com suas raízes animais, e que enquanto fosse animal de estimação de Heihachi, não seria capaz de aproveitar o poder de seus instintos naturais, não importava o quanto treinasse. Então, decidido a revivê-los, Kuma foi até as montanhas de Hokkaido e começou a treinar sozinho, sem seu dono.

Enquanto treinava, Kuma sentiu que suas habilidades melhoraram, bem como o desenvolvimento dos seus próprios ataques. Apesar de ter feito alguns grandes avanços em sua vida para reviver seus instintos animais, ele manteve uma peculiaridade: não podia viver sem televisão. Ele descia frequentemente para aldeias vizinhas para assistir TV através das janelas das casas dos moradores. Certo dia, em uma dessas "visitas", ele viu na TV um comercial anunciando o torneio King of Iron Fist 4. Com seus instintos mais fortes do que nunca, Kuma decidiu ingressar, mais uma vez com a única intenção de derrotar Paul Phoenix.[3]

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Finalmente, Kuma conseguiu o que tanto queria: derrotou Paul e, mesmo com o torneio continuando, decidiu sair, pois seu único objetivo era eliminar seu rival. Assim, o jovem urso voltou para casa feliz da vida. Entretanto, seu júbilo foi levado a um fim abrupto quando descobriu que seu mestre e dono, Heihachi, havia morrido. Kuma ficou triste ao saber da notícia, mas ao perceber o caos em torno da Mishima Zaibatsu, decidiu que salvar tal megacorporação seria a maneira perfeita de demonstrar sua lealdade a seu falecido mestre.

Porém, quando Kuma chegou ao prédio, o caos já havia terminado, pois alguém já havia tomado controle da Zaibatsu, e ele foi escoltado para fora da corporação. Isso não lhe deu escolha a não ser voltar para as montanhas. Mais tarde, quando ouviu sobre o anúncio do King of Iron Fist 5, Kuma decidiu que, por lealdade a seu mestre e dono, entraria para o torneio e tomaria o controle da Mishima Zaibatsu.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Heihachi, ninguém acreditava que Kuma poderia voltar e resgatar o Mishima Financial Group (MFG) de seu novo proprietário, Jin Kazama. Ansioso para fazer exatamente isso, o urso se confronta com a MFG, mas Jin já esperava por ele, e facilmente derrotou o animal. Depois disto, Kuma foi levado de helicóptero até as florestas de Hokkaido, e foi lançado. Apesar da dura queda, ele sobreviveu. Então, ele começou a percorrer as vastas florestas, à procura da sede da Mishima Zaibatsu. Ele estava determinado a derrotar Jin e assumir a liderança da megacorporação. Para tal, ingressou no torneio King of Iron Fist 6.

Finais[editar | editar código-fonte]

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

Kuma está treinando alguns golpes com Heihachi. Primeiramente, o urso quebra uma pilha de blocos de vidro com uma só patada. Em seguida, Heihachi joga duas garrafas de vidro para o alto, e Kuma, com uma cabeçada, quebra-as antes de caírem no chão. Por último, o animal, também com uma cabeçada, destrói uma parede de tijolos, na qual está contido um desenho com o rosto de Paul Phoenix. (Este epílogo é bem parecido com o de Paul em Tekken).

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

Ling Xiaoyu está saindo de sua escola com sua ursa de estimação, Panda. Então é mostrado Kuma, que está à espreita bem no portão, esperando-as. Quando chegam à saída, o urso parece que vai atacar, mas o que ele faz é oferecer um buquê de flores para Panda. No entanto, as duas amigas nem percebem Kuma, e continuam seu caminho, enquanto o jovem urso permanece imóvel, perto do portão.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

Enquanto Heihachi canta e bate palmas sentado no chão, Kuma dança.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

Heihachi decide tornar Kuma seu herdeiro. Para isso, o velho homem chama seu animal até uma sala e manda que este assine um contrato, no qual está escrito: "Eu, Heihachi, entrego a Kuma todos os meus bens". Como Kuma é um urso, basta que ele deixe uma marca com sua pata nas folhas. Quando assina pela primeira vez, o jovem urso fica felicíssimo, achando aquilo divertido. Então, Heihachi mostra outros contratos, que dizem que ele dá a Kuma vários outros bens, e o animal não pensa duas vezes, e marca sua pata nos papéis. A cada assinatura, Kuma faz uma dança diferente, visto que nunca esteve tão contente. Então, é mostrado o último contrato. Porém, neste está escrito o inverso do primeiro, ou seja, "Eu, Kuma, entrego a Heihachi todos os meus bens". Como o jovem urso não sabe ler, Heihachi decide enganá-lo, e manda que assine. Então, Kuma, empolgado, se prepara e logo o faz. Porém, ele erra o alvo e acerta sua pata em cheio no rosto de seu dono, que fica marcado com a tinta.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Kuma vence o torneio e assume a Zaibatsu. Ele está em seu escritório, na cadeira de diretor, emitindo alguns documentos, quando seu novo empregado, Lee Chaolan, entra no local e diz que Heihachi Mishima quer vê-lo. Então, o jovem urso autoriza a entrada de seu mestre e dono. Heihachi entra elogiando Kuma, dizendo que este tinha feito muito bem em salvar sua megacorporação, e abre os braços para abraçá-lo. Kuma se levanta e faz o mesmo, mas quando seu dono chega bem perto da mesa, ele aperta um botão contido na mesma, que abre um alçapão sob os pés de Heihachi, que cai (provavelmente Kuma fez isso como vingança por ter sido enganado por seu dono, pensando que este estava morto). O urso então sorri, enquanto Lee aprova o ato.

Em seguida, o jovem urso se senta em sua cadeira, e um empregado lhe oferece um peixe. Quando Kuma está prestes a pegá-lo com a boca, Heihachi consegue subir o buraco e, sem querer aperta um outro botão contido na mesa. Esse botão abre um outro alçapão, que fica logo abaixo da cadeira de Kuma. Este último cai, juntamente com a cadeira e o peixe. Enquanto isso, Heihachi, conseguindo chegar ao topo do buraco, retira o elogio que fez a seu animal, e diz que enquanto ele tivesse fôlego, não deixaria que Kuma fizesse algo por conta própria. Enquanto o velho homem se esforça para sair completamente do buraco, Lee aprova novamente.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Kuma está em uma sonda espacial. Ele está com os lutadores Jin Kazama e Kazuya Mishima amarrados, pronto para soltá-los no espaço, mas perto da Terra. Primeiramente, ele solta Jin, que vai em direção ao planeta. Depois, ele solta Kazuya, que faz o mesmo trajeto. Em seguida, o jovem urso comemora sua ação. Porém, sem querer, Kuma rasga sua roupa com suas garras, e isso faz com que ele também seja lançado para fora da sonda e faça o mesmo trajeto que os dois lutadores fizeram. Os três, então, atravessam a atmosfera e caem na Terra, parecendo estrelas cadentes. Enquanto isso, Ganryu, que está de pé ali perto, consegue avistar tais "estrelas" e começa a pensar em sua amada, Julia Chang.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

Kuma está em um parque de diversões, tirando fotos com três garotas. Estas ficam impressionadas com ele, achando que é uma fantasia de alta qualidade. Então, duas delas chegam perto dele e falam para a outra amiga tirar uma foto. Enquanto isso, Kuma, ao olhar para o lado, avista Panda, sua paixão, juntamente com sua dona, Xiaoyu, Miharu Hirano e Alisa. Ao ver sua amada, ele começa a rosnar e a salivar. A garota que vai tirar a foto percebe, e fica com medo. As duas outras não entendem, mas ao olharem para o urso, vêem que ele é real, e então as três fogem, desesperadas.

Em seguida, Kuma, com seu coração a mil e seus olhos fitos em Panda, começa a correr atrás desta. Ele até consegue pular em cima de um ônibus e salta em direção à sua amada. Porém, Panda está atenta, e antes mesmo de Kuma cair, ela lhe dá um soco tão forte que o faz voar mais alto ainda. As três amigas que estão com ela não percebem, e continuam seu passeio pelo parque. Quando Kuma cai, o chão cria rachaduras, devido ao seu peso e ao impacto. Então, um homem vestido de panda aparece e pergunta ao urso, também pensando que é alguém fantasiado, se ele está bem. Kuma, ao vê-lo, acha que é sua paixão, e então se lança sobre ele.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Inicialmente, todos os golpes de Kuma eram baseados nos movimentos dos robôs Jack e de Ganryu. Em Tekken 5, tanto Kuma quanto Panda ganharam golpes próprios e um estilo mais "animal" de lutar, com arranhões e outras oscilações inexistentes nos demais jogos da série.
  • É guarda-costas de Heihachi Mishima.

Tekken[editar | editar código-fonte]

  • Assim como todos os sub-chefes desse jogo, Kuma não tem seu próprio epílogo. Ao terminar o jogo com ele, os créditos são mostrados.
  • Este é o único jogo onde Kuma parece ser um urso-negro-asiático, tendo as mesmas marcas no peito distintas. Nos demais jogos, ele é retratado como sendo um urso-pardo. Em Tekken Tag Tournament, seu uniforme alternativo é um urso-polar.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

  • Seu sub-chefe é Paul Phoenix.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

  • Os chefes de Kuma no modo Tekken Force são Panda, Ling Xiaoyu, Jin Kazama e Heihachi Mishima. Como Kuma e Panda compartilham do mesmo caractere, eles enfrentam os mesmos rivais nesse modo, rivais estes que provavelmente foram enfrentados por Panda no torneio. Kuma provavelmente enfrentou outros concorrentes, que não são revelados.
  • Kuma é desbloqueado junto com Panda, completando o modo Arcade uma vez.
  • Kuma e Panda têm o mesmo final.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

  • Kuma (ou Panda) é o chefe da fase Jungle de Tekken Force Mode.
  • Kuma se torna jogável ao vencer o jogo (Story Mode) sete vezes, ou completando o mesmo uma vez com Ling Xiaoyu.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

  • Os sub-chefes de Kuma são Ling Xiaoyu e Paul Phoenix.
  • Apesar de ainda compartilharem do mesmo caractere, Kuma e Panda são personagens bem diferenciados nesse jogo. Os rivais de Kuma não são os mesmos que os de Panda, e os finais dos dois, apesar de parecidos, não contam a mesma história. Panda nem sequer aparece no final de Kuma.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

  • No Scenario Campaing no jogo Tekken 6: Bloodine Rebellion, há alguns ursos Kuma como obstáculos, e o próprio Kuma é chefe do estágio Parque Natural do Norte.
  • Assim como em Tekken 4, em Tekken 6 a paixão de Kuma por Panda é pouco ou talvez nada evidenciada.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

  • Tem duas cenas de vitória especiais com Paul Phoenix: em uma, os dois fazem movimentos engraçados; em outra, Paul oferece um aperto de mão, mas Kuma tenta morder a mão do judoca.
  • Tem várias cenas de vitória especiais com Panda, Roger Jr. e Alex: ele pode dançar com qualquer um dos três
  • Tem duas cenas de vitória especiais com Panda; nas duas, ele se lança sobre ela para abraçá-la, mas leva um soco.
  • Tem uma cena de vitória especial com Heihachi Mishima: o urso quer abraçar seu dono, mas este recusa, afastando a pata do animal..
  1. «Kuma (Tekken)». www.fightersgeneration.com. Consultado em 10 de março de 2016 
  2. «Kuma I - Tekkenpedia». eng.tekkenpedia.com. Consultado em 10 de março de 2016. Arquivado do original em 21 de março de 2016 
  3. «Kuma (Character) - Giant Bomb». www.giantbomb.com. Consultado em 10 de março de 2016