Língua rotokas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rotokas (Rotokas)
Falado em: Papua-Nova Guiné
Região: Província Bougainville
Total de falantes: 4300
Família: Línguas Leste Papua
 Línguas Norte Bougainville
  Rotokas
Estatuto oficial
Língua oficial de: Papua-Nova Guiné
Códigos de língua
ISO 639-1: paa
ISO 639-2: roo

Rotokas é um idioma do Filo Linguístico Leste Papua falado por cerca de 4000 pessoas na Província Bougainville, ilha ao leste da Nova Guiné, parte de Papua-Nova Guiné. Apresenta três dialetos: Central (próprio Rotokas), Rotokas Aita e Piripaia. O dialeto Central é o que apresenta as notáveis características de Fonologia apresentadas a seguir.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

O Rotokas Central tem a menor quantidade de fonemas e também o menor alfabeto de entre todos idiomas existentes. Apenas a língua pirarrã que não tem escrita, poderia ser considerada como mais pobre em fonemas. O alfabeto Rotokas, com base no Latino, tem somente 12 letras para apenas 11 Fonemas. As letras são as vogais A E I O U e as consoantes G K P R S T V,com T e S apresentado o mesmo som, podendo o som V ser também representado por B.

Não apresenta tons, nem acentuação com contrastes maiores. As vogais longas são representadas por duplas letras. Há também muitas seqüências de até 3 ou 4 vogais.

Em palavras de três e quatro sílabas a sílaba tônica é sempre a primeira. Os de quatro sílabas acentuam-se na primeira e na terceira, os de cinco sílabas na antepenúltima.

Gramática[editar | editar código-fonte]

As sentenças apresentam a sequência Sujeito – Objeto – Verbo, com os Adjetivos e Demonstrativos antes do Substantivo. Advérbios têm posição livre, embora na maior parte das vezes antecedam o verbo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Firchow, I & J, 1969. "An abbreviated phonemic inventory". In Anthropological Linguistics, vol. 11 #9.
  • Robinson, Stuart. 2006. "The Phoneme Inventory of the Aita Dialect of Rotokas". In Oceanic Linguistics, vol. 45 #1, pp. 206–209. (Download)
  • Brief grammatical overview available at the Rosetta Project
  • [1] Irwin Firchow (1987), "Form and Function of Rotokas Words"]