Língua rotokas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rotokas

Rotokas

Falado em: Papua-Nova Guiné
Região: Província de Bougainville
Total de falantes: 4320 [nota 1]
Família: Papua
 Bougainville setentrional
  Rotokas
Escrita: Alfabeto rotokas
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: roo

O rotokas é um idioma da família linguística bougainville setentrional das línguas papuas falado por cerca de 4300 pessoas na província Bougainville, ilha ao leste da Nova Guiné, parte de Papua-Nova Guiné. Apresenta três dialetos: rotokas central, rotokas aita e pipipaia.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

O rotokas central tem a menor quantidade de fonemas e também o menor alfabeto de entre todos idiomas existentes. Apenas a língua pirarrã que não tem forma escrita, possui menos fonemas. O alfabeto rotokas, com base no Latino, tem somente 12 letras para apenas 11 Fonemas. As letras são as vogais A E I O U e as consoantes G K P R S T V,com T sendo grafado como S diante de I, e apresentado som idêntico. V por vezes é escrito como B. As vogais longas são representadas por letras duplas.

A tonicidade das palavras é determinada morfologicamente. Em palavras de duas e três sílabas, a sílaba tônica é sempre a primeira. Nas de quatro sílabas, há tonicidade na primeira e na terceira, e, nas de cinco sílabas a tonicidade recais sobre a antepenúltima.

Gramática[editar | editar código-fonte]

As sentenças apresentam a sequência Sujeito – Objeto – Verbo, com os adjetivos e pronomes posicionados antes do substantivo. Advérbios têm posição livre, embora na maior parte das vezes antecedam o verbo.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Em 1981, segundo Wurm and Hattori, citados em http://www.ethnologue.com/language/roo/18.[1]
  1. 1981