Luís, Conde de Trani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís
Príncipe de Bourbon-Duas Sicílias
Conde de Trani
Cônjuge Matilde Ludovica em Baviera
Descendência Maria Teresa de Bourbon-Duas Sicílias
Casa Bourbon-Duas Sicílias
Nome completo
Luís Maria de Bourbon
Nascimento 1 de agosto de 1838
  Nápoles, Itália
Morte 8 de junho de 1886 (47 anos)
  Paris, França
Religião Catolicismo
Pai Fernando II das Duas Sicílias
Mãe Maria Teresa Isabel da Áustria

Luís Maria de Bourbon (Nápoles, 1º de agosto de 1838Paris, 8 de junho de 1886), titulado conde de Trani, foi o filho mais velho do rei Fernando II das Duas Sicílias e de sua segunda esposa, a arquiduquesa Maria Teresa Isabel da Áustria.

Herdeiro ao trono[editar | editar código-fonte]

Seu meio-irmão, Francisco II, tornou-se rei em 1859, mas não deixou filhos sobreviventes, tornando Luís seu herdeiro presuntivo. Contudo, o reino das Duas Sicílias foi conquistado pela Expedição dos Mil, sob o comando de Giuseppe Garibaldi, em 1861. Mesmo assim, Luís continuou sendo o herdeiro da chefia da deposta casa real por toda a sua vida. Como Luís faleceu antes de Francisco II, a posição de chefe caiu nas mãos do príncipe Afonso, conde de Caserta.

Casamento e filha[editar | editar código-fonte]

Em 5 de junho de 1861, Luís desposou a duquesa Matilde Luísa da Baviera, que era irmã de Maria Sofia da Baviera (esposa de Francisco II) e da imperatriz Sissi.

Eles tiveram apenas uma filha, Maria Teresa, que desposou o príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen. Entre os netos de Luís estava a princesa Augusta Vitória, consorte de D. Manuel II de Portugal.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.