Luke Rockhold

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luke Rockhold

Luke Rockhold em 2016
Informações
Nome de
nascimento
Luke Skyler Rockhold
Nascimento 17 de outubro de 1984 (39 anos)
Santa Cruz, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Altura 1,91 m
Peso 93 kg
Divisão Peso-meio-pesado
Envergadura 196 cm
Modalidade Kickboxing, jiu-jítsu brasileiro
Posição Canhoto
Luta por San Jose, Califórnia, Estados Unidos
Equipe American Kickboxing Academy
Graduação      Faixa preta em jiu-jítsu brasileiro
Período em
atividade
2007–presente
Cartel nas artes marciais mistas
Total 21
Vitórias 16
Por nocaute 4
Por finalização 10
Por decisão 2
Derrotas 5
Por nocaute 5
Outras informações
Cartel no MMA pelo Sherdog
última atualização: 12 de janeiro de 2019

Luke Skyler Rockhold (Santa Cruz, 17 de outubro de 1984) é um lutador de artes marciais mistas (MMA) norte-americano e ex-campeão do peso-médio do Ultimate Fighting Championship.[1] Foi o invicto campeão dos pesos-médios do já extinto evento Strikeforce. Rockhold é faixa preta em jiu-jítsu, sendo treinado por Dave Camarillo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luke Rockhold vem de uma família de atletas. Cresceu em Santa Cruz, Califórnia ao lado do irmão e surfista profissional Matt Rockhold. Seu pai, Steve Rockhold, foi um jogador de basquete profissional na Europa.[2]

Luke começou a treinar judô aos 6 anos de idade. Quando ele entrou na sétima série, ele se juntou a equipe de sua escola de wrestling e tentou lutar por um colégio da comunidade local, mas sentiu que o esporte não era para ele, ao invés disso ele começou a treinar jiu-jítsu em tempo integral. Depois de vencer alguns torneios de Jiu-jitsu brasileiro ele decidiu olhar para as Artes Marciais Mistas e alguns amigos de Rockhold o convenceram a treinar na Academia Americana de Kickboxing (AKA) em San José, Califórnia.

Carreira no MMA[editar | editar código-fonte]

Início da Carreira[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2007, Rockhold fez sua estréia profissional contra Mike Martinez no evento Melee on the Mountain. Rockhold dominou a luta e venceu com um armlock na metade do primeiro round. Ele teve sua segunda luta no mesmo evento em novembro de 2007. Não foi tão bem sucedido quanto o primeiro e Rockhold foi derrotado por Tony Rubalcava por nocaute técnico.

Strikeforce[editar | editar código-fonte]

Foi então oferecida uma luta para Rockhold no Strikeforce: Young Guns II, luta em que Rockhold mostrou um incrível desempenho forçando seu oponente Josh Neal com socos. Impressionado com seu desepenho o Strikeforce lhe ofereceu outra luta no evento Strikeforce: Destruction contra Nik Theotikos ao qual Rockhold venceu por finalização. Em sua terceira luta no evento Strikeforce: Shamrock vs. Diaz Rockhold alcançou sua terceira vitória consecutiva sobre Buck Meredith.

Rockhold seguiu em frente e no Strikeforce Challengers: Villasenor vs. Cyborg lutaria contra Cory Devela. Mesmo sendo considerado um azarão pela mídia e os espectadores, venceu Devela por finalização em apenas trinta segundos de luta.

No Strikeforce Challengers: Gurgel vs. Evangelista, Rockhold derrotou Jesse Taylor que havia participado do reality show The Ultimate Fighter. Essa luta marcou sua quinta vitória consecutiva no Strikeforce.

Em fevereiro de 2010, Rockhold enfrentou outro participante do The Ultimate Fighter, Paul Bradley e venceu por nocaute técnico. A luta aconteceu no Strikeforce Challengers: Kaufman vs. Hashi. Com a vitória Rockhold já se preparava para enfrentar lutadores mais fortes e conhecidos no mundo do MMA e no Strikeforce. Além da vitória, Rockhold foi anunciado para o jogo EA Sports MMA.

Rockhold foi programado para lutar contra Matt Lindland no Strikeforce: Diaz vs. Noons II, mas desistiu poucas semanas antes da luta devido a uma lesão no ombro e também era esperado para enfrentar o ex-candidato ao título, Tim Kennedy, no Strikeforce: Feijao vs. Henderson em 5 de março de 2011. No entanto, por razões desconhecidas, Rockhold foi retirado da luta.

Cinturão dos pesos-médios do Strikeforce[editar | editar código-fonte]

Depois de mais de um ano sem lutas devido as lesões, Rockhold voltou a lutar no Strikeforce World Grand Prix: Barnett vs. Kharitonov enfrentando o na época campeão dos médios Ronaldo Souza em 10 de setembro de 2011. Ele venceu a luta por decisão unânime e se tornou o novo Campeão Peso Médio do Strikeforce.

Em 7 de Janeiro de 2012 no Strikeforce: Rockhold vs. Jardine, Rockhold fez sua primeira defesa de título contra Keith Jardine, luta na qual Rockhold venceu por nocaute técnico após uma sequência de socos.

Sua segunda defesa de título foi marcada para 14 de Julho de 2012 contra Tim Kennedy no eventro Strikeforce: Rockhold vs. Kennedy. Na pesagem antes da luta, no dia 13 de Julho de 2012 Rockhold apresentou um excesso de meio quilo e teve de cortar o peso extra no limite de duas horas. Novamente conseguiu defender seu título vencendo a luta por decisão unânime.[3]

Para sua terceira defesa de título, Rockhold era esperado para enfrentar Lorenz Larkin no evento Strikeforce: Cormier vs. Mir marcado para 3 de novembro de 2012. Porém, Rockhold foi forçado a retirar-se do evento devido a uma lesão e o evento foi cancelado mais tarde. Furioso com o cancelamento da luta, Lorenz Larkin comentou em uma rede social sua insatisfação quanto ao ocorrido, mas teve o argumento rebatido por Rockhold.[4]

Fim do Strikeforce[editar | editar código-fonte]

Quando o presidente do UFC Dana White anunciou dia 12 de Março de 2011 que a Zuffa, empresa-mãe do UFC havia comprado o Strikeforce já era esperado que o evento chegaria ao fim e que a maioria dos lutadores seriam transferidos para o UFC (sendo que no final de 2011 muitos lutadores já haviam sido transferidos, como por exemplo Dan Henderson, Nick Diaz, Alistair Overeem e Cung Le). Eis que a Zuffa finalmente anunciou o último evento do Strikeforce que ocorreu dia 12 de Janeiro de 2013.

O Presidente do UFC Dana White então se pronunciou sobre quais atletas ele tem mais interesse e, entre eles, Luke Rockhold estava na lista, como campeão dos médios.[5]

Ultimate Fighting Championship[editar | editar código-fonte]

Foi então finalmente confirmado que Rockhold assim como vários outros lutadores do extinto Strikeforce migraram para o UFC.[6] Rockhold anunciou que gostaria de estrear lutando contra Costa Philippou no UFC on Fox 7.[7] Rockhold ainda fez nova declaração dizendo que ficaria honrado se pudesse estrear no UFC contra o brasileiro Vitor Belfort[8] e o presidente do UFC Dana White já estava negociando essa luta ainda para o primeiro semestre de 2013.[9]

O agente do campeão dos pesos médios do UFC Anderson Silva declarou que gostaria de promover a luta entre Rockhold e Anderson, visto que seria um duelo entre campeões.[10]

Rockhold fez sua estreia no UFC dia 18 de maio de 2013 contra o brasileiro Vitor Belfort no UFC on FX: Belfort vs. Rockhold.[11] Rockhold perdeu por nocaute técnico no primeiro round.

Rockhold era esperado para enfrentar Tim Boetsch no dia 19 de outubro de 2013 no UFC 166.[12] Porém, uma lesão o tirou do evento, sendo substituído por CB Dollaway.[13]

Rockhold conquistou sua primeira vitória no UFC contra Costa Philippou no dia 15 de janeiro de 2014 no UFC Fight Night: Rockhold vs. Philippou. Ele venceu por Nocaute Técnico devido à chutes no figado ainda no primeiro round, também faturou o bônus de Nocaute da Noite.[14]

Após a vitória sobre Philippou, o UFC marcou novamente uma luta contra Tim Boetsch. A luta aconteceu no UFC 172, dia 26 de abril de 2014.[15] Rockhold venceu a luta rapidamente, aplicando um triângulo invertido seguido de uma kimura.

Rockhold havia trocado algumas farpas com Michael Bisping na internet e Bisping chegou a pedir que o UFC marcasse a luta entre eles. O UFC então marcou a luta para 7 de Novembro de 2014 no UFC Fight Night: Rockhold vs. Bisping, na Austrália. Rockhold manteve-se muito relaxado durante todo o combate e finalizou Bisping com uma guilhotina de uma mão aos 57 segundos do segundo round. Luke ganhou o prêmio de Performance da Noite.

Luke enfrentou Lyoto Machida no dia 18 de abril de 2015. Depois de um primeiro round amplamente dominante por parte do americano, o brasileiro acabou se desequilibrando, e Luke aproveitou para manter o rival no solo. Rapidamente Rockhold foi para as costas, encaixou um mata-leão, e o brasileiro bateu aos 2:31 do segundo round. Rockhold ainda ganhou o prêmio de Performance da Noite. [16]

Cinturão dos Pesos Médios do UFC[editar | editar código-fonte]

O presidente do Ultimate, Dana White, confirmou ao "UFC Tonight", programa de TV oficial da organização nos EUA, que Luke Rockhold seria o próximo a enfrentar Chris Weidman. Ele e Weidman já vinham trocando farpas através da imprensa antes mesmo do campeão derrotar Vitor Belfort , em 23 de maio. [17] Luke desbancou Chris Weidman - até então invicto no MMA - e tomou o posto do compatriota após faturar a vitória por nocaute técnico, aos 3m12s do quarto round.

Perda do cinturão[editar | editar código-fonte]

Rockhold era esperado para enfrentar Chris Weidman numa revanche imediata no UFC 199. No entanto Weidman se lesionou e Michael Bisping assumiu seu lugar, faltando 17 dias para a luta. Michael Bisping nocauteou Luke Rockhold no 1º round no dia 4 de junho, na California, conquistando enfim o Cinturão Peso Médio do UFC.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Artes Marciais Mistas[editar | editar código-fonte]

  • Ultimate Fighting Championship
    • UFC Cinturão da categoria Médios (Uma vez)
    • Performance da Noite (2 vezes)
    • Nocaute da Noite (uma vez)
    • Luta da Noite (uma vez)

Brazilian Jiu-Jitsu[editar | editar código-fonte]

  • International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF)
    • 2007 IBJJF - Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu - Faixa Roxa - Sem Kimono - Medalha de Ouro
    • 2007 IBJJF - Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu - Faixa Azul - Medalha de Ouro

Cartel no MMA[editar | editar código-fonte]

Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Derrota 16-6 Brasil Paulo Costa Decisão (unânime) UFC 278: Usman vs. Edwards 2 20/08/2022 3 5:00 Estados Unidos Salt Lake City, Utah Retornou aos Médios; Luta da Noite; Anunciou a sua aposentadoria.
Derrota 16-5 Polónia Jan Blachowicz Nocaute (soco) UFC 239: Jones vs. Santos 06/07/2019 2 1:39 Estados Unidos Las Vegas, Nevada Estreia nos Meio Pesados.
Derrota 16-4 Cuba Yoel Romero Nocaute (soco) UFC 221: Romero vs. Rockhold 10/02/2018 3 1:48 Austrália Perth Pelo Cinturão Peso Médio Interino do UFC; Romero não bateu o peso; Luta em Peso Casado (85 Kg).
Vitória 16-3 Estados Unidos David Branch Nocaute Técnico (socos) UFC Fight Night: Rockhold vs. Branch 16/09/2017 2 4:05 Estados Unidos Pittsburgh, Pennsylvania
Derrota 15-3 Inglaterra Michael Bisping Nocaute (socos) UFC 199: Rockhold vs. Bisping II 04/06/2016 1 3:36 Estados Unidos Inglewood, Califórnia Perdeu o Cinturão Peso Médio do UFC.
Vitória 15-2 Estados Unidos Chris Weidman Nocaute Técnico (socos) UFC 194: Aldo vs. McGregor 12/12/2015 4 3:12 Estados Unidos Las Vegas, Nevada Ganhou o Cinturão Peso Médio do UFC; Luta da Noite.
Vitória 14-2 Brasil Lyoto Machida Finalização (mata leão) UFC on Fox: Machida vs. Rockhold 18/04/2015 2 2:31 Estados Unidos Newark, New Jersey Performance da Noite.
Vitória 13-2 Inglaterra Michael Bisping Finalização (guilhotina) UFC Fight Night: Rockhold vs. Bisping 07/11/2014 2 0:57 Austrália Sydney Performance da Noite.
Vitória 12-2 Estados Unidos Tim Boetsch Finalização (triângulo invertido com kimura) UFC 172: Jones vs. Teixeira 26/05/2014 1 2:08 Estados Unidos Baltimore, Maryland
Vitória 11-2 Chipre Costa Philippou Nocaute Técnico (chute no corpo) UFC Fight Night: Rockhold vs. Philippou 15/01/2014 1 2:31 Estados Unidos Duluth, Georgia Nocaute da Noite.
Derrota 10-2 Brasil Vitor Belfort Nocaute (chute rodado e socos) UFC on FX: Belfort vs. Rockhold 18/05/2013 1 2:32 Brasil Jaraguá do Sul, Santa Catarina Estreia no UFC.
Vitória 10-1 Estados Unidos Tim Kennedy Decisão (unânime) Strikeforce: Rockhold vs. Kennedy 14/07/2012 5 5:00 Estados Unidos Portland, Oregon Defendeu o Cinturão dos Médios do Strikeforce.
Vitória 9-1 Estados Unidos Keith Jardine Nocaute Técnico (socos) Strikeforce: Rockhold vs. Jardine 07/01/2012 1 4:26 Estados Unidos Paradise, Nevada Defendeu o Cinturão dos Médios do Strikeforce.
Vitória 8-1 Brasil Ronaldo Souza Decisão (unânime) Strikeforce: Barnett vs. Kharitonov 10/09/2011 5 5:00 Estados Unidos Cincinnati, Ohio Ganhou o Cinturão dos Médios do Strikeforce.
Vitória 7-1 Estados Unidos Paul Bradley Nocaute Técnico (joelhada no corpo) Strikeforce Challengers: Kaufman vs. Hashi 26/02/2010 1 2:24 Estados Unidos San Jose, Califórnia
Vitória 6-1 Estados Unidos Jesse Taylor Finalização (mata leão) Strikeforce Challengers: Gurgel vs. Evangelista 06/11/2009 1 3:42 Estados Unidos Fresno, California
Vitória 5-1 Estados Unidos Cory Devela Finalização (mata leão) Strikeforce Challengers: Villasenor vs. Cyborg 19/06/2009 1 0:30 Estados Unidos Kent, Washington
Vitória 4-1 Estados Unidos Buck Meredith Finalização (mata leão) Strikeforce: Shamrock vs. Diaz 11/04/2009 1 4:07 Estados Unidos San Jose, Califórnia
Vitória 3-1 Estados Unidos Nik Theotikos Finalização (mata leão) Strikeforce: Destruction 21/11/2008 1 3:06 Estados Unidos San Jose, Califórnia
Vitória 2-1 Estados Unidos Josh Neal Nocaute (socos) Strikeforce: Young Guns II 01/02/2008 1 1:49 Estados Unidos San Jose, Califórnia Estréia no Strikeforce.
Derrota 1-1 Estados Unidos Tony Rubalcava Nocaute (soco) Melee on the Mountain 06/11/2007 1 2:46 Estados Unidos Friant, Califórnia
Vitória 1-0 Estados Unidos Mike Martinez Finalização (chave de braço) Melee on the Mountain 24/07/2007 1 2:44 Estados Unidos Friant, Califórnia

Referências

  1. «Perfil de Luke Rockhold no site MMA Brasil» 
  2. «Rockhold contando um pouco de sua história no site Santacruz» (em inglês) 
  3. «'MMA Magazinhe - Rockhold mantém título dos médios'» 
  4. «Lorenz Larkin trocando farpas com Rockhold em uma rede social» 
  5. «Império MMA anunciando o fim do Strikeforce e Rockhold como esperado para o UFC por Dana White» 
  6. «Site TATAME anunciando que os lutadores e campeões do Strikeforce migraram para o UFC» 
  7. «LANCENET informando que Rockhold quer luta contra Philippou no UFC on FOX 7» 
  8. «LANCENET - Campeão do Strikeforce vê com bons olhos estreia no UFC contra Vitor Belfort» 
  9. «LANCENET - Dana White revela planos para luta entre Belfort e ex-campeão do Strikeforce» 
  10. «SPORTV - Agente de Anderson quer luta contra Luke Rockhold: 'Boa de se promover'» 
  11. «TATAME - UFC desembarca em Jaraguá do Sul com Belfort x Rockhold em maio». Consultado em 18 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2013 
  12. «Após revés no Brasil, Rockhold enfrenta Tim Boetsch no UFC 166». combate.com. 24 de Julho de 2013 
  13. «Luke Rockhold out, C.B. Dollaway meets Tim Boetsch at UFC 166» (em inglês). mmajunkie.com. 18 de setembro de 2013 
  14. «SporTV - Rockhold aplica nocaute em Costa Philippou no UFC e desafia Belfort» 
  15. «Luke Rockhold x Tim Boetsch e Anthony Johnson x Phil Davis são adicionados ao UFC 172» 
  16. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2015/04/luke-rockhold-atropela-lyoto-machida-e-finaliza-brasileiro-no-segundo-assalto.html
  17. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2015/06/dana-confirma-luke-rockhold-como-o-proximo-desafiante-de-chris-weidman.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por:
Brasil Ronaldo Souza
campeão do peso-médio do Strikeforce
10 de setembro de 2011 – 12 de janeiro de 2013
Vago
Strikeforce chegou ao fim após a Zuffa o comprar
Precedido por:
Estados Unidos Chris Weidman
campeão do peso-médio do UFC
12 de dezembro de 2015 – 4 de junho de 2016
Sucedido por:
Inglaterra Michael Bisping