Mayra Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mayra Andrade (2009)

Mayra Andrade (Havana, Cuba); 1985) é uma cantora cabo-verdiana, reconhecida como uma das mais promissoras da música daquele país.

Em 2008 repete o feito de Mariza, ao vencer o prémio BBC Radio 3 World Music na categoria Revelação. Já colaborou com, entre outros, Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e João Pedro Ruela.

O guitarrista Hernâni Almeida, outra grande promessa da música cabo-verdiana, acompanhou-a em alguns concertos em 2006.

Nascida em Cuba, cresceu entre o Senegal, Angola, Alemanha e ainda Cabo Verde, mas vive em Paris desde 2003, onde em Janeiro de 2004 se apresentou num dos mais consagrados bares de lançamento de artistas da world music, o Satellite Café.

As primeiras canções que ouve são brasileiras, mas é com uma canção em crioulo que ganha a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia, no Canadá, com apenas dezesseis anos. A partir de 2002 inicia apresentações na Praia (Cabo Verde) e no Mindelo, e logo depois em Lisboa, e finalmente em França, onde passa a habitar. Após participar nos festivais de Verão portugueses, faz a primeira parte de um espectáculo de Cesária Évora e, no Brasil, colabora em duetos com Lenine e Chico Buarque. Em 2005, Charles Aznavour convida-a para o seu novo álbum, num dueto em francês.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Prémios[editar | editar código-fonte]

  • Medalha de ouro nos Jogos da Francofonia, Canadá
  • Prémio BBC Radio 3 World Music, Melhor Revelação 1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Predefinição:Blitz

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.