Mega Man & Bass

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde fevereiro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Desenvolvedora(s) Capcom
Publicadora(s) Capcom
Produtor(es) Keiji Inafune
Designer(s) Hayato Tsuru
Manabu Takemura
Compositor(es) Toshihiko Horiyama
Naoshi Mizuta
Akari Kaida
Plataforma(s) Super Famicom, Game Boy Advance
Série Mega Man
Data(s) de lançamento Super Famicom
Game Boy Advance
Gênero(s) Ação, plataforma
Modos de jogo Single-player
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Predefinição:ESRB - E (Everyone)
Predefinição:OFLCA - G (General)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)

Mega Man e Bass, conhecido no Japão como Rockman & Forte (ロックマン&フォルテ?), é um jogo desenvolvido pela Capcom. É um spin-off da série de jogos Mega Man e foi originalmente lançado apenas no Japão em 24 de Abril de 2011 para o Nintendo WiiU Mega Man e Bass foi relançado para Nintendo 3DS (3DS) em 2012 e localizado na América do Norte e região PAL no ano seguinte.

Após derrotar o maléfico Dr. Wily inúmeras vezes, o herói robótico Mega Man é chamado para a ação mais uma vez quando um poderoso ser conhecido como King derrota Protoman e ameaça a humanidade. Sabendo da ameaça, o rival de Mega Man, Bass, decide cuidar de tudo com as próprias mãos. O jogo é do gênero ação-plataforma onde o jogador avança derrotando chefes e adquirindo suas armas características. Mega Man & Bass deixa o jogador escolher entre os personagens titulares, cada um jogando diferente do outro.

Mega Man & Bass apareceu na era 16-bit no Super Famicom, apesar de a série já ter transitado pelo PlayStation e Sega Saturn com Mega Man 8. O designer e artista Keiji Inafune alegou que Mega Man & Bass foi criado considerando os jogadores mais novos que ainda não possuíam um video-game mais avançado. O jogo foi recebido positivamente pela crítica pelo uso da fórmula tried-and-true, embora alguns acharem a dificuldade muito exagerada. Apesar de Mega Man & Bass compartilhar muitas características com os jogos anteriores da franquia, Mega Man 9 só seria lançado anos depois, em 2008.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Contrastando com os jogos anteriores da série Megaman, o jogador poderá escolher entre dois personagens: Mega Man e Bass. A escolha é feita no início da jornada e é imutável. A jogabilidade e os gráficos são semelhantes a do Megaman 8. Os jogos são salvos por intermédio de savegames. Inexplicavelmente, a Capcom decidiu não lançar este jogo nos EUA. Mas em 2002, o jogo ganhou uma versão para o Game Boy Advance e conseqüentemente, lançado naquele país.

Database[editar | editar código-fonte]

O Database é um banco de dados sobre a maioria dos personagens da série. Há 100 CDs espalhados por todo o jogo; coletando-os, você poderá ter dados sobre todos os personagens.

História[editar | editar código-fonte]

Um robô chamado King roubou planos dos robôs mestres do supervilão Dr. Wily e os está usando para dominar o mundo. Mega Man ou Bass será o protagonista desta aventura, pela escolha do jogador, e fará de tudo para derrotá-los.

Primeiro Chefe[editar | editar código-fonte]

Nome Fraqueza
Green Devil Remote Mine

Robôs Mestres[editar | editar código-fonte]

# Robô Mestre Designer Dados do Robô Mestre Arma Fraqueza
KGN-001 Dynamo Man King É um robô que já foi usado como um guia para excursões escolares através de uma usina de energia. Quando King fez criar um gerador de energia interna que emite um campo de energia da força enorme, ninguém poderia aproximar-se dele, e logo começou a ressentir-se de todos. Ele pode atacar com poder para atacar e reabastecer sua barra de energia Lighting Bolt Copy Vision
KGN-002 Cold Man King Cold Man foi originalmente criado para preservar D.N.A. pré-histórico De dinossauros em seu corpo no zero absoluto do laboratório do Dr. Light. King modificou-o para ser um robô de guarda Ice Wall Mega Buster/Lightning Bolt
KGN-003 Ground Man King Ele foi criado por King para escavar ruínas, mas, por vezes, encontrar tesouros para sua própria coleção pessoal, sem consultar o seu patrão. Ele gosta de cavar com paixão e só pára quando solicitado a fazê-lo. Ele diz que é o mais poderoso exército de King Spread Drill Remote Mine
KGN-004 Pirate Man King Ele foi criado para atacar navios de carga no mar. Ele é destemido e e fará o que for preciso para alcançar seu objetivo. Ele adora fazer lucro e despreza fazer qualquer coisa de maneira justa. Acredita-se que ele foi o responsável por muitos ataques a navios que ocorreram durante a rebelião de King. Remote Mine Wave Burner
KGN-005 Burner Man King Criado para destruir ambientes naturais. Ele entrou no exército de King e foi ordenado a destruir a natureza. King enganou Burner Man para que acreditasse que devia queimar uma floresta todos os dias, ou então uma bomba de autodestruição dentro dele explodiria; Isso não é verdade, mas Burner Man continuou a queimar florestas para permanecer vivo Wave Burner Ice Wall
KGN-006 Magic Man King Ele era anteriormente membro de um circo, mas se alistou no exército de King para mostrar suas mágicas para um público maior Magic Card Tengu Blade
DWN-057 Tengu Man* Dr. Wily King reviveu Tengu Man usando os dados que roubou do museu de robôs Tengu Blade Spread Drill
DWN-058 Astro Man* Dr. Wily King reviveu Astro Man usando os dados que roubou do museu de robôs Copy Vision Magic Card
  • Tengu Man e Astro Man também apareceram em Mega Man VIII.
  • Provavelmente Pirate Man foi reaproveitado das sobras do último concurso de seleção de inimigos da Capcom para o Mega Man 8. Ele aparece num desenho feito por um fã no encerramento do jogo, quando aparece os créditos e ao lado, as imagens dos desenhos que foram enviados para a Capcom. A semelhança entre o desenho e o robô é muito grande.

Chefes da fortaleza de King[editar | editar código-fonte]

Nome Fraqueza
Atetemino Proto Copy Vision
King Tank Remote Mine
King Plane Spread Drill
King Lighting Bolt
Jet King Robot Wave Burner

Dr. Wily[editar | editar código-fonte]

Nome Fraqeza
Wily Machine 8 Remote Mine
Wily UFO Magic Card

A semelhança com Mega Man 8[editar | editar código-fonte]

Quem joga Mega Man & Bass logo de cara percebe a semelhança que o jogo tem com Mega Man VIII. Praticamente todos os sprites dos inimigos foram reaproveitados nesse jogo, incluindo Wily Machine 8 , Green Devil e os, já citado, robôs mestres Astroman e Tenguman, entre outros.

Além disso, os estágios de alguns robots-masters deste jogo também são muito parecidos com de outros robots-masters de Rockman 8. O estágio de Coldman, se parece muito com o estágio de Frostman (plataformas congeladas e máquinas que atiram blocos de gelo). O estágio de Groundman, Burnerman, Pirateman, Dynamoman e Magicman, também se assemelham muito com os estágios respectivamente de Swordman, Searchman, Aquaman, Grenademan e Clownman. É dito também que esses cenários se passam no mesmo locais que eram no Mega Man 8, mas em uma área bem diferente.

Lista de Jogos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome r20
  2. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome .27.27Rockman_.26_Forte.27.27
  3. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome gamezone
  4. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome Mega_Man_.26_Bass