Mila Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mila Ferreira
Informação geral
Nome completo Maria Emília Mengas Matafome Ferreira
Nascimento 23 de setembro de 1962 (61 anos)
Local de nascimento Minde, Alcanena, Distrito de Santarém
Portugal Portugal
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Canto (música)
Outras ocupações Advogada
Editora(s) Blim Records, Espacial
Afiliação(ões) Adelaide Ferreira, Banda do Casaco
Página oficial www.milaferreira.com

Maria Emília Mengas Matafome Ferreira, conhecida como Mila Ferreira (Minde, 23 de setembro de 1962) é uma cantora portuguesa. Concilia a atividade artística com o exercício da advocacia.[carece de fontes?]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maria Emilia Mengas Matafome Ferreira nasceu em Minde e com um ano foi viver para as Caldas da Rainha.

As brincadeiras dos 4 irmãos eram quase todas ligadas às artes (dançar, representar e cantar). A irmã Laurinda é atriz e Adelaide Ferreira é atriz e cantora.

Teve aulas de canto com a Prof. Cristina Castro durante 15 anos. Tem vários cursos de teatro amador, tem o curso de apresentadores de televisão (TVI), ballet clássico (7 anos), sapateado (1 ano) e dança jazz (2 anos) e o curso de Aeróbica e Localizada, sendo atualmente instrutora de Fitness.

Gosto de fazer muita coisa, e acho importante que sejamos polivalentes. Não conseguiria ser só artista, pois preciso do exercício mental que a advocacia me exige, mas também não consigo ser só advogada e viver sem a música.
 
Mila Ferreira , Correio da Manhã em 2009.

Em 1970, venceu, com a irmã Adelaide, um festival da canção nas Caldas da Rainha.

Em 1978, participou no programa "Sheiks com cobertura", dos Sheiks. No mesmo ano, substituiu a sua irmã Adelaide na peça "O Chá dos Generais".

Colaborou, como solista e utilizando o nome de "Emília", no álbum No Jardim da Celeste, da Banda do Casaco. O álbum foi lançado no ano de 1980 como LP, tendo sido reeditado em 1993, em CD.[1]

Com As Comadres Alegres, coletivo formado por Mila Ferreira, Adelaide Ferreira, Ana Bola e Helena Isabel, participou no Festival RTP da Canção de 1980.

Colaborou com as Doce nos coros de "Ali Bábá", no Festival RTP da Canção 1981, e "Bem Bom" no Festival Eurovisão da Canção 1982.

Participou em programas como "Sabadabadu", "Festa é festa", "Allegro", "Jardim da Celeste" e ainda na peça "Guerra e Paz", para a RTP.

A partir de 1984, começou um espetáculo onde interpretava canções de Edith Piaf.

Participou na série "Duarte & C.a". Foi convidada por Nuno Rodrigues (Banda do Casaco) para interpretar o tema "Nono Andar" no Prémio Nacional de Música. O tema acabaria por ser interpretado pelo projeto Ana e Suas Irmãs.

Em 1987, participou no programa "A Quinta do Dois", da RTP2. Participou também na série "Ai Life".

Participou em séries como "Caixa Alta" (1989) e "Dramazine" (1990). Em 1990, deslocou-se aos EUA e ao Canadá, em digressão com a peça "As Calcinhas Amarelas".

Lançou a solo um single com os temas "Livre de Ti" (de Maarten Peters e Jan Van Dijck) e "Loucura" (da autoria de Tózé Brito).

Participou nas telenovelas "Cinzas" (1992) e "Verão Quente" (1993). Também atuou no programa "Grande Noite" (RTP), de Filipe La Féria.

Em 1994, participou na série "Sozinhos em Casa", da RTP. Apresentou na TVI o concurso "Queridos Inimigos", com Rogério Samora. No ano de 1995, apresentou, ainda na TVI, o concurso "Doutores e Engenheiros". Em 1995, lançou o CD Milagre num só Céu.

Colaborou e participou em programas como "Muita Louco", "Verdade ou Mentira", "Brincadeiras 94", "Palavra Puxa Palavra", "Eterno Feminino", "Joaquim Letria" e "Arca de Noé".

A partir de 1996, colaborou no programa de variedades "Big Show SIC" e na sitcom "Bom Baião" (1998-2000). 1997 foi o ano do disco Mil Cavalos de Vapor.

Em 1998, apresentou algumas emissões do programa "Roda dos Milhões". Apresenta em 1998 e 1999 um programa na Rádio Ocidente.

Tirou um curso de técnicas de base de jornalismo e televisivo no CENJOR 99/00.

Em 2001, lançou o CD Força de Viver. Em 2001/2002, apresenta o programa "Made in Portugal".

Nos anos de 2006 e 2007, participou em vários recitais de ópera e lançou o CD Mais (2007). Foi Rainha do Carnaval das Caldas da Rainha em 2008.

Lança, em maio de 2009, novamente com a produção da Blim Records, o álbum Vem Voar.[2]

No ano de 2012, ao mesmo tempo que promove o espetáculo "Bonsoir Paris", volta a lançar um álbum, Sopro da Alma, com o tema "És Metade de Mim" a fazer parte da telenovela Doce Tentação.[3]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • Milagre num só Céu (CD, Ovação 1995)
  • Mil Cavalos de Vapor (CD, 1997)
  • Força de Viver (CD, 2001)
  • Mais (CD, Blim Records/NZ, 2007)
  • Vem Voar (CD, Blim Records/NZ/Espacial, 2009)[2]
  • Sopro da Alma (CD, Blim Records 2012)[3]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Livre De Ti" / "Loucura" (Single, Discossete, 1991)

Participações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «No Jardim da Celeste». na Fonoteca da Câmara Municipal de Lisboa 
  2. a b «Vem Voar». na Fonoteca da Câmara Municipal de Lisboa 
  3. a b «Entrevista». Dica da Semana: 11. 27 de Setembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]