Miss XV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miss XV: BFF
Miss XV (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Género Comédia, Drama, Musical, juvenil
Duração 43 minutos
Criador(es) Pedro Damián
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Produtor(es) Pedro Damián
Elenco Paulina Goto
Natasha Dupeyrón
Eleazar Gómez
Macarena Achaga
EME 15
Yago Muñoz
Jack Duarte
Tema de abertura A Mis Quince
(Miss XV) - Eme 15
Wonderland- Eme 15
Te Quiero Más Eme 15
Desde Tu Adiós - Eme 15
Súper Loca - Eme 15
Solamente Tú - Eme 15
Tema de encerramento Wonderland - Eme 15
Exibição
Emissora de televisão original México Nickelodeon
México Canal 5
Brasil Nickelodeon
Transmissão original México 16 de Abril de 2012 - 28 de Setembro de 2012
Brasil 4 de Março de 2013 - 16 de Agosto de 2013
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 120
Cronologia
Grachi
11-11: En mi cuadra nada cuadra

Miss XV (no Brasil: Miss XV: BFF) foi uma telenovela mexicana co-produzida pela Televisa e a Nickelodeon em colaboração com o canal colombiano RCN.

Foi primeiramente exibida no Nickelodeon entre 16 de abril e 28 de setembro de 2012.[1] No México foi exibida pelo Canal 5 entre 14 de maio e 26 de outubro de 2012.[2]

Foi um remake atual das telenovela Quinceañera e Primer amor, produzidas em 1987 e 2000, respectivamente.

Protagonizada por Paulina Goto, Natasha Dupeyrón, Yago Muñoz e Jack Duarte e antagonizada por Macarena Achaga e Eleazar Gómez.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Valentina tem 14 anos, é uma garota travessa, sonha com sua festa de 15 anos. É a melhor amiga de Natália. É irmã de Eddy. E é apaixonada por Niko, mas sua mãe Catalina não aprova seu namoro com Niko que é de familia humilde e sim com o menino rico e metido do Alexis. Natália tem 14 anos, é uma menina rica, odeia mentiras e sonha uma viagem internacional com os seus pais, pois eles não dão a atenção merecida a pré-adolescente por causa do trabalho. E é a melhor amiga de Valentina, que nasceram no mesmo dia e horário. E é apaixonada por Eddy. Niko só quer tocar guitarra e escrever canções para a garota que ele ama, Valentina. Ele vive com sua mãe que é cozinheira e não tem uma boa condição financeira, ele se esforça muito para ser um bom filho e Niko trabalha num café chamado Café do Camilo, onde a galera se encontra. Alexis precisa de duas coisas para ser feliz: Ser super popular e ter Valentina em suas mãos. É Rico, bonito, mimado, vaidoso e arrogante e acredita que as pessoas servem apenas para servi-lo. Ele é o garoto mais rico do colégio e por isso acredita que todas as meninas estão apaixonadas por ele e tem apenas um amigo, Pato, que o utiliza sem escrúpulos para tentar alcançar seus objetivos. Leonora já é uma 'Adolescente' ,tem 17 anos, porém, finge ter 15 e 16 por sua obcessão com festas de XV. Sua cor favorita é preto. Ela tem um blog de moda alternativa especializado em debutantes 'dark sadgirl' em um site na Internet

A 'blogueira' está em todas as festas de XV de alta classe e tem uma identidade secreta chamada 'Miss XV' na internet. Seus pais nunca estão presentes pois eles moram na Europa, isso causa uma tristeza e revolta na personagem, ela vive com sua irmã mais velha que é Aeromoça. Está apaixonada por Niko, e está disposta a fazer de tudo para ser namorada dele, até mesmo, tirar Valentina de seu caminho, em que finge ser sua amiga. É maldosa, manipuladora e dissimulada. Calculista, planeja cuidadosamente seus planos. É aliada convicta de Alexis, e juntos, armarão diversos planos malignos não só contra o casal principal, mas também contra todos que se puserem em seus caminhos. Eddy é entusiasmado, alegre e e sempre tem um projeto na mão. É apaixonado por Natália.

Ao desenrolar da história Natália e Valentina param de se falar ao perder sua festa/presente de 15 anos dos sonhos. Nisso chega na capital mexicana um concurso chamado 'concurso ''Mis XV'' (Meus 15)' que é patrocinado por um canal musical famoso em todo o país. Será uma competição musical e um reality show irá ao ar toda semana em cadeia nacional.

Seis adolescentes deixam todas as suas diferenças de lado para formar um grupo musical que entrará na disputa. E além de ser sucesso na TV o grupo vira 'hit' na Internet e faz sucesso nas festas tradicionais ou convencionais de 15 anos com shows em todo o país.

Muitas aventuras a banda vai passar durante a novela! Tocando de festa em festa para juntar o dinheiro para realizar o sonho das três princesas debutantes:

A Pink Princess (Valentina) a Blue Princess (Natália) e a 'sadgirl' Black Princess (Leonora). Além de tentar vencer a batalha do 'Concurso Mis XV' que vai mexer com todo o país.

Comédia, amizade, música, diversão, drama e muitas festas de 15 anos de diferentes tipos vão ser o centro dessa história cômica e divertida.

Baseado no best-seller mexicano M-15 'Meus 15 anos' e inspirada na primeira novela de debutantes do mexico Quinceañera (1987):

Censura e classificação[editar | editar código-fonte]

Polêmica da história da primeira versão e exibição em canal infantil.[editar | editar código-fonte]

Miss XV escrita por Pedro Damián com parcerias que escreveram livro que foi base para a série e ajudaram com que Pedro a fazer uma história infanto-juvenil que se trata-se de pré-adolescentes da década de 2010, super atualizados em todos os temas polêmicos da fase. Observação: Tecnologia: smartphones e tablets foram muito usados como meio de comunicação entre os personagens

A polêmica 'debutante rebelde'[editar | editar código-fonte]

Pedro preferiu não tocar na ferida como fez na primeira versão da novela e cortar temas como a rockeira Leonora na antiga versão 'benê' uma personagem rockeira e atrevida sexualmente ativa que mantinha relações sexuais com o persongem principal par romantico de Tália. A personagem além de ser sexualmente ativa, tinha problemas com drogas.

Diferente de Leonora que na história infanto-juvenil tem uma obcessão por ter 15 anos e quer por que quer se passar pela idade.

A personagem apresentou depressão e alcoolismo em uma fase mas foi uma coisa mais 'ligth' para alertar os pais de pré-adolescentes, logo depois os personagens amigos ajudaram a personagem a superar o caso.

Polêmica do estupro da personagem principal da versão I[editar | editar código-fonte]

A personagem 'Maricruz' que na nova versão se chama 'Valentina' é estuprada por um jovem chamado 'Memo' que na nova versão se chama 'Alexis' o estupro foi cortado e a novela ficou apenas com a parte Juvenil apresentando apenas uma chantagem de Alexis contra Valentina.

Para substituir o tema do 'Estupro' Pedro falou sobre 'Machismo' e Alexis tentando por várias vezes forçar um primeiro beijo com a personagem 'Valentina' com cenas sufocantes seguidas por cenas de brigas e violência entre os meninos.

Temas infanto-juvenil delicados abordados[editar | editar código-fonte]

Mudança corporal e puberdade[editar | editar código-fonte]

Mudança corporal foi um forte tema abordado em 'Miss XV' por ser uma novela que retrata jovens de 15 anos ela usou situações como a primeira menstruação da personagem 'Natália' que ainda não tinha acontecido e a primeira ida da personagem ao ginecologista com sua mãe e os concelhos de sua amiga Valentina que já tinha passado pela experiência, e nos meninos comentários entre eles sobre barba e dialogo com os pais.

Depressão[editar | editar código-fonte]

A personagem 'SadGirl' Leonora expressava seu lado emocional nas roupas usando sempre cores escuras, a personagem era depressiva, tinha diálogos importantes com sua psicologa e ajudava bastante entender a psicologia adolescente.

A personagem Natália também sofre com depressão por abandono dos pais e logo depois a separação do casal.

Alcoolismo[editar | editar código-fonte]

O Alcoolismo que gera situações de risco foi representado em personagens secundários em uma gangue de 'Pirboys' da escola eles tentam envolver o personagem 'Alexis' mas com a ajuda da volta de seu pai do exterior e bons concelhos o jovem não se envolve com pessoas alcoólatras.

Abandono dos pais[editar | editar código-fonte]

Em 'Miss XV' o colégio Greenland School que é o colégio central da trama onde os personagens centrais estudam, é um colégio particular caro e dentro dessa escola existem personagens que sofrem com o famoso 'Abandono dos pais'.

Os pais da personagem central Natália que sofre por ter um pai fotógrafo e uma mãe dona de uma agência de moda e marketing importante no mundo todo, nesse meio profissional existem viagens que fazem os pais não darem atenção pra filha única na melhor fase a entrada da vida adolescente a fase de transição de menina á mulher o que deixa Natália em depressão e depois de crises e surtos Natália felizmente tem a atenção dos pais com o psicologo.

Separação[editar | editar código-fonte]

Em 'Miss XV' o tema separação também é bastante comentado, os pais de Natália estão com o casamento em crise e decidem se separar escondendo tudo da filha única, desencadeando uma série de conflitos familiares e dramas reais que só uma adolescente nessa situação pode passar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal
Elenco Personagem Temporada Papel
Paulina Goto Valentina Contreras de los Monteros Protagonista
Natasha Dupeyrón Natalia D'Acosta Landeros Protagonista
Yago Muñoz Nicolás "Niko" Pérez Palacios Protagonista
Eleazar Gómez Alejandro "Alexis" Reyes Méndez Antagonista
Macarena Achaga Leonora Martínez Antagonista
Jack Duarte Eduardo "Eddy" Contreras de los Monteros Protagonista

Secundários[editar | editar código-fonte]

Criticas e Participações especias[editar | editar código-fonte]

Dulce Maria
Beto Cuevas
Moderatto

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi exibida pela emissora de tv paga Nickelodeon entre 4 de março e 16 de agosto de 2013.[3]

Exibição Internacional[editar | editar código-fonte]

País Emissoras
Flag of Mexico.svg México Galavisión
Flag of Brazil.svg Brasil Nickelodeon
Flag of Angola.svg Angola Moçambique Moçambique Zap Novelas
Flag of Colombia.svg Colômbia RCN Televisión
Flag of Bolivia.svg Bolívia Red Uno
Flag of Ecuador.svg Equador Ecuavisa
Flag of the Dominican Republic.svg República Dominicana Telesistema
Flag of the United States.svg USA Univisión / Galavisión (USA)
Paraguai Paraguai Latele
Flag of Italy.svg Itália Frisbee

Cores das Princesas e seus pares[editar | editar código-fonte]

  • Valentina (Pink Princess) par de Niko
  • Natália (Blue Princess) par de Eddy
  • Leonora (Black Princess) par de Alexis

Banda[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Eme 15
  1. A banda é formada pelos protagonistas da novela:

Referências

  1. «Nickelodeon estrena la telenovela "Miss XV" el 16 de abril a las 9pm». TV Notiblog. 28 de março de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  2. «Presentan elenco de Miss XV para estreno por canal 5». TvyEspectaculos. 9 de maio de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  3. «Estreia no Brasil novela mexicana musical "Miss XV", pelo canal Nickelodeon». IG. 4 de março de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]