Mostra de Cinema de Tiradentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mostra de Cinema de Tiradentes
Primeira edição 1998 (23–24 anos)
Edição atual 2022
Local(is) Tiradentes (Minas Gerais)
País  Brasil
Gênero festival de cinema
Ingresso Gratuito
Idealizado por Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas
Realização Universo Produção
Página oficial www.mostratiradentes.com.br

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um festival cinematográfico que acontece anualmente na cidade histórica de Tiradentes, Minas Gerais. É um evento audiovisual de vanguarda que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público. O evento é realizado desde 1998 através do patrocínio de empresas públicas e privadas através das leis federal e estadual de incentivo a cultura. Com o objetivo de incentivar e difundir o cinema brasileiro, é aberta a possibilidade de qualquer produção nacional se inscrever para a seleção. A Mostra inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com os Filmes que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público. A Mostra se tornou um dos principais eventos cinematográficos do Brasil, sendo um polo de reunião de realizadores, críticos, estudantes, curadores e público de todo o país.

Além da mostra, o evento dispõe de oficinas, debates, seminários, shows musicais etc. São homenageados durante o evento, diretores e atores que imprimiram a sua identidade na história do nosso cinema.

Apesar do grande crescimento de público, a Mostra de Cinema de Tiradentes manteve-se exibindo exclusivamente produções nacionais e não distribuindo prêmios em dinheiro. A Mostra concede o Troféu Barroco para o melhor filme de longa-metragem da Mostra Aurora segundo o Júri da Crítica, melhor longa e curta-metragem pelo júri popular e melhor longa da Mostra Olhos Livres pelo Júri Jovem.[1] Além disso, também possui um prêmio especial de aquisição de curta-metragem oferecido pelo Canal Brasil[2].

A Mostra de Cinema de Tiradentes é organizada pela Universo Produções, que também é responsável pela realização dos festivais mineiros CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto e CineBH International Film Festival[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.