Casa de Batemberga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mountbatten)
Casa de Battenberg (Batemberga)
País:  Alemanha
 Reino Unido
 Bulgária
Dinastia de origem: Hesse
Títulos: Príncipe de Battenberg
Príncipe da Bulgária
Marquês de Milford Haven
Marquês de Carisbrooke
Rainha da Espanha
Fundador: Alexandre de Hesse e Reno
Ano de fundação: 1851
Linhagem secundária: Casa de Mountbatten

Battenberg ou Batemberga(português europeu)

foi uma família de condes alemães residentes no Castelo de Kellerburg, perto de Battenberg, em Hesse-Nassau, que se extinguiu em 1314.[1]

[2] [3]

O título condal foi recriado posteriormente, em 1851, em favor da polonesa Julia von Hauke (1825-1895), esposa morganática de Alexandre de Hesse-Darmstadt. Em 1858, os membros da família tornaram-se príncipes e princesas de Battenberg, com o tratamento de Sua Alteza Sereníssima. A princesa Júlia teve quatro filhos, entre os quais o futuro Alexandre da Bulgária.

Em 1917, no Reino Unido a família mudou seu sobrenome para Mountbatten, devido ao sentimento anti-alemão decorrente da Primeira Guerra Mundial.

Entre seus descendentes está o rei Filipe VI de Espanha (por meio de sua bisavó paterna rainha Vitória Eugénia de Battenberg) e Carlos, Príncipe de Gales (por meio de seu pai príncipe Filipe, Duque de Edimburgo).

Criação[editar | editar código-fonte]

Julia de Hauke

O príncipe Alexandre de Hesse e do Reno (1823-1888) foi o terceiro filho do grão-duque Luís II de Hesse e do Reno e de Guilhermina de Baden. Houve rumores de seu que pai biológico seria realmente o barão Augusto de Senarclens, camareiro de sua mãe.

Sua esposa, Julia von Hauke (1825-1895), foi uma simples condessa - a filha órfã de Hans Moritz von Hauke, que tinha sido um general do exército russo e, em seguida, Vice-Ministro da Guerra da Polônia do Congresso - e, portanto, insuficiente para classificar seus filhos para se qualificar para a sucessão ao trono de Hesse. Por esta razão, seu irmão, designado grão-duque Luís III criou o título de condessa de Battenberg (alemão: Gräfin von Battenberg) para ela e para futuros descendentes do casal (a família anterior de sobrenome Battenberg tinha-se tornado extinta no século XIV.) Em 1858 o título, que se refere à cidade de Battenberg, Hesse, foi elevado ao estatuto de principado. Nunca houve um correspondente Principado de Battenberg, o título não foi de um soberano, na corte do Grão-Ducado de Hesse.

Os filhos dessa união herdaram o título de Príncipe (alemão: Prinz) ou Princesa (alemão: Prinzessin) e o estilo de Sua Alteza Sereníssima (alemão: Durchlaucht). Battenberg, assim, tornou-se o nome de um ramo cadete morganático da família grã-ducal de Hesse, sem direito de sucessão ao trono.

Membros[editar | editar código-fonte]

Brasões[editar | editar código-fonte]

Brasão de Luís de Battenberg
Brasão de Henrique de Battenberg
Brasão dos príncipes Alexandre, Leopoldo e Maurício de Battenberg
(antes de 1917)
Brasão da princesa Vitória
(antes de 1906)
Brasão de Vitória Eugénia de Battenberg como rainha consorte de Espanha
Brasão de Luís de Battenberg e Henrique de Battenberg
Brasão de Alexandre, Leopoldo e Maurício de Battenberg
(antes de 1917)
Brasão da Vitória
(antes de 1906)
Brasão de princesa Vitória (1906) antes do casamento com o rei Afonso XIII de Espanha

Referências

  1. * VV.AA. (1988). Gran Enciclopedia Larousse. [S.l.]: Barcelona: Editorial Planeta. 84-320-7373-3 tomo 3 
  2. Louda, Jiri y Maclagan, Michael (1984). Les dynasties d'Europe. [S.l.]: París: Bordas. 2-04-012873-5 
  3. Valynseele, Joseph (1969). Los pretedientes a los tronos de Europa. [S.l.]: Barcelona: Luis de Caralt-Editor. B.18972-1970 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa de Batemberga