Alexander Mountbatten, 1.º Marquês de Carisbrooke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alexander
Marquês de Carisbrooke
 
Cônjuge Irene Denison
Descendência Iris Mountbatten
Casa Battenberg
Nome completo
Alexander Mountbatten, 1.º Marquês de Carisbrooke
Nascimento 23 de novembro de 1886
Londres, Inglaterra
Morte 23 de fevereiro de 1960 (73 anos)
Londres, Inglaterra
Sepultamento Igreja de St. Mildred, Inglaterra
Pai Henrique de Battenberg
Mãe Beatriz do Reino Unido

Alexander Albert Mountbatten, 1.º Marquês de Carisbrooke (outrora príncipe Alexander de Battenberg) (23 de novembro de 188623 de fevereiro de 1960) foi um descendente da família real britânica e neto da rainha Vitória. Ele foi um príncipe de seu nascimento até 1917, quando títulos germânicos foram abandonados no Reino Unido por causa da Primeira Guerra Mundial.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O príncipe Alexander nasceu em 1886 no Castelo de Windsor, em Berkshire, e foi educado em Wellington College. Seu pai era o príncipe Henrique de Battenberg, terceiro filho do príncipe Alexandre de Hesse e Reno e de Julia de Hauke. Sua mãe era a princesa Beatriz, a quinta e última filha da rainha Vitória e do príncipe Alberto.

Fruto de um casamento morganático, o príncipe Henrique de Battenberg tomou o estilo de "Príncipe de Battenberg" de sua mãe, Julia von Hauke, que tinha sido titulada Princesa de Batteberg em seu próprio direito. Como tal, Alexander foi estilizado, ao nascer, como Sua Alteza Sereníssima príncipe Alexander de Battenberg. No Reino Unido, entretanto, foi estilizado Sua Alteza príncipe Alexander de Battenberg, com uma autorização da rainha Vitória em dezembro de 1886.

Em julho de 1917, o sentimento anti-germânico durante a Primeira Guerra Mundial fez o rei Jorge V mudar o nome da Casa Real de Casa de Saxe-Coburgo-Gota para Casa de Windsor. Foi também proibido o uso de todos os títulos e estilos germânicos.

A família Battenberg, depois de desistir de seus títulos e estilos, tomou a forma anglicizada de seu sobrenome, Mountbatten. Assim, o príncipe Alexander tornou-se "sir Alexander Mountbatten". Poucos dias depois, em 7 de novembro de 1917, ele foi titulado Marquês de Carisbrooke.

Em 19 de julho de 1917, ele desposou Irene Denison (4 de julho de 1890 — 16 de julho de 1956), a única filha do 2.º Conde de Londesborough, na capela real do Palácio de St. James. Lorde e lady Carisbrooke tiveram apenas uma filha:

  • Iris Mountbatten (13 de janeiro de 1920 — 1.º de setembro de 1982); com descendência.

Lorde Carisbrooke morreu em 1960, aos setenta e três anos, no Palácio de Kensington. Foi enterrado na Capela Battenberg na Igreja de St. Mildred, em Whippingham, Ilha de Wight. Ele foi o último neto da rainha Vitória a morrer. O título Marquês de Carisbrooke, que não pôde ser herdado por sua filha, foi extinto com sua morte.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 23 de novembro de 1886 - 13 de dezembro de 1886: Sua Alteza Sereníssima o príncipe Alexander de Battenberg
  • 13 de dezembro de 1886 - 1910: Sua Alteza o príncipe Alexander de Battenberg/Sua Alteza Sereníssima o príncipe Alexander de Battenberg
    • Via Real mandado emitido pela rainha Vitória (em vigor no Reino Unido, não na Alemanha)
  • 1910-1911: Sua Alteza o Príncipe Alexander de Battenberg KCVO/ Sua Alteza o príncipe Alexander de Battenberg, KCVO
  • 1911-1917: Sua Alteza o príncipe Alexander de Battenberg, GCVO/Sua Alteza o príncipe Alexander de Battenberg, GCVO
  • 1917: Sir Alexandre Mountbatten, GCVO
  • 1917-1927: O Mais Honorável o Marquês de Carisbrooke, GCVO
  • 1927-1960: O Mais Honorável o Marquês de Carisbrooke, GCB, GCVO