Movimiento V República

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Logo MVR.jpg

O Movimiento V República ou MVR (Movimiento Quinta República), foi um partido político de esquerda da Venezuela fundada por Hugo Chávez em 1997. Foi o partido mais votado no país de 1998 a 2007, quando então foi dissolvido para aderir ao Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV). Nas últimas eleições em que participou, ganhou 4,822,175 votos (41,66%). Sua ideologia foi baseada nos ideais de Simon Bolivar, o bolivarianismo, com elementos humanistas, socialistas e nacionalistas em favor da democracia participativa. O MVR é notável por ter sido um dos poucos partidos venezuelanos que adotaram o indigenismo, o que foi pouco atraente aos políticos venezuelanos, uma vez que os índios formam uma minoria de não mais que 2% da população do país.

A partir de 1999, quando começou uma nova etapa política conhecida como a Revolução Bolivariana, o MVR foi a maior força de articulação política da Venezuela, sendo capaz até de superar os poderosos partidos tradicionais (Ação Democrática e COPEI) por uma grande diferença de votos.

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.