Não ficção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não ficção é uma descrição ou representação de um assunto que é apresentado como fato. Esta representação pode ser precisa ou não; isto é, pode fornecer uma descrição verdadeira ou falsa do assunto em questão. Todavia, geralmente assume-se que os autores de tais relatos acreditavam que eles eram verdadeiros na época em que foram criados. Deve ser observado que relatar as crenças de outrem em formato de não ficção não é necessariamente um endosso quanto à veracidade última de tais crenças, ou, em outras palavras, sabe-se apenas que é verdade que pessoas acreditam nisso (temas tais como mitologia, religião, etc). Pode-se mesmo escrever não ficção sobre ficção (romances, novelas, poesias, fábulas, etc), dando informações sobre estas outras obras.

A não ficção é uma das duas grandes divisões das obras literárias (sendo a outra a ficção), usada particularmente em catalogação de obras por bibliotecas. Todavia, não ficção não necessita ser um texto escrito, visto que fotografias e filmes também podem representar a descrição factual de um assunto.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço relacionado ao Projeto Literatura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.