NetworkManager

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Network Manager

Applet padrão do NetworkManager para o Gnome
Desenvolvedor Red Hat
Plataforma D-bus
Versão estável 0.9.6.4 (26 de outubro de 2012; há 11 anos)
Versão em teste 0.9.7.995 (16 de janeiro de 2013; há 11 anos)
Escrito em C com GObject
Sistema operativo tipo Unix
Gênero(s) Programas de computador
Licença GNU GPL
Página oficial http://projects.gnome.org/NetworkManager/

Network Manager é um programa de computador utilitário que tem o objetivo de simplificar o uso de redes de computadores em sistemas operacionais baseados em Linux e outros de tipo Unix.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A Red Hat iniciou um projeto chamado NetworkManager em 2004, com o objetivo de permitir aos usuários Linux lidar facilmente com as necessidades de comunicação em rede, em particular com as redes sem fios. O NetworkManager faz uma seleção oportunista da rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorre uma falha ou quando o usuário move-se de uma rede para outra. A escolha preferida é pela rede Ethernet, depois por redes sem fios "conhecidas" e, por fim, redes com identificadores SSID com os quais o usuário nunca conectou-se. Se necessário, o usuário é solicitado a digitar a chave WEP ou WPA.

O projeto NetworkManager foi o primeiro entre os principais componentes para Área de trabalho a utilizar D-Bus e HAL. Entretanto, desde Junho de 2009 o NetworkManager não depende mais do HAL.

O NetworkManager tem dois componentes:

  1. um daemon que gerencia as conexões e reporta alterações nas redes
  2. um applet de Área de trabalho, que permite ao usuário manipular as conexões de rede. O nmcli provê uma funcionalidade similar para uso em Linha de comando.

Os desenvolvedores de ambos os componentes tencionaram fazê-lo razoavelmente portável, e a applet está disponível para os Ambientes de Área de trabalho que implementam o System Tray Protocol do Freedesktop.org, incluindo GNOME, KDE Plasma Workspaces e Xfce. Já que os componentes comunicam-se via D-Bus, podem ser escritos outros aplicativos sensíveis à situação da conexão de dados, e até mesmo a applet fornecida pode ser totalmente substituída. Um exemplo é o KNetworkManager, um frontend KDE para o NetworkManager desenvolvido pela Novell para o SUSE Linux.

Assistente de configuração para banda larga móvel[editar | editar código-fonte]

Antti Kaijanmäki anunciou o desenvolvimento de um assistente de configuração de banda larga móvel/3G para o NetworkManager em Abril de 2008[1] que ficou disponível a partir da versão 0.7.0 do NetworkManager. A conexão é configurada facilmente quando usado em conjunto com o pacote mobile-broadband-provider-info. A versão beta 0.9.7.995 inclui suporte para redes 4G LTE[2].

Interface de usuário[editar | editar código-fonte]

NetworkManagement
back-end do NetworkManager para KDE SC 4, provê um widget plasma.[3]
nm-applet
é o applet GNOME para o NetworkManager.
nmcli
interface da linha de comando (adicionada em 2010)
cnetworkmanager
interface de linha de comando para o NetworkManager.[4]

Dispositivos de banda larga sem fios testados[editar | editar código-fonte]

Os desenvolvedores testaram com sucesso as seguintes placas, dongles ou fones com o NetworkManager:[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]