O Indomável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Untamed
陈情令
O Indomável (PT/BR)
O Indomável
Informação geral
Também conhecido(a) como Os Indomáveis
Formato websérie
Gênero Xianxia, Yaoi
Duração 45 minutos
Elenco Xiao Zhan
Wang Yibo
País de origem  China
Idioma original mandarim
Episódios 50
Produção
Diretor(es) Zheng Weiwen
Chen Jialin
Produtor(es) Fang Fang
Yang Xia
Zhang Meng
Wang Chu
Ren Qiang
Liu Mingtie
Wang Wanning
Produtor(es) executivo(s) Sun Huaizhong
Wang Xin
Han Zhijie
Roteirista(s) Yang Xia
Deng Yaoyu
Ma Jing
Guo Guangyun
Empresa(s) produtora(s) Tencent Penguin Pictures
New Style Media
Localização Hengdian World Studios
Guizhou
Exibição
Emissora original Tencent Video
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 27 de junho - 20 de agosto de 2019

O Indomável (chinês simplificado: 陈情令, pinyin: Chén Qíng Lìng), ou ainda Os Indomáveis,[1] é uma websérie chinesa exibida pela Tencent Video de 27 de junho a 20 de agosto de 2019, estrelada por Xiao Zhan e Wang Yibo. A série é baseada no romance de Mo Xiang Tong Xiu, Mo Dao Zu Shi.[2][3][4][5] A série foi a mais assistida na China, alcançando também grande repercussão internacional.[6]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O mundo jianghu é governado pela poderosa seita Wen, que domina as seitas menores Lan, Jiang, Nie e Jin. O despreocupado Wei Wuxian se torna rapidamente amigo do justo Lan Wangji e, durante suas aventuras, o casal descobre que o chefe da seita Wen é o mentor do mal por trás de uma série de conspirações que causariam estragos nas terras.

As tentativas de Wei Wuxian de proteger os membros inocentes da seita Wen da perseguição injusta levam ao desastre, e ele desaparece no processo. Wei Wuxian reaparece dezesseis anos depois, e trabalha junto com Lan Wangji para resolver uma série de mistérios de assassinatos, eventualmente encontrando e derrotando o verdadeiro culpado.[7]

Episódios[editar | editar código-fonte]

A série é exibida toda quinta e sexta-feira (GMT +08:00) com dois episódios cada, e os membros VIP podem ter acesso antecipado a mais dois. No primeiro dia de seu lançamento, um total de seis episódios estava disponível para membros VIP. Em 30 de junho de 2019, o Weibo oficial lançou uma nova programação e mudou o lançamento para segunda-feira até quarta-feira.[8] A série terminou em 20 de agosto de 2019 com o 50º episódio. Em 29 de julho de 2019, durante um evento oficial de fanmeeting, eles anunciaram que os membros do VVIP poderiam assistir a todos os episódios em 7 de agosto.[9]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Actor Character Introduction
Xiao Zhan
Su Yaxin (jovem)
Wei Wuxian
(魏无羡)
Nome de nascimento: Wei Ying (魏婴)

Também conhecido como o "patriarca Yiling" (夷陵老祖), ele é um discípulo da seita de Jiang que mais tarde escolhe seguir o cultivo demoníaco depois de perder seu núcleo de ouro. Ele empunha a espada Suibian (随便) e a flauta Chenqing (陈情) e é conhecido por sua capacidade de inventar novas técnicas e invenções espirituais, como o Selo do Tigre da Stygian (阴虎符) Ele é bondoso, otimista, travesso e leal, e se preocupa profundamente com seus amigos e familiares. Ele e Lan Wangji se consideram almas gêmeas.

Mo Xuanyu
(莫玄羽)
O filho ilegítimo de Jin Guangshan e ex-discípulo da seita Jin. Ele sacrificou seu corpo a Wei Wuxian através de um ritual para cumprir seus planos de vingança, alimentando a trama.
Wang Yibo
Chen Junkai (jovem)
Lan Wangji
(蓝忘机)
Nome de nascimento: Lan Zhan (Chinese: 蓝湛).

Também conhecido como Senhor Hanguang (含光), ou Senhor do rolamento da luz,[10] ele é o segundo jovem mestre da seita Lan e um dos Dois Jades de Lan. Ele empunha a espada Bichen (避尘) e o guqin Wangji (忘机). Ele é frio, rigoroso, distante e difícil de entender, mas tem um bom coração e um senso de justiça. Ele tem uma queda por Wei Wuxian, que ele considera sua alma gêmea.

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

Seita Gusu Lan[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Liu Haikuan[11]
Shen Yifeng (jovem)
Lan Xichen
(蓝曦臣)
Nome de nascença: Lan Huan (蓝涣).

Também conhecido como "Senhor Zewu" (泽芜君), ou senhor do crescimento excessivo de crocância,[10] ele é o líder e o primeiro jovem mestre da seita Lan, e um dos Dois Jades de Lan. Ele é conhecido como um dos Três Zuns ao lado de seus irmãos jurados Jin Guangyao e Nie Mingjue. Ele empunha a espada Shuoyue (朔月) e a flauta Liebing (裂冰). Em contraste com o irmão mais novo, ele é uma pessoa gentil e confiante.

Huang Ziteng Lan Qiren
(蓝启仁)
O ancião respeitado da seita de Lan. O tio de Lan Xichen e Lan Wangji. Um professor extremamente rigoroso que não se dá bem com Wei Wuxian.
Zheng Fanxing[12]
Jiang Yiting (jovem)
Lan Sizhui
(蓝思追)
Nome de nascimento: Anteriormente Wen Yuan (苑), agora Lan Yuan (蓝愿).

Um discípulo da seita Lan. Ele foi encontrado por Wei Wuxian entre os restos da seita Wen e foi criado por ele, e depois levado de volta à seita Lan por Lan Wangji. Ele é um indivíduo calmo e elegante, que se comporta de maneira inteligente e sensível, e é muito maduro para sua idade. Quando criança, ele era mais um causador de problemas. Ele é amigo íntimo de Lan Jingyi e Jin Ling.

Guo Cheng[13] Lan Jingyi
(蓝景仪)
Um discípulo da seita Lan. Comparado às personalidades tranquilas da maioria de seus colegas membros da seita Lan, ele é de temperamento brusco e impaciente, mas de bom coração, e conhecido na base de fãs como o "Lan mais un Lan do que nunca Lan na história da Lan". Ele é amigo íntimo de Lan Sizhui e Jin Ling.
Carman Lee[14] Lan Yi
(蓝翼)
A única cabeça feminina na história da seita Lan. Ela inventou a infame técnica de assassinato de acordes e foi responsável por guardar um pedaço do "Ferro Estígio" (铁).

Seita Lanling Jin[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Shen Xiaohai Jin Guangshan
(金光善)
O líder da seita Jin. Pai de Jin Guangyao, Jin Zixuan, Qin Su e Mo Xuanyu. Ele é conhecido como mulherengo e tem muitos filhos ilegítimos.
Hu Xiaoting Madame Jin
(金夫人)
A esposa de Jin Guangshan e mãe de Jin Zixuan.
Zhu Zanjin[15] Jin Guangyao
(金光瑶)
Nome de nascimento: Meng Yao (孟瑶).

Também conhecido como Lord Lianfang (敛芳尊), ou mestre de fragrâncias oculto,[10] ele é o filho ilegítimo de Jin Guangshan e se tornou o líder da seita Jin após a morte do último. Ele é conhecido como um dos três zuns ao lado de seus irmãos jurados Lan Xichen e Nie Mingjue. Ele empunha a espada Hensheng (恨生). Ele trabalhou como servo da seita Nie e como espião na seita Wen antes de obter a aprovação de seu pai para ingressar na seita Jin após a Campanha do Tiro Solar. Devido à sua identidade como filho de prostituta, ele se sente inferior e está determinado a provar a si mesmo. Ele é conhecido por usar uma máscara de prazer e seu comportamento suave. Ele admira muito Lan Xichen, que foi a única pessoa que lhe mostrou bondade durante seus dias como servo.

Cao Yuchen[16] Jin Zixuan
(金子轩)
Filho de Jin Guangshan, pai de Jin Ling e marido de Jiang Yanli. Ele é orgulhoso e vaidoso, mas também honesto e justo. Ele despreza Jiang Yanli no começo, mas cresce para cuidar dela e, eventualmente, se apaixona por ela.
Yao Shuhao[16] Jin Zixun
(金子勋)
O primo de Jin Zixuan. Ele é arrogante e vaidoso e detém imenso desgosto por Wei Wuxian.
Jin Luying Qin Su
(秦愫)
A esposa de Jin Guangyao, com quem ela se relaciona; a filha de Qin Cangye, líder da seita Laoling Qin, uma subsidiária da seita Jin.
Qi Peixin[17] Jin Ling
(金凌)
Nome de cortesia: Rulan (如 兰).

O único herdeiro da seita Jin, sobrinho de Wei Wuxian, e o filho órfão de Jin Zixuan e Jiang Yanli. Ele empunha a espada Suihua (岁华尊) e também é um excelente arqueiro. Ele tem um cachorro chamado Fairy, que muitas vezes atormenta Wei Wuxian como alívio cômico. Ele é orgulhoso, um tanto imaturo e mal-humorado, mas também pode ser gentil e leal, se necessário. Ele é amigo íntimo de Lan Sizhui e Lan Jingyi.

Wang Yifei[18] Luo Qingyang
(罗青羊)
Também conhecida como Mian Mian (绵绵). Um discípulo da seita Jin. Ela não tem medo de defender o que é certo e mais tarde deixou a seita Jin devido a diferentes crenças em Wei Wuxian, sendo um dos únicos personagens além de Lan Wangji que está disposto a falar por ele.

Seita Qinghe Nie[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Wang Yizhou[16] Nie Mingjue
(聂明玦)
Também conhecido como "Senhor Chifeng" (赤锋尊), ou o Mestre dos Picos Escarlate,[10] ele é o líder da seita Nie. Ele é conhecido como um dos Três Zuns ao lado de seus irmãos jurados Lan Xichen e Jin Guangyao. Ele empunha o sabre Baxia (霸下). Ele é rigoroso, justo e conhecido por sua intolerância ao mal. No entanto, ele tem um temperamento terrível e guarda rancor extremo por Jin Guangyao.
Ji Li[16] Nie Huaisang
(聂怀桑)
O líder da seita Nie após a morte de Nie Mingjue e meio-irmão mais novo de Nie Mingjue. Ele é bem conhecido por sua incompetência e é apelidado de Head-Shaker. Muitas vezes, ele é visto carregando um ventilador. No entanto, há mais do que muitos pensam.

Seita Qishan Wen[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Xiu Qing Wen Ruohan
(温若寒)
O líder da seita Wen, cultivador-chefe e pai de Wen Chao e Wen Xu. Ele é um homem ambicioso que quer governar as cinco seitas restaurando o Ferro da Stygian (阴 铁).
Wang Rong Wen Xu
(温旭)
O filho mais velho de Wen Ruohan, um homem cruel e violento.
He Peng[19] Wen Chao
(温晁)
O segundo filho de Wen Ruohan. Ele é um dos principais antagonistas na primeira metade do show e é cruel, arrogante e rude. No entanto, diante do perigo, ele imediatamente adota uma natureza patética e covarde devido ao seu medo. Ele gosta de punir e magoar os outros, promovendo sua natureza sádica.
Meng Ziyi[20] Wen Qing
(温情)
Um médico renomado da seita Wen e irmã mais velha de Wen Ning. Ela é distante, fria e extremamente inteligente. Ela é protetora em relação ao irmão e inicialmente não gosta de Wei Wuxian, mas acaba se aquecendo quando ele se torna uma das únicas pessoas a tratá-la gentilmente depois que a seita Wen é derrubada.
Yu Bin[21]
Su Qiuyi (jovem)
Wen Ning
(温宁)
Nome de cortesia: Qionglin (琼林).

Também conhecido como "O General Fantasma" (鬼将军), ele é o braço direito de Wei Wuxian durante seu tempo como Patriarca Yiling. Ele era uma pessoa tímida e gago quando estava vivo devido a sua estranha doença e passou a confiar em Wei Wuxian depois de ter sido banhado com bondade por ele. Como um cadáver feroz, ele é propenso a explosões de raiva, mas permanece inocente, gentil e tímido.

Feng Mingjing Wen Zhuliu
(温逐流)
Também conhecida como Mão do Derretimento do Núcleo (化丹手) devido à sua capacidade de derreter um Núcleo Dourado e é o protetor de Wen Chao. Ele é extremamente monótono e não parece ter muitos pensamentos.
Lu Enjie Wang Lingjiao
(王灵娇)
A ex-empregada da esposa de Wen Chao e amante de Wen Chao. Ela é uma mulher arrogante e pomposa; no entanto, ao enfrentar qualquer ameaça real, ela imediatamente se esconde em uma natureza semelhante à de Wen Chao.
Zhang Bin Wen Mao
(温卯)
Um ancestral da seita Wen.

Seita Yunmeng Jiang[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Lu Jianmin Jiang Fengmian
(江枫眠)
O líder da seita Jiang, pai de Jiang Yanli e Jiang Cheng. Ele é um homem gentil e gentil, mas tem favoritismo em relação a Wei Wuxian.
Zhang Jingtong Yu Ziyuan
(虞紫鸢)
Também conhecida como Madame Yu ou San Niang. A esposa de Jiang Fengmian, mãe de Jiang Yanli e Jiang Cheng, e proprietária original do anel Zidian (紫电). Ela parece dura e rigorosa, mas se importa com os filhos e o marido no fundo, apesar de não gostar de Wei Wuxian.
Wang Zhuocheng[22]
Huang Zhenchen (jovem)
Jiang Cheng
(江澄)
Nome de cortesia: Wanyin (晚吟).

Também conhecido como Sandu Shengshou 三毒圣手), ou "Três Venenos Sábios",[10] ele é o líder da seita Jiang após a morte de Jiang Fengmian. Ele empunha a espada Sandu (三毒) e o anel Zidian (紫电). Ele é um homem honesto e rigoroso, que cumpre as regras. Ele tem um mau humor, mas se preocupa profundamente com seus entes queridos, especialmente com sua irmã. Ele tinha um ótimo relacionamento com Wei Wuxian, mas o relacionamento deles se deteriorou devido a diferentes crenças; no entanto, eles fizeram as pazes no final do show. Por algum tempo, ele teve uma queda por Wen Qing, até que Wen Chao ordenou a morte de seus pais, fazendo com que ele abrigasse ódio pela seita Wen; no entanto, ele não podia odiá-la completamente. Ele adora seu sobrinho Jin Ling, embora ele também seja rígido e de língua afiada em relação a ele.

Xuan Lu[23]
Ye Xuantong (jovem)
Jiang Yanli
(江厌离)
A irmã mais velha de Jiang Cheng, a irmã mais velha do discípulo de Wei Wuxian, a esposa de Jin Zixuan e a mãe de Jin Ling. Ela é uma pessoa gentil, compreensiva e atenciosa que protege seus irmãos e fornece apoio emocional. Ela também parece ser uma cozinheira muito boa, com seu melhor prato sendo uma raiz de lótus e sopa de costela de porco que ela costuma fazer para seus irmãos. Embora ela seja muito gentil, ela parece ter sentimentos um tanto delicados, como mostra quando ela é desprezada várias vezes por Jin Zixuan.

Arco da cidade de Yi[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Song Jiyang[24] Xiao Xingchen
(晓星尘)
Também conhecido como "Daozhang" (道长), ele é um dos alunos de Baoshan Sanren que deixou a montanha para o mundo mortal. Ele empunha a espada Shuanghua (霜华) e é o melhor amigo de Song Lan. Ele é gentil por fora, mas determinado por dentro.
Li Bowen[25] Song Lan
(宋岚)
Nome de cortesia: Song Zichen (宋子琛).

Um cultivador do templo de Baixue e melhor amigo de Xiao Xingchen. Ele empunha a espada Fuxue (拂 雪).

Wang Haoxuan[26] Xue Yang
(薛洋)
Nome de cortesia: Chengmei (成美).

Um discípulo convidado da seita Jin que tem uma afiliação com o Ferro Stygian (阴铁). Ele empunha a espada Jiangzai (降灾). Ele é conhecido por suas maneiras más e distorcidas.

Chen Zhuoxuan[27] Ah Qing
(阿箐)
Uma jovem donzela que morava nas ruas e especialista em fingir ser cega. Ela seguiu Xiao Xingchen depois de conhecê-lo.

Outros[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Introdução
Feng Cong[28] Su She
(苏涉)
Nome de cortesia: Minshan (悯善).

O líder covarde da seita Moling. Um ex-discípulo externo da Seita Lan, que ele traiu e deixou para estabelecer o seu próprio com o apoio de Jin Guangyao, a quem ele tem grande respeito. Ele tem ciúmes dos talentos de Lan Wangji e sempre imitou suas ações.

Liu Tingyu Baoshan Sanren
(抱山散人)
A professora de Xiao Xingchen e Cangse Sanren, mãe de Wei Wuxian.
Cao Junxiang[29] Ouyang Zizhen
(欧阳子真)
O filho único do líder da seita Baling Ouyang.
Yu Zikuang Xue Chonghai
(薛重亥)
O antigo dono do Ferro Stygian (阴铁).
Elenco estendida
Ator/Atriz Personagem Introdução
Liu Yinjun Jin Chan
(金阐)
Um discípulo da seita Jin. Ele intimidou Jin Ling, mas é parado por Wei Wuxian.
Lin Chenyue Sexto discípulo
(六师弟)
Discípulo da seita Jiang.
Jiang Weijia Chefe de Nie
(聂氏总领)
Ele sempre intimida Jin Guangyao e depois é morto por ele.
Niu Zhiqiang Chefe Yao
(姚宗主)
Um dos anciãos fofoqueiros que não gostam de Wei Wuxian e espalham rumores infundados sobre ele.
Pu Changcheng Chefe Ouyang
(欧阳宗主)
Zhang Ye Yi Weichun
(易为春)
Xu Xiaowen Fang Mengchen
(方梦臣)
Cai Yingchun Avó Wen
(温婆婆)
Wen Qing, Wen Ning e parente de Wen Yuan.
Yi Jianxiang Quarto tio Wen
(温四叔)
Wen Qing, Wen Ning e parente de Wen Yuan.
Sun Shengxuan Mo Ziyuan
(莫重亥)
O primo de Mo Xuanyu que abusou dele.
Jia Shuyi Madame Mo
(莫夫人)
Tia de Mo Xuanyu que abusou dele.
Liu Damin Senhor Mo
(莫老爷)
Tio de Mo Xuanyu.
Feng Qiruo Ah Ding
(阿丁)
Um servo de Mo.
Feng Qiruo Ah Tong
(阿童)
Um servo de Mo.
Zhang Linran Ah Yan
(阿胭)
Uma garota amaldiçoada pela estátua da Senhora Celestial.
Li Lujin Mãe de Ah Yan
(阿胭娘)
Fan Huawei Bi Cao
(碧草)
Um servo de Qin Su.
Su Yue Si Si
(思思)
Uma prostituta que tem que servir Jin Guangshan.
Zhang Jing Jin Zhu
(金姝)
Um servo da seita Jin.
Liu Xiaobin Yin Zhu
(银姝)
Um servo da seita Jin.
Jiao Changshun Professor de Song Lan
(宋岚师傅)
Shen Xin Lojista de funeral
(丧葬老太)
Huang Ying Avó Liu
(刘婆婆)
Liu Fengmin[30] Lao Zhang (Wen Chao)
(老丈(温晁))
Sun Liang[30] Lao Zhang (Nie Huaisang)
(老丈(聂怀桑))

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

O principal compositor da trilha sonora é Lin Hai.[31] A música tema foi intitulada "忘羡" (Wangxian) antes de ser renomeada do episódio 11 em diante para "无羁 (Wuji)".[32] Em 8 de julho de 2019, o álbum digital foi lançada na QQ Music, juntamente com a versão completa da música, bem como outras músicas dos personagens.[33][34] O álbum instrumental foi lançado na QQ Music em 5 de agosto de 2019.[35]

O álbum físico foi lançado em 2 de novembro de 2019.[36]

N.º TítuloCantor(a) Duração
1. "Unrestrained (无羁)" (Theme song – duet version)Xiao Zhan e Wang Yibo 04:13
2. "Unrestrained (无羁)" (Theme song – special version)Bibi Zhou 04:14
3. "Unrestrained (无羁)" (Theme song – solo version)Xiao Zhan 04:13
4. "Unrestrained (无羁)" (Theme song – solo version)Wang Yibo 04:13
5. "Song Ends with Chen Qing (曲尽陈情)" (Wei Wuxian's theme song)Xiao Zhan 03:53
6. "Won't Forget (不忘)" (Lan Wangji's theme song)Wang Yibo 05:16
7. "Newborn (赤子)" (Wen Ning's theme song)Yu Bin 04:18
8. "Goodbye Filled With Hatred (恨别)" (Jiang Cheng's theme song)Wang Zhuocheng 03:43
9. "Involuntary (不由)" (Lan Xichen's theme song)Liu Haikuan 04:44
10. "Separation at Qing He (清河诀)" (Nie Mingjue & Nie Huaisang's theme song)Ayanga 03:44
11. "If The Woodlands Has Something To Say (疏林如有诉)" (Wen Qing's theme song)Gao Qiuzi 03:53
12. "Passing by the Deserted City (荒城渡)" (Xue Yang's theme song)Charlie Zhou 04:19
13. "Lone City (孤城)" (Yi City group's theme song)Sun Bolun & Chen Zhuoxuan 03:52
14. "Youth Especially Cannot Be Bullied (最是少年不可欺)" (Youth group's theme song)Zui Xue, Zheng Fanxing, Qi Peixin & Guo Cheng 03:59
15. "Inappeasable (意难平)" (Jiang Yanli's theme song)Yin Lin 04:14
16. "Not In Vain (不枉)" (Group song)Naomi Wang 03:55
17. "Eternal Separation (永隔)" (Jiang Yanli & Jin Zixuan's theme song)Lara Veronin e Fabien Yang 03:37
18. "Hatred in Life (多恨生)" (Jin Guangyao's theme song)Zhu Xingjie 04:25
N.º Título Duração
1. "The Untamed (陈情令)"   02:01
2. "Unrestrained (无羁)" (Instrumental version) 02:33
3. "Wang Ji (忘机)"   01:01
4. "Love Entanglement (情牵)"   01:59
5. "Lotus Pier (莲花坞)"   02:08
6. "Maneuvering Dizi (御笛)"   02:15
7. "Glacier (裂冰)"   03:26
8. "Drunken Dream (醉梦)"   03:27
9. "Burial Mound (乱葬岗)"   02:24
10. "Sadness (伤情)"   03:01
11. "If Life Was Just Like When We First Met (人生若只如初见)"   02:36
12. "Won't Regret (不悔)"   02:47
13. "Night Scamper (夜奔)"   03:51
14. "Day and Night (寤寐)"   01:26
15. "Song of Lucidity (清心音·乱魄抄)"   05:10
16. "Rest (安息)"   02:32
17. "Greenery (草木)"   02:33
18. "Yi City (义城)"   01:03
19. "Artful Child (狡童)"   01:44
20. "Sunshot (射日)"   02:28
21. "Unrestrained (无羁)" (Piano version) 01:23

Em 19 de agosto, a QQ Music anunciou que as vendas do álbum da trilha sonora haviam quebrado quinze milhões de cópias, atingindo oficialmente a certificação de platina. Em setembro de 2019, o álbum foi o álbum da trilha sonora mais vendido na plataforma e ficou em 15 ° lugar na lista de álbuns digitais mais vendidos.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Trabalho nomeado Resultado Ref.
The Third Internet Film Festival Melhor diretor Chen Jialin Venceu [37]
Melhor ator novo Zhu Zanjin
GQ 2019 Men of the Year Melhor ator do ano Wang Yibo Venceu [38]
6th The Actors of China Award Ceremony Melhor Ator (Websérie) Xiao Zhan Indicado [39]
Golden Tower Award Drama mais popular The Untamed Venceu [40][41]
Ator mais popular Xiao Zhan Venceu
Wang Yibo Indicado
Sofa Film Festival Ator mais popular do outono Xiao Zhan Venceu [42]
6th Hengdian Film and TV Festival of China (Wenrong Awards) Melhor websérie The Untamed Indicado [43]
Melhor diretor Chen Jialin Venceu
Melhor produtor Fang Fang Venceu
3rd Yinchuan Internet Film Festival Melhor websérie The Untamed Indicado [44]
Melhor ator (websérie) Xiao Zhan Venceu [45]
26th Huading Awards Melhor série de televisão The Untamed 10th [46]
Melhor diretor Chen Jialin, Zheng Weiwen Indicado [47][48]
Melhor produtor Yang Xia, Fang Fang, Wang Chu, Liu Mingtie Indicado
Melhor iniciante Xiao Zhan Venceu
Wang Yibo Indicado
Os dez atores favoritos Venceu
2nd Cultural and Entertainment Industry Congress Melhor ator (Drama) Xiao Zhan Indicado [49]
Ator inovador (Drama) Indicado
Wang Yibo Indicado
Melhor casal Xiao Zhan e Wang Yibo Indicado
China Entertainment Industry Summit
(Golden Pufferfish Awards)
Melhor drama The Untamed Venceu [50][51]
Melhor marketing Venceu
Produtor do ano Yang Xia Venceu
7th Thailand Headlines Person of The Year Awards Prêmio mais influente Elenco de The Untamed Venceu [52][53]
Tencent Music Entertainment Awards Canção do ano "Unrestrained" (por Xiao Zhan e Wang Yibo) Venceu [54]
China Golden Rooster and Hundred Flowers Film Festival
(1st Network Drama Awards)
Ator mais popular Wang Yibo Venceu [55]
Ator mais antecipado He Peng Venceu
20th China Video Awards Propriedade intelectual do ano The Untamed Venceu [56]
China Radio Film & TV Media Survey Excelente série de televisão de promoção no exterior Venceu [57]
Weibo TV Series Awards Séries de televisão mais populares Venceu [58][59]
Ator mais popular Xiao Zhan 7th [60]
Wang Yibo 4th [61]
Song Jiyang Indicado [62][63]
Wang Zhuocheng Indicado
Yu Bin Indicado
Zheng Fanxing Indicado
Liu Haikuan Indicado
Personagem mais popular Wei Wuxian Venceu [64]
Lan Wangji 2nd [65]
Golden Bud - The Fourth Network Film And Television Festival Melhor websérie The Untamed Indicado [66][67]
Websérie mais influente Venceu
Melhor filme na web The Living Dead Indicado
Diretor mais popular Chen Jialin Venceu
Melhor ator Xiao Zhan Indicado
Wang Yibo Indicado
Melhor iniciante Guo Cheng Indicado
Song Jiyang Indicado
Wang Zhuocheng Indicado
Zheng Fanxing Indicado
Wang Haoxuan Indicado
New Force Energy Venceu
Sogou In Award Drama do ano The Untamed Venceu [68]
Kugou Music Awards Canção do ano "Unrestrained" (by Xiao Zhan & Wang Yibo) Venceu [69]
Film and TV Role Model 2019 Ranking Drama do ano The Untamed Indicado [70]
Ator do ano Xiao Zhan Indicado
Baidu Fudian Awards Dez melhores séries de televisão The Untamed Venceu [71]
Sina Film & TV Awards Venceu [72]
8th China Student Television Festival Séries de televisão mais assistidas Venceu [73]
Tencent Video All Star Awards Drama da Web do ano Venceu [74]
Atores populares do ano Xiao Zhan Venceu
Wang Yibo Venceu
Most Promising Actor Liu Haikuan Venceu
Doki New Force Wang Zhuocheng Venceu
Tencent Entertainment White Paper Ator de televisão do ano Xiao Zhan Venceu [75]
Star Celebrity Board: Television Actor of the Year Venceu [76]
Weibo Awards Ceremony Drama quente do ano The Untamed Venceu [77]
Media and Entertainment Industry Reporter Marketing inovador do ano Venceu [78]
Hengdian World Studio Classic Ranking Drama mais popular Venceu [79]
Personagem mais popular Wei Wuxian (Xiao Zhan) Venceu [80]

Transmissão internacional[editar | editar código-fonte]

O drama é transmitido via WeTV em vários países como Tailândia, Vietnã, Filipinas, Índia e Indonésia. É transmitido internacionalmente através de plataformas como Viki, ODC e YouTube.[81]

O drama é transmitido na Coreia do Sul via Channel Asia UHD a partir de 21 de outubro de 2019.[82][83] Está programado para ser transmitido no Japão pela Asia Dramatic TV a partir de 19 de março de 2020.[84][85]

O drama foi traduzido para 11 idiomas diferentes e transmitido via Netflix nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Austrália, Filipinas e Índia a partir de 25 de outubro de 2019.[86]

Referências

  1. GUIMARÃES, Ana Cláudia (16 de julho de 2023). «A China que a gente não vê: tese de doutorado da UFF aborda produção audiovisual do país e Netflix». O Globo. Cópia arquivada em 16 de julho de 2023. (pede subscrição (ajuda)) 
  2. «《陈情令》首曝剧照 肖战王一博掀仙侠风云». ifeng (em chinês). 5 de julho de 2018. Consultado em 23 de abril de 2019. Cópia arquivada em 2 de setembro de 2018 
  3. «开播当日定档!肖战王一博《陈情令》今晚播出». Beijing News (em chinês). 27 de junho de 2019. Consultado em 10 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 18 de julho de 2019 
  4. «《陈情令》定档627 肖战王一博最新海报曝光». Sina (em chinês). 27 de junho de 2019. Consultado em 27 de junho de 2019. Cópia arquivada em 29 de junho de 2019 
  5. «《陈情令》迎大结局 肖战王一博双双发文告别». ifeng (em chinês). 14 de agosto de 2019. Consultado em 16 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 16 de agosto de 2019 
  6. Giovanna Orlando (21 de março de 2021). «Grupo chinês T.U.B.S fala sobre série 'O Indomável' e 1º álbum». R7. Consultado em 31 de março de 2021 
  7. «电视剧拍摄制作备案公示表 许可证号: 00090». SARFT (em chinês). Fevereiro de 2018. Consultado em 16 de dezembro de 2019 
  8. «陈情令官微». Weibo (em chinês). Consultado em 30 de junho de 2019 
  9. «陈情令官微». Weibo (em chinês). Consultado em 8 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 8 de agosto de 2019 
  10. a b c d e «The Untamed». Viki.com. Consultado em 16 de dezembro de 2019 
  11. «刘海宽气质邂逅ELLE30周年盛典 爆料为《陈情令》瘦身20斤». ifeng (em chinês). 11 de setembro de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  12. «《陈情令》郑繁星出演蓝思追 风度翩翩的英俊少年». China.com (em chinês). 24 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  13. «《陈情令》曝角色海报 郭丞饰蓝景仪引期待». ifeng (em chinês). 25 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  14. «《陈情令》曝剧照 李若彤演绎蓝家家主». Huanqiu (em chinês). 15 de junho de 2018 
  15. «朱赞锦《陈情令》 高度还原"金光瑶"大获好评». Netease (em chinês). 11 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  16. a b c d «《陈情令》曝海报 新鲜面孔打造高颜值古装仙侠剧». ifeng (em chinês). 25 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  17. «新晋小鲜肉漆培鑫挑战《陈情令》人气角色"大小姐"». Netease (em chinês). 24 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  18. «《陈情令》热拍中 "绵绵"王艺霏造型首曝光获书粉高度评价». Kknews.cc (em chinês). 29 de junho de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  19. «《陈情令》杀青 贺鹏首演仙侠剧变夷陵老祖对头». Tencent (em chinês). 31 de agosto de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  20. «《陈情令》开机 孟子义"温情"海报增添神秘感». Netease (em chinês). 26 de abril de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 18 de abril de 2019 
  21. «《陈情令》开拍 于斌出演温宁造型还原获赞». Tencent (em chinês). 4 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  22. «《陈情令》曝光剧照 汪卓成被称为新生代"坞"主». Tencent (em chinês). 5 de julho de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  23. «宣璐《陈情令》杀青 搭档肖战演绎姐弟亲情引期待». Netease (em chinês). 20 de agosto de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  24. «宋继扬参演《陈情令》俊朗外表引期待». ifeng (em chinês). 18 de maio de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  25. «李泊文出演《陈情令》 古装造型神还原宋子琛». ifeng (em chinês). 13 de julho de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  26. «从《沙海》的软萌少年到《陈情令》的腹黑反派,95后新生代王皓轩未来可期». Wall Street (em chinês). 24 de agosto de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  27. «陈卓璇出演《陈情令》阿菁». Sohu (em chinês). 29 de junho de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  28. «《陈情令》 冯聪:演反派,没有人骂才是失败了». Sohu (em chinês). 22 de agosto de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  29. «《陈情令》将播 曹峻祥变身二次元美少年». Sohu (em chinês). 24 de dezembro de 2018. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  30. a b «《陈情令》还有隐藏剧情,聂怀桑温晁都曾扮成老头?暗中运筹帷幄». Netease (em chinês). Consultado em 11 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 11 de outubro de 2019 
  31. «《陈情令》开播引热议 创作团队坦诚不足接受指正». Sina (em chinês). 4 de julho de 2019. Consultado em 9 de julho de 2019. Cópia arquivada em 9 de julho de 2019 
  32. «《陈情令》国风音乐专辑重磅上线 肖战王一博"声动"诠释角色内心». People.com (em chinês). 8 de julho de 2019. Consultado em 8 de julho de 2019. Cópia arquivada em 8 de julho de 2019 
  33. «陈情令 国风音乐专辑!». Tencent Music. Consultado em 8 de julho de 2019. Cópia arquivada em 8 de julho de 2019 
  34. 《陈情令》人物曲上线 国韵美学打开内心世界. Huanqiu (em chinês). 22 de julho de 2019 
  35. «陈情令 原声音乐专辑». Douban (em chinês). Consultado em 10 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2019 
  36. «陈情令国风音乐大碟». Douban (em chinês). Consultado em 10 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2019 
  37. «第三届网影盛典盛大落幕,金牡丹奖各奖项逐一揭晓». Sohu (em chinês). 25 de agosto de 2019. Consultado em 26 de agosto de 2019i. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2019 
  38. «王一博:2019智族GQ"年度突破演员",未来可期». Netease (em chinês). 8 de setembro de 2019. Consultado em 11 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 9 de setembro de 2019 
  39. «"好演员"候选名单:肖战李现赵丽颖杨紫等入围». Sina (em chinês). 16 de outubro de 2019. Consultado em 16 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 16 de outubro de 2019 
  40. «"金塔奖"榜单出炉,肖战、迪丽热巴分获大学生喜爱男女演员之首». Sina (em chinês) 
  41. «金塔奖打榜活动收官,肖战、王一博荣登榜首». People's Daily (em chinês). 3 de novembro de 2019. Consultado em 6 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 6 de novembro de 2019 
  42. «Autumn Sofa Film Festival 2019». 15 de novembro de 2019 
  43. «2019横店影视节圆满落幕 "文荣奖"各奖项揭晓». Sina (em chinês). 27 de outubro de 2019. Consultado em 27 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 27 de outubro de 2019 
  44. «"容嬷嬷"李明启出席互联网电影节开幕典礼,到场的还有这些明星». Sina (em chinês). 1 de novembro de 2019. Consultado em 4 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 4 de novembro de 2019 
  45. «第三届中国银川互联网电影节落幕 13项"金杞奖"揭晓». Sina (em chinês). 6 de novembro de 2019. Consultado em 6 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 6 de novembro de 2019 
  46. «第26届华鼎奖《陈情令》排名第10». Tencent (em chinês). 22 de outubro de 2019. Consultado em 10 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2019 
  47. «第26届华鼎奖提名名单:李现肖战获新锐演员提名». Sina (em chinês). 8 de novembro de 2019. Consultado em 8 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2019 
  48. «第26届华鼎奖奖项出炉 陈宝国惠英红获最佳男女主». Sina (em chinês). 10 de dezembro de 2019 
  49. «它一曝光,中国电影又要高潮» (em chinês). 8 de novembro de 2019 
  50. «2019金河豚奖入围名单». Sina (em chinês). 18 de novembro de 2019 
  51. «金河豚奖"完整获奖名单» (em chinês). 30 de novembro de 2019 
  52. «2019 泰国头条新闻年度风云人物(文化娱乐类)-"《陈情令》剧组"». Thai Headlines (em chinês). 18 de novembro de 2019 
  53. «肖战王一博获2019泰国头条新闻年度风云人物!《陈情令》获文化奖给力!». Tencent (em chinês). 11 de novembro de 2018. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  54. «腾讯音乐娱乐盛典酷狗年度金曲奖:肖战王一博《无羁》». dzwww.com (em chinês). 19 de novembro de 2019. Consultado em 4 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2019 
  55. «第一届互联网影视文娱盛典暨"飞鹭"文娱之夜在厦门举行». Xiamen Web (em chinês). 24 de novembro de 2019 
  56. «肖战王一博 陈情令 荣获新周刊2019第二十届中国视频榜年度IP奖项». Sina (em chinês). 22 de novembro de 2019 
  57. «2019"TV地标"调研成果发布 《老酒馆》等上榜». China News (em chinês). 6 de dezembro de 2019 
  58. «2019年度微博#电视剧大赏#最具人气剧集». Weibo (em chinês). 3 de janeiro de 2020 
  59. «微博电视剧大赏排名:《陈情令》第一». Tencent (em chinês). 4 de janeiro de 2020 
  60. «2019#电视剧大赏#十大人气男演员TOP7». Weibo (em chinês). 3 de janeiro de 2020 
  61. «2019#电视剧大赏#十大人气男演员TOP4». Weibo (em chinês). 3 de janeiro de 2020 
  62. «微博电视剧大赏». Weibo (em chinês) 
  63. «微博电视剧大赏正式启动《陈情令》入围百部优秀剧集». Sohu (em chinês). 26 de novembro de 2019 
  64. «2019年度微博#电视剧大赏#最具人气角色». Weibo (em chinês). 3 de janeiro de 2020 
  65. «2019年度微博#电视剧大赏#十大人气角色». Weibo (em chinês). 3 de janeiro de 2020 
  66. «金骨朵网络影视盛典提名揭晓 王一博肖战杨紫等入围». Ynet (em chinês). 25 de novembro de 2019 
  67. «金骨朵盛典:郑爽、张若昀获最受欢迎演员奖!《陈情令》再添大奖». Sina (em chinês). 23 de dezembro de 2019 
  68. «2019年搜狗IN全景·臻选礼开幕 AI带你漫游未来城市». Global Times (em chinês). 6 de dezembro de 2019 
  69. «酷狗音乐年度金曲:肖战、王一博《无羁》». Sina (em chinês). 8 de dezembro de 2019 
  70. «"影视榜样·2019年度总评榜"启动票选». People's Daily (em chinês). 9 de dezembro de 2019 
  71. «百度沸点2019年度十大电视剧发布». Sina (em chinês). 12 de dezembro de 2019 
  72. «新浪2019年度影视综获奖名单». Sina (em chinês). 19 de dezembro de 2019 
  73. «第八届中国大学生电视节落幕 各大奖项揭晓». Sina (em chinês). 19 de dezembro de 2019 
  74. «2019年度星光大赏». Tencent (em chinês). 29 de dezembro de 2019 
  75. «肖战荣获年度电视剧男演员 2020年继续努力不负荣誉». Tencent (em chinês). 7 de janeiro de 2020 
  76. «2019腾讯娱乐白皮书发布:肖战千玺成大赢家,向佐自曝"妈管严"». Tencent (em chinês). 7 de janeiro de 2020 
  77. «《十二时辰》《陈情令》《亲热》获微博年度热剧». Sina (em chinês). 11 de janeiro de 2020 
  78. «总局强化春节期间广告播出管理/2019微博之夜/"光影中国"电影荣誉盛典». Shangxinyezhi (em chinês). 12 de janeiro de 2020 
  79. «《横店2019年度热剧榜》». 横店影视城 Sina Weibo (em chinês). 13 de janeiro de 2020 
  80. «《横店2019年度经典角色榜》». 横店影视城 Sina Weibo (em chinês). 13 de janeiro de 2020 
  81. «《陈情令》开启全球追剧模式». People's Daily (em chinês). 5 de julho de 2019. Consultado em 25 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 25 de setembro de 2019 
  82. «肖战王一博"实火"认证!《陈情令》将登陆韩国,引韩观众热议». ifeng (em chinês). 22 de setembro de 2019. Consultado em 25 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 25 de setembro de 2019 
  83. «《陈情令》10月21日韩国开播 韩语宣传海报曝光». Sina (em chinês). 12 de outubro de 2019. Consultado em 10 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2019 
  84. «独家丨肖战、王一博《陈情令》明年日本播出». Sina (em chinês). 22 de setembro de 2019. Consultado em 25 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 25 de setembro de 2019 
  85. «《陈情令》日版定档海报曝光 将在每周四4集连播». Sina (em chinês). 23 de janeiro de 2020 
  86. «耽美剧"陈情令"将在Netflix海外播出 肖战&王一博主演的古装剧 将于10.25上线». Mtime (em chinês). 21 de outubro de 2019. Consultado em 21 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 21 de outubro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]