OpenSearch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

OpenSearch - coleção de tecnologias que permitem a publicação de resultados de pesquisa num formato adequado para a sindicação (syndication) e agregação (aggregation). É uma forma de sites e motores de busca publicarem os seus resultados de pesquisa num formato padrão e acessível.

O OpenSearch foi desenvolvido pela subsidiária A9 da Amazon.com e a primeira versão, OpenSearch 1.0, foi revelada por Jeff Bezos na O'Reilly Emerging Technology Conference em março de 2005. As versões preliminares do OpenSearch 1.1 foram lançadas durante setembro e dezembro de 2005. A especificação do OpenSearch está licenciada pela A9 sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5.[1]

Suporte[editar | editar código-fonte]

A lista de navegadores Web que suportam OpenSearch inclui o Firefox[2] e o Google Chrome.[3]

Especificação[editar | editar código-fonte]

Sugestões de pesquisa na Wikipedia em alemão

O OpenSearch consiste em:

  1. Ficheiros de descrição do OpenSearch: arquivos XML que identificam e descrevem um mecanismo de pesquisa.
  2. Sintaxe da Consulta do OpenSearch (OpenSearch Query Syntax): descrevem a localização onde se obtêm os resultados de pesquisa.
  3. OpenSearch RSS (no OpenSearch 1.0) ou OpenSearch Response (no OpenSearch 1.1): formato para fornecer resultados OpenSearch.
  4. Agregadores OpenSearch: Sites que mostram resultados OpenSearch.
  5. OpenSearch "Auto-descoberta " (Auto-descovery) para sinalizar a presença de um link de plugin de pesquisa para o utilizador e o link incorporado no cabeçalho de páginas HTML

Documentos de Descrição OpenSearch (OpenSearch Description Documents) - listam respostas de resultados de pesquisa para determinado site / ferramenta. A versão 1.0 da especificação só permitia apenas uma resposta, em formato RSS; No entanto, a versão 1.1 fornece suporte para várias respostas, que podem ser em qualquer formato. RSS e Atom são os únicos formalmente suportados por agregadores OpenSearch, no entanto outros tipos, como HTML são perfeitamente aceitáveis.

  • A Auto-descoberta automática (Auto-Discovery) de um Documento de Descrição do OpenSearch está disponível a partir de documentos HTML e Atom ou RSS através de relações Link sob a forma de <atom:link rel="search" ... /> para feeds Atom [4] ou <link rel="search" ... /> para feeds RSS[5] e documentos HTML.
  • O Documento de Descrição OpenSearch deve ser colocado em um servidor Web do mesmo domínio.
  • Os Documentos de Descrição OpenSearch devem ser associados com o tipo de mídia da internet application/opensearchdescription+xml .[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «OpenSearch / Specifications / License». opensearch.org. 24 de Agosto de 2015 
  2. Ponomarev (9 de Setembro de 2007). «Supporting search suggestions in search plugins». Mozilla Developer Center. Mozilla. Consultado em 3 de agosto de 2007 
  3. Google Chrome FAQ for web developers (on Internet Archive) "By providing an OpenSearch description document (OSDD), you enable Google Chrome to include your site in the list of search engines in the browser."
  4. «Specifications/OpenSearch/1.1/Draft 5 - OpenSearch» 
  5. «Specifications/OpenSearch/1.1/Draft 5 - OpenSearch» 
  6. «Specifications/OpenSearch/1.1/Draft 5 - OpenSearch» 

Links externos[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Internet search Predefinição:Web browsers