Maxthon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maxthon
Desenvolvedor(es) Maxthon International Ltd (北京傲游天下科技有限公司)
Lançamento inicial 2002; há 22 anos
Sistema operacional Windows, macOS, Linux, Android, Windows Phone, iOS
Motores WebKit, Trident
Tamanho ~39 MB
Disponível em 53 idiomas
Gênero Web browser
Licença Freeware
Website maxthon.com
Kids Browser para Android

O Maxthon' (oficialmente chamado 'Maxthon Cloud Browser e originalmente conhecido como MyIE2) é um navegador freeware para os sistemas operativos WindowsOS X e Linux, desenvolvido na China pela empresa Maxthon International Ltd. Está disponível também em Windows Phone, iOS e plataformas Android como Maxthon Mobile. Desde o lançamento da versão 3, Maxthon suporta os motores de renderização WebKit e Trident.

Maxthon procura oferecer muitas características ricas e compete diretamente com Chrome, Firefox e Opera, sendo actualmente uma das poucas alternativas ao Internet Explorer por ser mais seguro.

A imagem de marca da Maxthon Portugal

Empresa[editar | editar código-fonte]

A actual Maxthon International Ltd[1] foi fundada em 1999 em Hong Kong pelo atual CEO Ming Jie "Jeff" Chen com o nome de mysoft International Limited para distribuir o browser MyIE. Tem escritórios em São Francisco, Pequim, Hong Kong e Xangai e tem atraído principalmente milhões de utilizadores por possuir a característica de conseguir cruzar informações nos motores de busca mais populares como o Google, Yahoo, Bing, Baidu e Yandex.

A Maxthon também criou outros produtos que incluem um portal de notícias e informações designado Maxthon NOW;[2] uma conta de utilizador on-line multiplataforma, gratuita e inovadora, chamada Maxthon Passport;[3] um browser 'Kid Safe'[4] web para Android e iOS; um portal de jogos intitulado MXPlay; e mais recentemente o Browser MxNitro.

Em 2005, a Maxthon recebeu financiamento do grupo norte-americano WI Harper e de Morten Lund, o primeiro investidor do Skype e um ano mais tarde entra também para a sociedade a empresa Charles River Ventures.

Em 2010, o Maxthon foi um dos doze navegadores a integrar o BrowserChoice,[5] um site que mostra aos utilizadores do sistema operativo Windows residentes na União Eurpopeia os browsers pré-definidos nos seus computadores e aparelhos móveis.

Em agosto de 2012 chega ao top 5 do BrowserChoice após a remoção do Apple Safari e em dezembro de desse ano é lançado o novo MAXTHON WEB BROWSER.

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com Karl Mattson (Maxthon VP e CEO Assistant) a Maxthon[6] desenvolve os seus browsers com base em três objetivos:

  1. Alto desempenho e rendimento para melhorar a utilização final.
  2. Mais recursos integrados que os browsers disponibilizados pela concorrência.
  3. Portabilidade multiplataforma com sincronização encriptada na 'cloud'.

Segundo Ming Jie "Jeff" Chen (CEO da Maxthon International) o Maxthon baseou-se inicialmente no MyIE, um web browser criado pelo programador chinês Changyou a partir do Internet Explorer. Antes de abandonar o projecto no ano 2000, Changyou divulgou a maior parte do código-fonte do MyIE mas Chen continuou a desenvolver de forma independente MyIE e em 2002 lançou uma nova versão: o MyIE2.

Com o apoio de utilizadores de todo o mundo que acrescentaram plugins e ajudaram na depuração do Interface (UI), o MyIE2 foi rebatizado e passou a chamar-se Maxthon em 2003, com o lançamento da primeira versão, o Maxthon Browser v1.

O Maxthon Browser v2 foi lançado em julho de 2007 já com a função multi-separadores e em 2008 assume-se como o primeiro navegador do mercado a oferecer serviços baseados na 'cloud' para sincronização de sites favoritos e histórico de utilização.

O Maxthon Browser v3 foi lançado em outubro de 2010 mas é com a versão 4, já designada como Maxthon Cloud Browser que o navegador passa a incluir novos recursos inovadores como o Maxthon Online History,[7] o Maxthon Online Favorites[8] e o Extension Center.[9]

Funcionalidades[editar | editar código-fonte]

  • Maxthon Passport: uma única conta para várias plataformas.
  • Multi-Tab Manager: um simples toque ou clique para navegar em separadores múltiplos.
  • Mouse Gestures: um clique permite personalizar as acções do utilizador
  • Maxthon Accelerator: uma função 'built-in visa aumentar a velocidade de navegação
  • Magic Fill: guarda as informações de inscrição num website para preencimento automático.
  • Bookmarks Online: o Maxthon Passport permite o acesso instantâneo aos favoritos com a sincronização 'cloud'
  • Feed Reader: o arrastamento de uma URL para a função "As Minhas Assinaturas" subscreve o feed automaticamente.
  • Super Drag and Drop: Permite abrir um novo separador ou fazer uma pesquisa arrastando uma imagem ou um texto.
  • Proxy Rule: apoia a adopção de HTTP, HTTPS, Socks4, SOCKS4A, Socks5, e usar diferentes servidores de proxy.
  • Ad Hunter: permite o bloqueio de anúncios, pop-ups, material malicioso da web.
  • Web Sniffer: captura vídeos em formato FLV permitindo a transferência download instantânea.
  • Multi Search: pesquisa simultânea em múltiplos motores de busca
  • SkyNote: permite guardar notas de texto em 'cloud' para acceso a partir de qualquer dispositivo ou plataforma.
  • Mobile Devices: O Maxthon Cloud Browser tem versões para todos os sistemas operativos móveis.

MxNitro[editar | editar código-fonte]

A simplicidade do MxNitro

Lançado em agosto de 2014, o MxNitro[10] Web Browser é o mais recente produto da família de navegadores web de alto desempenho da Maxthon, tendo sido construído a partir do zero para maximimizar o tempo de arranque, a velocidade de renderização das páginas, e a estabilidade com resultados impressionantes.[11]

De acordo com o anúncio feito pela empresa, a equipa MxNitro apostou nas seguintes áreas principais de desenvolvimento: remoção de recursos como extensões , bloqueadores de anúncios e serviços 'cloud'; pesquisa preditiva de sites com base no histórico de navegações e padrões de utilização; elaboração de uma interface (UI) simples e leve.

Trunx[editar | editar código-fonte]

A par do Maxthon a companhia tem vindo a desenvolver a plataforma Trunx [12] que "visa servir como o maior banco de memória do mundo através do armazenamento em nuvem seguro. Com a missão de ajudar o registro de pessoas e organizar suas fotos, Trunx permite que as pessoas a tomar controle total sobre cada foto que tirar e armazenam tudo juntos em um só lugar".

Saber mais[editar | editar código-fonte]

Ligações essenciais[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.