Orumilá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Orunmila)
Orunmilá-Ifá - escultura de Carybé em madeira, em exposição no Museu Afro-Brasileiro, Salvador, Bahia, Brasil

Orumilá[1] (em iorubá: Ọ̀rúnmìlà-Ifá),[2] na mitologia iorubá, é um orixá, e divindade da profecia e da adivinhação, ligado ao Orum.

Ele é reconhecido como "Ibiqueji Olodumarê" (segundo só a Olodumarê (Olorum, Deus)) e Eleri Ipim (em iorubá: Èléri Ípìn; testemunha da criação). O título Ibiqueji não pertence apenas a , mas também a Obatalá, e por extensão, a todos os orixás que possuem o Poder Delegado de Olódùmarè (Deus).

Sobre Eleri Ipim a melhor tradução é: testemunha, aquele que viu (eleri), da escolha individual (ipim), isto é, "a testemunha do que a pessoa escolheu".[3] Em resumo, Eleri Ipim quer dizer que Orumilá sabe o que a pessoa escolheu, por ela mesma, para vir fazer no mundo.

Orumilá também é às vezes chamado Ifá que é de fato a incorporação do conhecimento e sabedoria e a forma mais alta da prática de adivinhação.

Embora Orumilá não seja de fato Ifá, a associação íntima existe, porque ele é o que conduz o sacerdócio de Ifá.

Ifá é uma religião oriunda da Nigéria e preservada em Cuba e hoje é conhecida em muitos países do mundo, como México, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela, América Latina em geral, países da Europa como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, e diversos países do mundo.

Os sinais gráficos utilizados em Ifá para representar os signos divinatórios chamados "odu" são originários da geomancia árabe.

Diz-se da organização de Ifá na cidade de Ilê-Ifé onde Odudua (personagem histórico) e seus guerreiros chegam à cidade; ele organizou o que hoje conhecemos por oráculos de Ifá. Os oráculos de Ifá são o opelé-ifá ou os iquins (sementes de dendezeiro). Os sacerdotes de Ifá são chamados babalaôs (pai dos segredos).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Maupoil, Bernard, 1906 - La géomancie à l'ancienne Côte des Esclaves, African Art, Geomancy—Africa, West - Slave Coast, Ethnology - Africa, West - Slave Coast. ISBN 2-85265-012-6
  • William R. Bascom: Ifa Divination: Communication Between Gods and Men in West Africa ISBN 0-253-20638-3
  • William R. Bascom: Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World ISBN 0-253-20847-5
  • William R. Bascom: IFa Divination - Indiana University Press - Bloomington and Indianapolis ISBN 0-253-32890-X ISBN 0-253-20638-3 (pbk)
  • The Sacred Ifa Oracle - Afolabi A. Epega and Philip John Neimark - Harper San Francisco ISBN 0-06-250309-X (pbk) ISBN 0-06-251230-7 (cloth)
  • Ifa - African Gods Speak - The Oracle of the Yoruba in Nigeria - Christoph Staewen - LIT Verlag ISBN 3-8258-2813-1

Referências

  1. Castro, Yeda Pessoa de (2001). Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras. p. 310 
  2. Verger, Pierre (1997). Lendas Africanas dos Orixás. Salvador: Corrupio. p. 75 
  3. Abraham, R. C. (1946). Dictionary of Modern Yoruba. Londres: Rodder and Stoughton. pp. 192; 555