Saltar para o conteúdo

Otosclerose: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 16: Linha 16:
== {{Links externos}} ==
== {{Links externos}} ==
* [http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D238%26cn%3D1922 Manual Merck - Otosclerose]
* [http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D238%26cn%3D1922 Manual Merck - Otosclerose]
* [http://www.biosom.com.br/blog/noticias/otosclerose-e-o-problema-na-audicao/]
* [http://www.biosom.com.br/blog/noticias/otosclerose-e-o-problema-na-audicao Biosom - otosclerose e o problema na audição ]


{{Doenças do ouvido e da apófise mastóide}}
{{Doenças do ouvido e da apófise mastóide}}

Revisão das 21h27min de 27 de agosto de 2013

Otosclerose é uma doença do ouvido médio que causa surdez progressiva. A otosclerose tem um carácter hereditário.

Causas e incidência

A causa da otosclerose é hereditária. A doença resulta da formação anormal de osso que imobiliza progressivamente o estribo (o ossículo mais interno do ouvido médio), o que impede que as vibrações sonoras passem para o ouvido interno (surdez de condução). Na maioria dos casos de otosclerose, ambos os ouvidos estão afetados.

Aproximadamente 1 pessoa em cada 200 é afetada pela doença, a qual, na maioria dos casos, só é percebida na idade adulta. É mais frequente nas mulheres do que nos homens e agrava-se durante a gravidez e na menopausa.

Otosclerose é também a causa mais comum de surdez progressiva em adolescentes, embora os números de incidência parece esta reduzindo. A causa exata da otosclerose não é totalmente compreendida, mas fatores genéticos estão envolvidos, muitas vezes (mas nem sempre) hereditários, e infecções virais, em particular o vírus do sarampo, pois a otosclerose parece ser menos comum entre as pessoas que foram vacinadas contra o sarampo.

Sintomas e sinais

A perda auditiva progride lentamente durante um período de 10 a 15 anos e é muitas vezes acompanhada por zumbidos e raramente por vertigens.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico baseia-se no exame clínico e nos testes auditivos. Um aparelho auditivo pode melhorar a audição, mas a solução mais adequada é a estapedectomia (substituição do estribo por uma prótese de plástico ou de aço).

Ligações externas