Oviráptor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOviraptor
Ocorrência: Cretáceo Superior
75 Ma
Diagrama do esqueleto mostrando os elementos conhecidos do espécime do holótipo (AMNH 6517).

Diagrama do esqueleto mostrando os elementos conhecidos do espécime do holótipo (AMNH 6517).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Oviraptoridae
Género: Oviraptor
Osborn, 1924
Espécie-tipo
Oviraptor philoceratops
Osborn, 1924

O oviraptor (Oviraptor philoceratops, do latim "ladrão de ovos") foi um dinossauro onívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 2 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesava em torno de 35 quilogramas. Foi descoberto no Sul da Mongólia, na mesma região em que viveu o protocerátopo. Uma região peculiar pois nela havia mais dinossauros carnívoros do que herbívoros, o que é muito incomum, pois na mesma não havia desequilíbrio alimentar.

Ao contrário da maioria dos carnívoros de seu tempo o oviráptor não se alimentava de carniça ou caçava animais, ao invés disso comia ovos de dinossauro e menos provavelmente moluscos. O primeiro indício de que o oviraptor se alimentava de ovos vem do seu maxilar, um bico super-desenvolvido com espigões ósseos adaptados perfeitamente para quebrar ovos. O segundo indício veio da descoberta de um ninho de dinossauro próximo a um esqueleto de oviráptor.

Apesar de haver indícios em pesquisas recentes que o ninho de dinossauro que foi encontrado ao lado dele fosse dele mesmo e não de outro dinossauro.

O tamanho do oviraptor comparado com o do humano

O oviráptor possuía braços fortes, garras curvas e uma longa cauda. Mas a característica mais impressionante é a crista que ele possuía na cabeça, provavelmente usada para abrir caminho na vegetação mais densa ou em disputas entre os machos.

Cabeça do oviraptor, mostrando sua crista.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.