Parque Nacional Lanín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Nacional Lanín
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Parque Nacional Lanín
Vulcão Lanín
Localização Província de Neuquén, Argentina
Dados
Área 4120  km²
Criação 1937
Gestão Administración de Parques Nacionales

O Parque Nacional Lanín situa-se na província de Neuquén, na Argentina, sendo conhecido sobretudo pelo vulcão Lanín permanentemente nevado e pelas actividades de turismo de aventura que se podem praticar.

No parque encontram-se variados bosques frios da formação denominada de selva Valdiviana, sendo compostos principalmente por árvores de grande porte da família das coníferas e fagáceas, algumas das quais centenárias e presentes em poucos ou nenhuns outros locais do território argentino. Podem encontrar-se no parque árvores como Coihues, Lengas e Araucárias (ou pehuén) e o Austrocedrus (ou cipreste patagónico) entre outras. A fauna autóctone e alóctone é a mesma que se encontra no Parque Nacional Nahuel Huapi com o qual faz fronteira a sul.

Os lagos Huechulafquen e Lácar são os mais visitados, existindo ainda o Paimún, o Curruhue e o Lolog. Nestes lagos e nos rios que os alimentam pesca-se salmão e truta, havendo criação destas espécies na zona, para evitar o despovoamento da fauna ictícola.

Um dos lagos do parque.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.